Home Blog/ Brasil/
Brasil
Que nome devo dar ao meu negócio?Que nome devo dar ao meu negócio?

Que nome devo dar ao meu negócio?

Jimena Mendezu - 13 Oct 20

Articulo

7 min.

Quando ousamos criar o nosso empreendimento, uma das primeiras perguntas que nos vêm é: que nome lhe dou? E não é uma tarefa fácil... O naming da nossa marca é um elemento central do nosso negócio, pois é através dele que representamos todo o nosso conceito e comunicação.

Para que a tarefa não seja tão difícil, deixamos algumas dicas para você,que irão guiá-lo(a) neste processo incrível e (às vezes) difícil.

Defina

Trata-se de que você pode expressar em uma ou duas linhas qual é o principal benefício do seu produto ou serviço. Destaque o ângulo diferencial do seu empreendimento: o que o diferencia da concorrência, qual a sua proposta de valor, porque este produto ou serviço será útil para o seu público-alvo, quais necessidades você estará atendendo. Estas questões guiarão você nesse sentido, e você saberá definir melhor as palavras em que se baseará para nomear sua marca.

Curso: Estratégias de naming, dando um nome à sua marca

Tom

Uma vez definido o seu principal benefício, é hora de você escolher se sua marca terá um tom emocional ou racional, ou seja, se vai destacar os benefícios emocionais que sua empresa tem ou se irá para os benefícios funcionais.

Os benefícios emocionais são as emoções envolvidas na necessidade que seu produto ou serviço cobre, e os funcionais são aqueles que têm a ver com seus atributos ou características. Por exemplo, se você tem uma marca de roupas de bebê, os benefícios emocionais podem ser o cuidado ou o amor, e os funcionais, que as roupas, por exemplo, são inteiramente feitas de algodão e com material ecofriendly.

Vamos fazer uma lista!

Cada vez que fecha mais o guarda-chuva, então, com base nas decisões tomadas nas etapas anteriores, é hora de fazer um brainstorming de todas as ideias que você tiver. Lembre-se que o brainstorming é uma técnica que se baseia na liberação de todas as ideias, independente de sua qualidade. Esta técnica prioriza quantidade versus qualidade — portanto, não julgue suas ideias e anote-as o máximo que puder.

Crie uma marca desde o zero com este curso on-line

Filtre

Depois de fazer o brainstorming, selecione as ideias de que mais gosta e tente fazer uma primeira lista de sua preferência. Você pode considerar entre 50 a 100 nomes.

Depois disso, verifique se os nomes são de uso livre — você não quer que alguém confunda sua marca com outro negócio, certo? Fique com os livres para registro e na web (.com, .br), que será sua janela principal para seus futuros clientes.

Teste

Com essa lista, faça um teste de nomes com sua família ou amigos. Recomendamos um mínimo de 20 pessoas para que você tenha uma amostra mais válida. Pergunte a eles o que entendem pelos nomes, o que os faz sentir, se imaginam com o que seu empreendimento oferece, se gostam. Com todo este feedback, escolha três e, em seguida, o vencedor!

Torne-se um(a) especialista em construção de marcas

Esperamos que estas dicas tenham ajudado você. Ter sua marca é um dos primeiros momentos em que você verá a ideia do seu empreendimento se concretizar. Lembre-se que depois disso, você deve fazer sua proposta de branding, que representará sua identidade visual, personalidade e tom. Mas esse já é outro capítulo. Vejo você em um próximo artigo!