20 estratégias de Growth Hacking que você não pode perder

Última actualización 06 de Diciembre del 2020

user

Paula Cordero

20 estratégias de Growth Hacking que você não pode perder 20 estratégias de Growth Hacking que você não pode perder

Por que todo mundo está falando sobre Growth Marketing? Simples, porque está dando resultados rápidos para as empresas. Esse termo costuma ser relacionado a startups, mas a verdade é que qualquer empresa, independente do porte, pode se beneficiar desta estratégia. Este método de trabalho permite gerar um grande número de clientes em um curto espaço de tempo para uma empresa. Quer entender um pouco mais sobre esse método de cresimento? Nas linhas abaixo, irei explicar como implementá-lo na sua empresa, e também recomendarei as melhores estratégias.

Growth Hacking: o que é e como funciona

O Growth Hacking é uma disciplina que busca, com o mínimo gasto e esforço possível, aumentar rapidamente o volume de usuários ou receita de uma empresa. Colocando desta forma, qualquer empresa lendo isto pensará que precisa incorporar esta estratégia o mais rápido possível.

Deve-se levar em consideração que esta forma de trabalhar deve estar alinhada com a reputação que a empresa deseja manter. Se você começar a enviar spam para pessoas com milhares de anúncios para obter mais usuários, provavelmente obterá clientes; mas a um custo alto. Não exagere e planeje cuidadosamente as ações que serão implementadas para não afetar a experiência do usuário.

growth hacking

Imagen: Freepik

Como ser um bom Growth Hacker?

O profissional que está encarregado de conduzir toda esta estratégia deve ser altamente analítico para entender quem é o seu público-alvo. Tudo começa com a compreensão do tipo de pessoa que a empresa deseja ter como clientes. Esta segmentação vai além de apenas considerar dados demográficos, mas entender quais são as motivações desses usuários, o que compram, o que usam, etc. Graças a esta capacidade analítica, os growth hackers sempre pensam fora da caixa e tentam identificar novas possibilidades de execução de campanhas.

Um growth hacker sempre surgirá com algo novo e tentará realizar alguma ação que ninguém teria pensado antes. É exatamente disso que se trata: deixar seu público-alvo de boca aberta e, com isso, atrair mais clientes em muito pouco tempo.

As 20 melhores estratégias de growth hacking

A seguir, compartilhamos 20 estratégias de Growth Hacking que você não pode perder. Elas ajudarão você a dimensionar seus negócios rapidamente e usando poucos recursos.

1. Aproveite a concorrência: uma das primeiras coisas que você deve fazer é ver o que a concorrência está fazendo. Quem é seu concorrente direto? Há quanto tempo está no mercado? Quem são seus clientes? Descubra quais são as estratégias que realiza para obter tráfego e fidelizar os seus clientes. Estude quais palavras-chave ele usa e como está se posicionando para implementar uma estratégia muito mais elaborada.

2. Use o marketing de referência: não há nada mais poderoso do que as recomendações de seus clientes. Quando seus amigos, família ou parceiro(a) contam a você sobre um produto que os tirou de um apuro ou um serviço que os fez ter uma experiência diferente, provavelmente você quer ir comprar esse bem ou serviço correndo. O mesmo vale para seus clientes. Além disso, o custo disso é extremamente baixo. Você não precisa colocar um anúncio, pagar por um anúncio, etc. Tudo o que você precisa fazer é garantir que cada cliente tenha a melhor experiência de compra possível — não importa se comprou muito ou pouco, faça com que se sinta o seu comprador mais importante. Um cliente satisfeito sempre falará bem de você.

3. Associações de marcas: no início, é importante que você tenha alianças com outras empresas que o(a) ajudem a ter mais visibilidade. Isso ajuda a criar muito barulho nas mídias sociais e é uma ótima estratégia de marketing que beneficia ambas as empresas. Também ajudará a aumentar as visitas ao seu site e a gerar novos clientes potenciais.

4. Marketing de conteúdo: gere conteúdo valioso que eduque seus clientes. Ter um blog é sempre uma boa opção para se posicionar como referência de conteúdo no setor.

5. Potencie suas redes sociais: uma boa estratégia de Social Media ajudará você a ter uma maior presença. Leve em conta o seu público-alvo para que possa definir qual rede social melhor atende às suas necessidades e expectativas.

6. Use a gamificação para atrair seus clientes: no início, pode ser difícil atrair clientes. No entanto, se você usar estratégias diferentes, será mais fácil captar a atenção deles. Com a gamificação, você pode criar um processo divertido para que seus clientes se envolvam com seu produto. Um jogo de trívia ou de adivinhação pode ser uma boa opção para fornecer informações sobre o que você vende e como pode ajudá-los.

7. Otimize seus formulários: algo que normalmente acontece é que as empresas colocam formulários em seus sites para capturar leads e fazem isto tornando-os extremamente longos. Isso só faz com que os clientes se aborreçam e não queiram terminar de preencher seus dados. Tente fazer um formulário básico e pergunte o que é necessário, como e-mail e nome. Para começar, é uma boa opção inseri-los em um banco de dados e começar a alimentá-los.

8. Trabalhe com influencers: este grupo de pessoas lhe dará uma grande vantagem se você se animar a trabalhar com eles. Graças à grande influência que exercem sobre o público, podem ajudar você a divulgar seu produto e aumentar a taxa de conversão de clientes. Você pode dar a eles um código de desconto para que as pessoas que os seguem sejam incentivadas a comprar de você.

9. Implemente tecnologia constantemente: é provável que você esqueça esta etapa, devido à quantidade de ações que a equipe está desenvolvendo, mas acompanhar as últimas inovações em tecnologia fará a diferença. Isso ajudará você a gerar novas ideias e implementar estratégias de trabalho que deixarão sua equipe ainda mais ágil e competitiva.

10. Destaque histórias de sucesso: os comentários de seus clientes faz uma grande diferença na aquisição de novos usuários. As pessoas estão dispostas a comprar um bem ou serviço recomendado por outra pessoa que já tenha experiência. Se você obtiver uma boa opinião de um cliente, certifique-se de compartilhá-la em suas redes sociais para que todos possam conhecê-la.

11. Mailing e Nurturing: se os seus formulários funcionaram e você capturou uma quantidade generosa de leads, o trabalho não termina aí. Você deve criar uma estratégia para começar a educar e nutrir esses leads até que estejam prontos para comprar.

12. Envie brindes personalizados para seus clientes: em datas especiais como Natal, réveillon, aniversários, entre outras; é um toque legal para dar presentes. Até mesmo uma nota manuscrita faz uma grande diferença. O que geralmente acontece é que os clientes recebem os brindes e comentam com seus contatos mais próximos ou também publicam nas redes sociais, e isso ajuda você a ter mais presença.

growth hacking

13. Certifique-se de ter um site SEO Friendly: seu site é uma peça fundamental para atrair novos clientes e, portanto, deve ser otimizado para os buscadores. Concentre-se no estabelecimento de palavras-chave que estarão presentes nas primeiras 100 palavras que seus visitantes veem ao entrar na web.

14. SEM: além de ter uma estratégia de SEO, os anúncios ajudam muito a chegar a milhares de pessoas na Internet. Lembre-se de que seus anúncios devem ser bem segmentados, e não spam.

15. Organize eventos relacionados ao seu setor: considere que, ao criar este tipo de evento, você aumentará sua visibilidade e poderá atrair novos consumidores. Isto também ajudará na sua reputação como marca, gerando conteúdo para o setor e fazendo novos contatos.

16. Realize testes A/B: aproveite esta funcionalidade e faça um teste para testar um botão na web ou título do assunto dos e-mails para identificar quais opções seus usuários preferem.

17. Seja criativo(a) e use o Storytelling: ao criar uma história que retrata como seu produto torna a vida mais fácil para milhares de pessoas, a venda será mais fácil. Tente criar uma história emocional e inspiradora para prender as pessoas muito mais rápido.

18. Otimize seu UX/UI: se seu site tiver um design bonito, ajudará a melhorar a interação com as pessoas. Cores, tempo de carregamento da página, botões, entre outros. Estes são elementos que podem parecer secundários no início, mas são altamente relevantes na interação na web.

19. Ofereça benefícios por meio de download: além de ter formulários, é importante que você ofereça a seus clientes potenciais um conteúdo valioso. Por exemplo, você pode oferecer a eles um download com um guia de etapas de estratégia de marketing, algum manual, modelos para organizar tarefas, etc.

20. Use uma janela pop-up para oferecer uma demonstração: esta pode ser uma ótima alternativa para chamar a atenção dos usuários e oferecer-lhes um benefício. Quando seus usuários estiverem prestes a deixar seu site, esta janela ajudará você a interagir com eles novamente e a evitar que saiam.

Você já tinha pensado em alguma destas estratégias? Espero que tenha ajudado você a entender melhor como o Growth Marketing ajuda você a gerar um grande número de clientes em um curto espaço de tempo. Lembre-se de que quantidade não é o mesmo que qualidade. Certifique-se de que todos os clientes que você atrai fazem parte do seu público-alvo para que a conversão seja mais rápida. No Crehana para empresas, trabalhamos em conjunto com equipes de marketing para aprimorar suas habilidades. Projetamos um caminho de aprendizagem personalizado para eles de acordo com suas necessidades, e atualmente eles têm melhorado a produtividade em suas empresas. Você quer saber como? Nós falamos sobre isso aqui

Recomendados para ti