Flexibilidade de mão de obra em tempos de crise

Última actualización 12 de Octubre del 2020

user

Paula Cordero

Flexibilidade de mão de obra em tempos de crise Flexibilidade de mão de obra em tempos de crise

O local de trabalho deve ser um ambiente seguro e confiável. Em muitas empresas — progressivamente — uma jornada de trabalho de quatro dias por semana foi implementada, em vez do turno usual de cinco dias. Isto realmente ajuda a melhorar a produtividade da equipe? Como você pode melhorar a experiência do colaborador na sua empresa?

"A nova maneira de determinar a produtividade é rastrear os resultados, e não as horas trabalhadas", disse o The Adecco Group em seu estudo Resetting Normal: Redefinindo a nova  era do trabalho. O relatório menciona que 72% dos empregados acreditam que é hora de reconsiderar a duração da semana de trabalho, devido à situação atual devido à pandemia.

Você está sendo realmente flexível com sua equipe?

Durante o confinamento, em muitos casos, os trabalhadores tiveram mais opções para organizar seu tempo de trabalho. No entanto, é necessário reforçar a comunicação com eles para dar-lhes a confiança para se expressarem expressar quando não estão se sentindo bem.

Com o início da pandemia, a vida pessoal e profissional deu uma guinada de 360º, o que afetou a produtividade das pessoas. Agora, sua equipo também tem a responsabilidade de estar ciente das tarefas domésticas ou, em muitos casos, de cuidar de crianças, de um membro da família doente, etc. Esta demanda de tempo é mais perceptível quando se trabajando en casa, onde há muitas distrações causadas pelo mesmo ambiente.

Nesse contexto, ter espaços de comunicação onde os colaboradores possam se expressar e liberar a carga de trabalho é importante. Replanejar o esquema de trabalho em que ferramentas digitais eficazes para o trabalho em equipe sejam incorporadas será de grande ajuda para motivá-los e obter o melhor deles.

Reúna-se com sua equipe para falar sobre o dia dela e como ela se sente! Deixe o trabalho de lado e converse sobre família, entretenimento, etc. Será uma boa opção para aliviar o estresse e a ansiedade. Lembre-se de que você deve promover um espaço de comunicação seguro, onde todos se sintam à vontade para expressar suas ideias sem serem julgados. Ter empatia é a melhor maneira de cuidar dos outros e compreendê-los para motivá-los a atingir seus objetivos e metas.

trabajo flexible

Imagem: Freepik

Alberto Mondelli, Diretor Sênior para a América Latina da Willis Towers Watson, destacou em nossa sessão de Cool Voices HR Edition que a pandemia destacou o valor material da saúde e as contribuições das pessoas para o sucesso da organização.

Além disso, ele mencionou alguns dados relevantes da Pesquisa de Retorno ao Local de Trabalho, que identifica as mudanças que as empresas implementaram para aumentar a flexibilidade do trabalho:

  • 74% fizeram alterações para refletir os novos protocolos pós COVID-19, como acesso e pagamento sem contato, serviço remoto, recreação segura, entre outros.
  • 29% iniciaram mudanças para replanejarr posições diferentes e reduzir tarefas repetitivas.
  • 23% aumentaram seus serviços de terceirização.
  • 22% incorporaram automação, uso de inteligência artificial e realidade aumentada.

 

O especialista em Recursos Humanos explicou a importância de ter um plano de ação que inclua estas mudanças no longo prazo, em um cenário pós-pandêmico. O desenvolvimento acelerado da tecnologia fez com que as equipes aprimorassem a maneira como trabalham com novas ferramentas digitais. Estes hábitos e organização do trabalho devem continuar a criar ambientes ágeis e eficientes.

Neste contexto, Mondelli ofereceu algumas recomendações:

  • Reimagine o trabalho.
  • Lidere com praticidade, empatia e transparência.
  • Proteja seus funcionários e construa resiliência.
  • Crie flexibilidade nos custos.
  • Repense as métricas de capital humano.

 

flexibilidad laboral

Imagem: Freepik

Como você pode ver, pode ser um desafio encontrar um equilíbrio entre os interesses da pessoa e da empresa. Mas através de um estilo de trabalho flexível, a sua equipe poderá usufruir de um tempo extra com a família ou amigos, o que seguramente terá mais valor que um bônus financeiro ou um aumento, e que serve para aumentar o seu nível de motivação.

Recomendados para ti