Home Blog/ Brasil/
Brasil
7 melhores ferramentas de análise de dados que mudarão sua perspectiva7 melhores ferramentas de análise de dados que mudarão sua perspectiva

7 melhores ferramentas de análise de dados que mudarão sua perspectiva

Alejandra Mujica - 09 Nov 20

Articulo

7 min.

A análise é, provavelmente, um dos recursos mais importantes de que uma empresa dispõe para obter informações de seus clientes, e as ferramentas de análise de dados ajudam as organizações a ter maior acessibilidade a esses dados.

Atualmente, diferentes empresas exigem que os dados sejam trabalhados e apresentados para apoiar as tomadas de decisões, e os sistemas de análise de dados são ferramentas cada vez mais importantes para a área de marketing. Como líder, você deve conhecer diferentes ferramentas que permitam organizar as informações para tomar decisões eficazes.

As principais plataformas de análise de dados e painéis de controle (dashboards) estão na nuvem e podem ser conectados aos dados onde quer que eles estejam armazenados.

Neste artigo, revisaremos desde o que são análises de dados foi e por que elas se tornaram um recurso importante. Também diremos quais são as melhores ferramentas de análise que darão a você outra perspectiva do negócio.

Índice

1. O que é a análise de dados?

2. Por que a análise de dados é importante?

3. Como a análise de dados ajuda no departamento de Marketing?

4. Ferramentas para o processamento de dados

5. Como a análise de dados beneficia os negócios?

6. Que perfil deve ter um(a) analista de dados?

O que é a análise de dados?

A análise de dados é uma peça fundamental para a tomada de decisões, medição, monitoramento e controle de dados em sua organização.

Big Data é um termo que nos ajuda a descrever o grande volume de dados, estruturados e não estruturados, que invadem as empresas todos os dias. Mas o mais importante é saber o que as empresas devem fazer com as informações que recebem, e a única resposta correta que existe é: analisar os dados para uma melhor tomada de decisões.

A análise de dados é o processo de trabalhar com dados, organizá-los corretamente, explicá-los, torná-los apresentáveis e encontrar uma conclusão a partir de sua análise.

analista de datos herramienta

Por que é importante saber técnicas de análise de dados?

A análise de dados é uma função para apresentar números e cifras. Isto implica em um enfoque mais detalhado para registrar e apresentar as descobertas de dados de uma maneira que seja fácil interpretar e tomar decisões para o negócio. Com esta análise, se entenderá as tendências de comportamento do cliente e suas previsões, o que aumentará a lucratividade do negócio e conduzirá a tomada de decisões eficaz.

Como a análise de dados ajuda no departamento de Marketing?

O portal Shower Thinking, menciona algumas das vantagens do processamento de dados para melhorar os processos de marketing:

📌 maior compreensão de cada lead;

📌 identificação de mercados potenciais;

📌 personalização do funil de vendas;

📌 experiência do usuário aprimorada;

📌 otimização do pricing.

Ferramentas para o processamento de dados

As ferramentas de processamento de dados devem ser visualizadas de uma forma que nos permita entender o que é a história que ela nos conta. E também devem ser interpretados e compreendidos por qualquer membro da organização.

O que são as ferramentas para análise de dados?

As ferramentas de análise de dados são ferramentas de inteligência de negócios capazes de fornecer informações e dados valiosos para sua empresa. Se você analisar estrategicamente os dados valiosos que ele fornece, pode crescer, resolver problemas e coletar dados de seu negócio.

Estas são as ferramentas que consideramos ter as melhores visualizações de dados:

✅Power BI

Uma das principais plataformas de análise de dados é o Power BI. Esta ferramenta desenvolvida pela Microsoft torna isto simples para alguém sem experiência anterior. Você pode criar tabelas interativas e gráficos de seus dados empresariais.

Ele é desenhado para equipes trabalharem de forma colaborativa. O Power BI tem uma ampla variedade de modelos e várias opções de exibição.

Principais vantagens do Power BI:

  • Permite que os usuários integrem seus aplicativos, fornece relatórios e painéis em tempo real.
  • Os responsáveis pela TI têm autonomia para gerir os sistemas neste software.
  • Possui um excelente ambiente gráfico para extração, transformação e carregamento de informações.
  • Plataforma multidispositivos.
  • Integração com o pacote Office 365.
  • Análise automática de informações, oferecendo correlações, valores atípicos e agrupamentos de dados.
  • Integração com o serviço Machine Learning da Azure.

Ele está disponível em uma versão gratuita e uma versão paga a partir de US $ 10 por mês.

power BI herramienta data

Imagem: Power BI

Baixe aqui

✅Tableau

O Tableau é um grande mestre em ferramentas analíticas e de visualização de dados. Foi adquirido pela Salesforce em 2019, mas ainda está disponível em uma versão gratuita conhecida como Tableau Public.

É considerado um dos líderes em visualização de dados e também funciona como uma solução de análise integral baseada em nuvem.

A essência principal do Tableau é sua tabela dinâmica e o gráfico dinâmico do Excel. Seu design, cor e interface de usuário nos dão uma sensação de simplicidade. É projetado para ajudar o usuário a tomar melhores decisões sobre a maneira mais eficiente de extrair e comunicar o significado dos dados.

tableau public herramienta data

Imagem: Tableau

Baixe aqui

✅Geckoboard

Com o Geckoboard você pode otimizar dados de planilhas, bancos de dados e outras ferramentas. Permite fazer apresentações de forma mais clara e fácil.

As métricas em tempo real são fáceis de ver e entender — esta característica ajudará sua equipe a ver o impacto de suas vendas instantaneamente. Possui mais de 60 recursos e é fácil de criar dashboards neste software de análise de dados.

Pode filtrar os dados para mostrar exatamente o que você precisa, e a interface do usuário é intuitiva.

O plano básico é de US $ 31 por mês, mas você pode aproveitar o primeiro mês grátis.

geckoboard herramienta data

Imagem: Geckoboard

Baixe aqui

✅Qlik

A plataforma de análise de dados Qlik é usada por mais de 50 mil clientes em todo o mundo. Tem uma versão de teste gratuita; então, você pode experimentá-lo para ver se é o que realmente precisa.

Se deseja encontrar oportunidades de negócios únicas no mercado on-line, comece a explorar o software de Business Intelligence.

Principais vantagens do Qlik:

  • Oferece descoberta de dados únicos por meio de pesquisa global de dados.
  • Os dados podem ser importados por meio de fontes como Salesforce, Teradata e Hive.
  • Controle total de seus dados para preparar relatórios e exportá-los em softwares amigáveis, como os do Microsoft Office.

qlik herramienta data

Imagem: Qlik

Baixe aqui

✅Dundas BI

O Dundas BI é uma ferramenta flexível de Business Intelligence. Permite que os usuários se conectem a várias fontes de dados em tempo real.

Se sua prioridade é a representação de dados para as diferentes áreas de sua empresa, este software pode ser do seu interesse.

Principais vantagens do Dundas BI:

Excelente organização e apresentação em tabelas, tabelas e gráficos de dados.

Fácil de criar seus próprios relatórios apenas com os KPI's de seu interesse.

Uma boa experiência do usuário em desktops, iPad e celulares.

Possui uma área de suporte e apoio para as microempresas.


 

dundas BI herramientas data

Imagem: Dundas BI

Baixe aqui

✅Cyfe

O Cyfe é uma ferramenta para analisar e processar dados comerciais através da conexão com diferentes fontes. Se você possui uma estratégia digital de vendas on-line, este recurso pode ajudá-lo(a).

Principais vantagens do Cyfe:

  • Possibilidade de monitorar todas as métricas de seus canais digitais em um único painel.
  • Personaliza widgets e importe arquivos no formato CVS.
  • Os dados históricos são armazenados no sistema.
  • É um "all in one app", pois permite que extrair dados de diferentes fontes, como Google ou Saleforce, para ver o comportamento de suas vendas on-line.

Tem uma versão gratuita por 14 dias.

cyfe herramienta data

Imagem: Cyfe

Baixe aqui

✅Grow

A ferramenta de análise de dados Grow permite que você importe e transforme facilmente dados de várias fontes para alimentar métricas e seus painéis de controle.

Permite que qualquer usuário comercial crie métricas de forma intuitiva. Você pode filtrar, dividir e explorar diferentes tipos de gráficos conforme navega pelos dados para encontrar a melhor maneira de obter informações para sua empresa.

Se você deseja aprimorar sua estratégia de vendas, esta ferramenta de análise de dados pode ser de grande ajuda.

As principais vantagens do Grow:

  • Permite que você veja por quanto tempo pode acelerar o crescimento do seu negócio.
  • Pode revisar os dados históricos para você medir o crescimento e revisar o comportamento das vendas.
  • Todos os dados são transmitidos por criptografia SSL.
  • Define um temporizador para a taxa de atualização de dados, para lidar com dados reais em tempo real.
  • Adiciona um painel executivo para que você tenha um resumo visual dos dados financeiros, operacionais e de vendas em mãos.
  • Também possui um painel de marketing que permite acompanhar as principais métricas do Google Analytics, Adwords, redes sociais, CRM, e-mail.

Tem uma versão de teste gratuita e versões pagas a partir de $ 50 por mês.

grow herramienta data

Imagem: Grow

Baixe aqui

Como a análise de dados beneficia os negócios?

Como as tecnologias de aprendizado de máquina estão melhorando na transformação e recuperação de todos os dados dispersos, as empresas que possuem um e-commerce estão começando a dar mais valor à análise de dados que claramente beneficiam seus negócios.

Estes são alguns benefícios da análise de dados nos negócios:

📈Estratégias de vendas

A análise de dados melhora as estratégias de venda cruzada e venda ascendente, gerando maiores receitas para as empresas.

Capturar e analisar todas as interações é uma tarefa desafiadora, mas não impossível. Algumas ferramentas de análise de dados podem compilar perfis de usuário integrais — perfis ricos em dados de diferentes segmentos de público.

Esses softwares para análise de dados capturam todas as interações que os usuários tiveram com a marca, e isto permite fazer recomendações de produtos aos clientes.

As recomendações de inteligência preditiva podem melhorar significativamente os resultados financeiros de seu negócio. Por exemplo, o mecanismo de recomendação de produtos na Amazon gera 35% da receita da empresa.

cuadro estrategia ventas

Imagem: Freepik

📈Desenvolvimento de novos produtos

Decidir sobre o desenvolvimento de novos produtos nunca é uma tarefa fácil para empresas de comércio eletrônico.

Por isso, são necessárias análises profundas e pesquisas de dados que possam nos ajudar a verificar a viabilidade de criação e lançamento de novos produtos no mercado.

“Cada pressentimento deve ser apoiado por dados sólidos, mostrando exatamente o que as pessoas estão comprando, o preço que estão dispostas a pagar em média, e assim por diante. A maioria acredita que deve pagar pelo menos cinco dígitos a alguma empresa de consultoria por essas pesquisas. Mas não é mais o caso. As plataformas de análise de dados podem fornecer todas estas ideias por uma fração do custo. Você só precisa aprender a interpretar esses dados.”- Nahar Geva, CEO da Zik Analytics.

Portanto, antes de nos aventurarmos a investir em um novo empreendimento, é fundamental utilizar plataformas de análise de dados que sustentem e sirvam de apoio para nosso futuro investimento.

📈Estratégia de restrição

A análise de Big Data nos dá acesso a informações mais detalhadas, o que permite criar uma estratégia de preços mais eficiente.

As iniciativas de gerenciamento de preços que são apoiadas por dados fornecem resultados significativos a curto prazo.

O Big Data pode trazer vantagens competitivas substanciais para qualquer organização. Mas para colher esses benefícios de longo prazo, é importante que os dados sejam coletados com uma boa matriz de análise de dados.

herramientas de análisis de data

Imagem: Freepik

Qual perfil um(a) analista de dados deve ter?

O perfil do(a) analista de dados é um dos mais solicitados hoje em dia. E isso se deve ao processo de transformação digital pela qual várias empresas estão passando.

Existem muitas empresas que dependem de dados sobre seus clientes, produtos, processos, suprimentos e mercado. Por isso, essas organizações precisam de colaboradores não só com grande talento, mas também com capacidade de extrair informações, interpretar e analisar os dados.

Aqui estão algumas habilidades que um(a) analista de dados deve ter:

Oportunidades de negócio

O papel do(a) analista de dados tem que ser mais amplo e ter impacto na empresa. Por isso, é importante que seja um perfil que veja as oportunidades de negócio através dos dados.

Tem que ver além dos KPI. Embora não precise saber tudo, é importante que desenvolva um conhecimento comercial por meio de seu trabalho — isto o(a) tornará ainda mais valioso(a) como analista.

O conhecimento empresarial irá melhorar sua compreensão dos dados da empresa; será capaz de identificar os primeiros sinais de alerta para que possa agir com antecedência.


negocio oportunidades personas

Imagem: Freepik

Conhecimento técnico

O(A) analista de dados deve ter conhecimento técnico de software, sistemas e dados. Este perfil deve reunir esses elementos para extrair percepções significativas dos dados.

Compreensão técnica baseada na curiosidade e no interesse são duas habilidades importantes na escolha de nosso(a) analista de dados.

Você está animado(a) com a ideia de pegar dados brutos e transformá-los em algo significativo para o negócio? Se sim, então temos um bom perfil para o cargo!

herramienta data tecnico

Imagem: Freepik

Habilidades comunicativas

Um(a) analista de dados, sabemos que não só se comunicará por meio de dados, mas também com colegas de trabalho, fornecedores, gerência. Por isso, é importante que aprimore e fortaleça suas habilidades de comunicação.

Quando o(a) analista compartilha informações, é essencial que use os termos corretos, sem cair em tecnicismos que muitas vezes não são compreendidos por outros membros da organização. O bom entendimento nos ajudará a desenvolver ideias para a tomada de decisões de negócios.

Pensamento critico

O pensamento crítico envolve ir além das tarefas técnicas em questão. O perfil do(a) analista de dados precisará se fazer perguntas como "que impacto estes dados terão nos negócios?" ou "quais são as tendências de compra de clientes em potencial?" Quando começarem a questionar e fazer perguntas ou respostas hipotéticas, isso ajudará para se aprofundar nos dados.

Olhar e analisar os valores atípicos deve gerar novas pesquisas. Não vamos esquecer que a análise visual pode apoiar seus processos de pensamento crítico, porque permite que ver os dados de diferentes perspectivas e em curto prazo.

Representação de dados

Não importa quais ferramentas o(a) analista de dados usa ou se compartilha suas ideias digitalmente ou em um quadro branco. O que é relevante é que consegue mostrar em uma imagem o que está acontecendo.

Este perfil deve ser capaz de obter uma representação correta dos dados por meio de um gráfico de dados, de forma que possa mostrar todos os achados de forma clara e fácil.

O(A) analista de dados deve estar familiarizado(a) com as melhores práticas de visualização de dados e é fundamental que saiba aplicá-las na empresa.

data informacion

Sem dúvida, os dados ajudarão você a orientar sua equipe para tomar as melhores decisões. Agora que você conhece a utilidade destas ferramentas de análise de dados, qual delas você implementará primeiro? Antes de decidir, é importante que você responda a esta grande questão: o que você quer alcançar?