Home Blog/ Brasil/
Brasil
Cozinhar rápido: dicas para não passar muitas horas na cozinhaCozinhar rápido: dicas para não passar muitas horas na cozinha

Cozinhar rápido: dicas para não passar muitas horas na cozinha

Francesco Bertorini - 26 Abr 20

Articulo

7 min.

Muitos de nós temos pouco tempo para cozinhar. O ritmo de vida atual e as jornadas de trabalho não deixa espaço – e às vezes nem vontade – de passar poucos momentos livres trancados na cozinha.

Grande parte das pessoas que come fora ou compra comida pronta prefere descansar ou dedicar tempo a sua família e amigos em vez de cozinhar, mas a realidade é que se nos organizarmos bem e seguirmos alguns conselhos práticos poderemos investir somente duas ou três horas pra preparar toda a comida da semana.

Quando comemos o que cozinhamos, não só economizamos uma quantidade razoável de dinheiro, como podemos adotar hábitos melhores, ter mais consciência dos ingredientes e as proporções que ingerimos, e além do mais, nos manter sãos. Por isso neste post  te dou alguns conselhos para cozinhar rápido e fácil.

Organização

Algo muito importante para não perder tempo na cozinha é planejar e organizar. Definir com antecipação o que faremos e como faremos nos ajudará a perder menos tempo  tanto comprando como cozinhando. Aqui vão alguns conselhos:

Faça um cardápio semanal

Definir o que comeremos na semana inteira nos ajudará a perder menos tempo fazendo compras, pois teremos uma lista concreta e podemos forcar só nela. Na cozinha, já que decidimos o que comer no momento, podemos não ter nenhum ingrediente ou perdermos tempo decidindo. Procure comprar elementos que possa reutilizar para pratos diferentes.

Confira nosso calendário de comidas semanal aqui e se inspire para esta semana

Tenha certeza de ter os utensílios adequados

Cozinhar é muito mais fácil e rápido com as facas afiadas e os utensílios corretos. Tente ter tudo o que necessita para facilitar o trabalho. Você pode afiar suas facas com papel de lixa número 00, com uma pedra plana ou com outra faca.

Cozinhe mais quantidade em menos dias

Em um mesmo dia você pode cozinhar, por exemplo: duas sopas, dois pratos principais e alguma salada ou arroz para acompanhar, e combinar as opções entre os diferentes dias da semana. A internet está cheia de receitas muito completas e simples que você pode fazer ao mesmo tempo.

Tudo está na organização e em estudar os procedimentos antes da execução. Congele uma parte da comida para que ela se conserve perfeitamente até o final da semana. Lembre-se de descongelar a comida um dia antes ou no mesmo dia pela manhã.  Fazendo isso, você economizará tempo, gás e dinheiro.

Preparação prévia

Tudo será mais fácil se tem em mãos o que precisa. Prepare os caldos para cozinhar e os ingredientes e meça as quantidades se for necessário. Você pode utilizar tigelas de tamanhos diferentes pra deixar tudo pronto, e que são fáceis de lavar. Este processo se chama “mise em place” e é uma das primeiras lições que ensinam nas escolas de gastronomia.

Agora, sim, cozinhar rápido!

Mantenha a ordem e a limpeza

Um dos princípios básicos dos grandes cozinheiros é limpar o que utilizam conforme vão se desocupando. Se adiantamos o trabalho de limpeza nos rápidos momentos que esperamos a água esquentar ou que um alimento cozinhe, cozinhar será mais fácil e menos cansativo.

                                    Cozinhar ajuda a relaxar e tranquilizar a mente?

Para que tudo seja mais rápido e que você possa economizar muito tempo quando cozinha te recomendamos os seguintes conselhos:

- Tampe as panelas para que a comida fique pronta em menos tempo.

- Utilize uma tigela grande de plástico para jogar o lixo: é muito mais cômodo que se deslocar até a lixeira cada vez que queira jogar algo.

- Molhe a faca antes de descascar a cebola para evitar chorar.

- Adicione bicarbonato de sódio ao vinagre na água que ferve os ovos: os dois ingredientes penetram na casca e facilitam que se desgrude a casca da clara.

- Ponha os cítricos no micro-ondas por 20 segundos ou amasse-os previamente contra uma superfície para poder descascar rapidamente.

- Envolva dois cubos de gelo em papel toalha e passe em cima da sua comida para tirar rapidamente o excesso de gordura. O gelo atrai a gordura como imã e ela ficará no papel.

- Se não consegue abrir um frasco, coloque água quente em um recipiente e coloque-o de boca pra baixo sobre a água durante 15 segundos.

Cozinhar não tem que ser uma tarefa cansativa e obrigatória que nos tira o tempo. Com as ferramentas e organização adequadas pode resultar  em uma atividade terapêutica e relaxante. Se você acredita que perde muito tempo na cozinha, te recomendamos que siga estes conselhos que com toda a segurança te facilitará o trabalho. Agora que já sabe como cozinhar rápido e fácil, bom apetite!