Home Blog/ Brasil/
Brasil
Os 5 tipos de animação que todo criativo deve conhecerOs 5 tipos de animação que todo criativo deve conhecer

Os 5 tipos de animação que todo criativo deve conhecer

Arnold Camus - 02 Jun 20

Articulo

7 min.

Contar histórias de desenhos em movimento nos parece muito familiar. No entanto, pense com cuidado, não faz muito tempo que isso era inimaginável. Primeiro foram os desenhos, aí chegaram as fotografias, mas filmes completos onde um ser fictício nos contava sobre sua própria experiência? Uau, isto sim que era praticamente de outro mundo.

Com a chegada dos computadores, da Internet e de muitos softwares avançados, isso se tornou realidade. Por isso, deixamos aqui alguns dos tipos de animação mais incríveis que você deve conhecer

Aprenda animação em 2D

 

1. Animação 2D

A animação 2D tradicional é desenhada livremente. Seu principal objetivo é criar personagens, storyboards e planos de fundo em ambientes bidimensionais. De fato, no passado, para se fazer esse tipo de animação exigia-se desenhar à mão ou tirar fotos e depois colocá-las em folhas de acetato transparentes chamadas células.

Do que você está falando? — talvez você esteja pensando neste momento preciso. Mas, sim, para as pessoas do século 20 isso era normal. Obviamente, mais tarde, com a entrada dos computadores, isso mudou completamente e esse trabalho é realizado através de diferentes tipos de software. Você provavelmente pensa que, com o advento da animação 3D, a animação 2D desapareceu do panorama. Mas, não, os clássicos nunca saem de moda e ainda podemos encontrá-lo por aí. Onde? Na mídia e na indústria do entretenimento, principalmente.

 

2. Animação 3D

Está bem, nós aceitamos, a animação 2D é ótima, mas com o advento da animação 3D, o mundo se rendeu aos seus pés. Em outros tempos, seria impensável que os objetos pudessem aparecer em três dimensões, girar e se moverem. Agora, para que isso seja possível, primeiro é necessário modelar um personagem digitalmente, modelá-lo perfeitamente e dotá-lo de um esqueleto que você possa mover e manipular. Você precisa adicionar alguns quadros ao modelo e deixar o computador fazer o resto.

As animações em 3D são usadas em curtas-metragens, longas-metragens, comerciais de televisão e muito mais. Provavelmente, depois disso você queira correr, pegar uma câmera e aprender animação inspirada em filmes como Wall-E.

 

  Você quer mergulhar no mundo da animação em 3D?

 

3. Animação tipográfica

O seguinte tipo de animação talvez tenha um título um pouco estranho, mas você certamente o conhece bem. É usado principalmente no cinema, nos títulos que aparecem ao longo de um filme. Além disso, se você é fã de fontes e tipos de letra, definitivamente deveria ver "The Atlantic", uma animação tipográfica feita por Barrett Forest. Caso deseje criar novas fontes, você pode usar softwares como o Fontlab para esse fim.

4. Animação em stop motion

A animação em stop motion ou stop frame é uma técnica em que seus criadores manipulam fisicamente os objetos, fazendo com que pareçam se mover por conta própria. Em outras palavras, é uma sequência precisa de quadros que são reproduzidos para criar a ilusão de ação e movimento.

Se você precisa de alguns exemplos, aqui vão eles: Você já viu "A Noiva Cadáver". Este filme lembrará sua infância e permitirá que você entenda o que é a animação em stop motion. Outro filme feito com essa técnica é “Coraline”. Você se lembra como aparece em cena a boneca flutuando e como ela se move? Lá você tem outro ótimo exemplo de animação em stop frame. E, finalmente, não posso deixar de mencionar o grande filme de Wes Anderson, Ilha dos Cachorros, onde vemos um desenho impecável de personagens aprimorado sob essa técnica.

Tipo de Animación Stop Motion

5. Animação de recorte

A animação de recorte é uma das formas de animação em stop motion. A criadora desse estilo é Lotte Reininger, que fez um curta de animação chamado "As Aventuras do Príncipe Achmed", que apresenta uma técnica de animação em silhueta criada por ela para as filmagens. Os recortes de papel movem-se e nos contam uma bela história. Você quer saber do que estamos falando? Por que lhe dizemos, se você pode assistir?

Que tipo de artista você é?

Depois de conhecer os tipos de animação que existem. Qual deles chama mais sua atenção? Se você quiser saber mais sobre animação do zero, lembre-se de que pode fazer o download do nosso e-book gratuito. 

Lembre-se de que, embora os computadores tenham facilitado muitos dos processos de criação de animações, sempre será necessária criatividade humana para torná-las mais reais e proporcionar movimentos suaves e credíveis.