Home Blog/ Brasil/
Brasil
Qual é o seu tipo de equipe? Descubra com este testeQual é o seu tipo de equipe? Descubra com este teste

Qual é o seu tipo de equipe? Descubra com este teste

Juliane Angeles - 14 Sep 20

Articulo

7 min.

Equipes remotas ou virtuais já existiam muito antes da pandemia, mas é preciso dizer: com muito pouca popularidade nas empresas. Mesmo alguns líderes com gestões mais tradicionais viam esse tipo de equipe com certa desconfiança.

A verdade é que, de um dia para o outro, o modelo de equipe remota passou a ser o que todos nós devíamos seguir obrigatoriamente. O motivo, conhecemos muito bem: evitar contágios.

Hoje, graças às equipos remotos , muitas empresas puderam continuar com suas funções e se manter no mercado. Mas isto não quer dizer que seja o melhor tipo de equipe, pois são mais cinco modelos, e cada um tem seus prós e contras. Além disso, os tipos de equipe estão fortemente ligados aos tipos de liderança.

Tipos de equipe:

  • Equipe funcional
  • Equipe multifuncional
  • Equipe matrix
  • Equipe de contrato
  • Equipe autogerida
  • Equipe remota

 

Você já se perguntou qual é o seu tipo de equipe? Ou qual é o tipo de equipe com a qual você se sente mais preparado(a)? Se você não sabe, escolha uma resposta para cada frase e descubra com este teste. Reúna suas respostas e encontre os resultados no final do artigo.

 

Desenvolva um DNA com crehana para empresas


1. Uma equipe trabalha melhor se...

A. ...é permanente, com base em uma área comum e sob a direção de uma pessoa.

B. ...é diversificada em opiniões e pessoas.

C. é temporária e os membros são escolhidos de acordo com as necessidades do projeto.

D. ...é composta por especialistas contratados para a execução de projetos específicos.

E. ...é autônoma e seus membros assumem a responsabilidade compartilhada pelos resultados.

F. ...seus membros têm um melhor equilíbrio entre a vida profissional e a pessoal.

 

 

2. O objetivo de uma equipe é...

A. ...cumprir os objetivos atribuídos pela gerência ou pelo(a) líder da equipe.

B. ...fazer avançar o projeto conjunto executando tarefas específicas e levando em consideração as diferentes contribuições e experiências.

C. ...concluir o projeto atribuído em um tempo especificado.

D. ...executar a parte do projeto que lhe foi atribuída.

E. ...alcançar um objetivo comum.

F. ...trabalhar em conjunto para atingir os objetivos (fazendo uso de ferramentas colaborativas).

 

3. Se você for solicitado(a) a liderar uma equipe, você prefere...

A. ...ter o controle do projeto e que cada membro da equipe se reporte diretamente a mim.

B. ...liderar uma equipe formada por membros de várias áreas.

C. ...gerar mudanças e dar oportunidades de desenvolvimento aos membros da minha equipe.

D. ...liderar uma equipe de especialistas remotamente.

E. ...que a responsabilidade seja compartilhada e que não exista uma figura de autoridade.

F. ...uma equipe formada por pessoas que trabalham em diferentes locais físicos.

 

 

4. Defina sua equipe ideal em três palavras.

A. Disciplina, responsabilidade e experiência.

B. Agilidade, criatividade e diversidade.

C. Flexibilidade, dinamismo e experiência.

D. Comunicação, responsabilidade e experiência.

E. Autonomia, responsabilidade e colaboração.

F. Colaboração, comunicação e consciência cultural.

 

 

5. Que frase você compartilharia com sua equipe?

A. "Quem nunca aprendeu a obedecer não pode ser um bom comandante." - Aristóteles, filósofo grego.

B. "Os patos selvagens seguem o líder de seu rebanho pela forma de seu vôo e não pela força de seu grito." - Provérbio chinês.

C. "Nunca duvide que um pequeno grupo de cidadãos comprometidos pode mudar o mundo. Na verdade, só isso pode fazer consegui-lo." - Margaret Mead, antropóloga e poeta estadunidense.

D. "Não diga às pessoas como fazer as coisas; diga-lhes o que fazer e deixe-as surpreendê-lo(a) com os resultados." – George S. Patton.

E. "Uma grande pessoa atrai grandes pessoas e sabe como mantê-las juntas." - Johann Wolfgang von Goethe.

F. "Liderança é tornar os outros melhores graças à sua presença e deixar o impacto sobre eles durante sua ausência." – Sheryl Sandberg, COO do Facebook.

 

 

6. Você concorda com a seguinte frase: “Uma equipe exige um líder forte”?

A. Totalmente.

B. Não. Uma equipe requer um(a) líder que confie nas habilidades de seus membros.

C. Não. Uma equipe precisa de um(a) líder que dê o melhor de si.

D. Não. Em vez de "forte", eu diria "firme".

E. Não. Uma equipe não requer necessariamente um(a) líder.

F. Não. Uma equipe requer um(a) líder que saiba como interagir com pessoas de diferentes origens.

 

Resultados

Maioria A - Equipe funcional

Você prefere uma equipe funcional e permanente, em vez de temporária ou baseada em projetos. Você acredita que as equipes trabalham melhor com um líder no comando, a quem todos devem reportar tudo. A disciplina parece, para você, uma capacidade fundamental nas pessoas.

Para você, concluir um grande projeto significa que várias áreas devem trabalhar juntas e ser supervisionadas, para evitar obstáculos na transferência de trabalho de uma equipe para outra.

Normalmente você gosta de estar no controle de qualquer situação r. Você é como uma espécie de narrador(a) onisciente: vê tudo e quer saber tudo.

Equipo funcional

Imagem: activecollab.com

Maioria B - Equipe multifuncional

Você acredita que a diversidade é a chave para uma equipe criativa e em constante movimento. Se você pudesse formar sua própria equipe, ela seria composta por membros de várias áreas.

Para você, uma boa equipe deve ser ágil na execução de suas tarefas e capaz de lidar com os mais diversos projetos. Você não está interessado(a) em uma liderança forte, mas em uma que seja flexível e fortaleça as habilidades de cada membro da equipe.

Você sabe que gerenciar uma equipe multifuncional pode ser um desafio, devido à diversidade de opiniões e pessoas. Mas isso não o(a) desanima, pois está convencido(a) de que todas as ideias e experiências podem contribuir (em menor ou maior grau) para um projeto

Equipo multifuncional

Imagem: activecollab.com

Maioria C - Equipe matrix

Uma equipe matrix é caracterizada por um “sistema de dois chefes”, ou seja, um que controla o projeto em geral e outro que controla as decisões do dia a dia.

Por sua vez, você é um(a) daqueles(as) que se adapta rapidamente às mudanças e não se importa em fazer parte de uma equipe temporariamente. Você prefere se concentrar no trabalho em um projeto comum e, uma vez concluído, não terá problemas em ser transferido(a) para outro projeto.

Seu maior desafio será lidar com a liderança dupla, pois muitas vezes pode causar confusão, relatórios duplos e até mesmo um conflito de lealdade entre gerentes de linha e gerentes de projeto.

 

Equipo matrix

Imagem: activecollab.com

Maioria D - Equipe de contrato

Uma equipe contratada é aquela que se junta a uma empresa para concluir parte de um projeto. Terminado o projeto e o contrato, o empregador pode cortar todos os vínculos com a equipe.

Para liderar uma equipe de contrato, você precisa de flexibilidade, boa comunicação, domínio de ferramentas colaborativas e assumir total responsabilidade pelo sucesso ou fracasso do projeto — e você, definitivamente, atenderá a esse perfil.

Além disso, os membros de uma equipe de contrato geralmente são pessoas experientes — portanto, não é necessário aplicar um tipo de liderança vertical ou situacional.

 

Equipo de contrato

Imagem: activecollab.com

Maioria E - Equipe autogerida

Você é daqueles(as) que pensam que uma equipe não precisa ser constantemente supervisionada por um(a) líder para atingir seus objetivos. Você prefere fazer parte de uma equipe com autonomia, que determine suas próprias regras e expectativas e assuma a responsabilidade compartilhada pelos resultados.

Você acredita que uma equipe autogerida melhora a motivação dos integrantes, fazendo com que se sintam mais capazes e orgulhosos das conquistas da equipe.

Na ausência de um líder ou autoridade hierárquica, dois de seus maiores desafios serão não colocar as relações pessoais antes do bom senso e não cair em conformidade, que anula a criatividade e o pensamento crítico.

 

Equipo autogestionado

Imagem: activecollab.com

Maioria F – Equipe remota

Para você, não é necessário que uma equipe esteja situada em um mesmo local para realizar um projeto. Uma equipe remota é formada por pessoas que trabalham em diferentes locais físicos e contam, em grande parte, com ferramentas colaborativas para trabalhar em conjunto.

Além disso, uma equipe remota oferece a seus membros um melhor equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, e é isso que você valoriza e busca.

Mas o mais importante é que você seja alguém com a capacidade de compreender e se comunicar de maneira eficaz com qualquer pessoa no mundo. Você tem algo que poucos têm: consciência cultural.

 

Equipo remoto

Imagem: activecollab.com

 

Bem, qual é o seu tipo de equipe? Lembre-se de que não existe a melhor equipe definitiva, pois o que funciona para alguns pode não funcionar necessariamente para outros. Porém, o que devemos nos perguntar é: se hierarquias rígidas são as mais adequadas para liderar equipes de trabalho, elas têm um impacto positivo nas equipes? O que você acha?