Home Blog/ Brasil/
Brasil
É possível ter uma comunicação assertiva remotamente?É possível ter uma comunicação assertiva remotamente?

É possível ter uma comunicação assertiva remotamente?

Juliane Angeles - 30 Jul 20

Articulo

7 min.

Ter uma comunicação remota assertiva é possível. Embora hoje existam várias plataformas e ferramentas para nos comunicarmos com nossas equipes, a tela nem sempre nos permite transmitir uma ideia ou mensagem de maneira direta, correta e amigável. No entanto, existem algumas diretrizes que você pode seguir para conseguir isso.

Por outro lado, se você se pergunta por que a comunicação com sua equipe remota não é muito boa, talvez seja devido à sua maneira de se expressar. Responda às seguintes perguntas e faça uma autocrítica:

• O seu tom de comunicação é amigável ou distante?

• Você costuma usar muitos imperativos em suas mensagens?

Como líder, você deve focar sua comunicação nesses três pontos:

• Tente ser o mais claro possível em suas mensagens, tanto escritas quanto orais.

• Use um tom amigável.

• Ouça sua equipe.

Se você já colocou isso em prática, entende a importância da comunicação assertiva em uma equipe. Agora, só tem que fazer o seguinte.

Como o Crehana para Empresas ajuda sua equipe?

 

Índice

 

1. Dê importância ao que você diz e como diz

2. Envie lembretes amigáveis

3. Preste atenção à sua equipe

4. Use uma comunicação visual

5. Emojis promovem comunicação assertiva remotamente

6. Melhore os textos com elementos visuais

7. Um software de colaboração para uma comunicação assertiva

8. Estabeleça padrões de comunicação

 

1. Dê importância ao que você diz e como diz

Atualmente, alcançar uma comunicação assertiva remotamente pode ser uma difuculdade. Isso ocorre principalmente porque o ambiente digital não nos permite usar totalmente nossas ferramentas de comunicação.

Estas limitações de comunicação podem provocar mal-entendidos ou atrasos no fluxo de trabalho. Então, como conseguir uma comunicação assertiva com sua equipe através da tela? É possível? Sim. A chave é o que dizemos e como dizemos.

E não estamos nos referindo ao ato de "comunicar" ou "dizer alguma coisa", mas sim de comunicar-nos de maneira correta, direta e respeitosa através da linguagem escrita, que é a que mais usamos nos canais digitais. Lembre-se de que as videochamadas não são feitas com muita frequência, exceto para tópicos específicos ou reuniões semanais/mensais.

comunicacion asertiva y afectiva en equipos de trabajo

Foto: Freepik

Exemplos de comunicação assertiva:

Estas são algumas frases de comunicação assertivas que ajudarão você a se comunicar melhor com sua equipe remota.

Se você inicia uma conversa, não esqueça de saudar sua equipe.

❌ A partir de amanhã nos comunicamos via Slack.

✅ Olá pessoal! / Bom dia equipe. Lembrem-se de que a partir de amanhã nos comunicaremos via Slack.

Sé amigable, no imperativo/a.

❌ Envie-me o documento.

✅ Karen, não se esqueça de me enviar o documento.

Pergunte se está tudo claro.

❌ Não há tempo para perguntas, terminamos.

✅ Isso é tudo, há alguma dúvida ou pergunta?

A magia do "por favor".

❌ Confira agorinha.

✅ Por favor, revise-o e depois me diga o que pensa.

Agradeça quantas vezes for necessário. Um simples "obrigado(a)!" Pode fazer a diferença na sua comunicação e gerar satisfação na sua equipe.

❌ OK / Concluído

✅ Obrigado(a) equipe! / Obrigado(a) pela ajuda!

Evite letras maiúsculas. No digital, as palavras altas têm uma conotação pouco positiva ou são entendidas como gritos.

 ❌ JÁ REVISOU O QUE EU ENVIEI A VOCÊ?

✅ Jorge, você pode verificar o que eu te enviei?

Procure soluções, proponha alternativas.

❌ Isso é impossível.

✅ Eu entendo você. E se no próximo mês começarmos com ...

2. Envie lembretes amigáveis

Se você deseja obter uma comunicação assertiva em equipe desde casa, envie lembretes amigáveis. Para que servem? Lembrar (adequadamente) um problema específico a alguém ou a um grupo de pessoas. Qual é o objetivo? Que o destinatário cumpra a tarefa da qual estamos lembrando.

Como escrever um friendly reminder? Use um tom amistoso, aborde o necessário e empregue linguagem concisa.

Por exemplo:

✅ Olá meninas, tudo bem? Lembrem-se que nesta segunda-feira começamos com os novos horários. Qualquer dúvida ou dúvida sobre o cronograma me avisem. Estamos conversando!

✅ Olá Valéria! Como vai? Não se esqueça de incluir os dados mais recentes na tabela do Excel que compartilhamos com toda a equipe. Um abraço.

3. Preste atenção à sua equipe

Ouça o que sua equipe tem a lhe dizer. É comum que, no meio das tarefas e peculiaridades do trabalho remoto, surjam algumas inquietações, preocupações ou até desacordos. Se você deseja alcançar uma comunicação eficaz no trabalho, deve estar atento(a) e disponível para resolver esses tipos de situações.

O que acontecerá se você não o fizer? A comunicação ficará confusa e lenta. Não perca esses momentos, esclareça-os assim que puder. Converse com sua equipe como um grupo e individualmente.

Lembre-se que mostrar interesse por sua equipe também significa vaorizar seus comentários ou ideias e, acima de tudo, ter empatia com seus pensamentos ou sentimentos.

No Crehana para Empresas, queremos ser seu parceiro de aprendizagem

4. Use uma comunicação visual

Como diz o ditado, uma imagem vale mais que mil palavras. Às vezes, uma captura de tela, um gráfico, uma seta ou algumas palavras emolduradas/sublinhadas podem ajudar uma ideia a ser entendida de maneira mais rápida e melhor.

Use comunicação visual quando necessário. Por exemplo: para complementar ou compartilhar uma ideia, reforçar o que você explicou anteriormente, dar exemplos, indicar referências, etc.

comunicacion asertiva y afectiva en equipos de trabajo

Foto: Freepik

5. Emojis promovem comunicação assertiva remotamente

Emojis são divertidos e amigáveis. Seu uso adequado pode promover a comunicação assertiva remota. Eles, geralmente, são usados como um complemento para mensagens.

Se você sentir que sua comunicação por escrito foi cortante ou fria (às vezes acontece), um emoji pode equilibrar sua comunicação e torná-la mais assertiva.

Em que momento é recomendado usá-los? Em situações pontuais. Por exemplo: para cumprimentar, despedir-se, parabenizar ou enviar um friendly reminder.

comunicacion asertiva en el trabajo

Foto: Freepik

6. Melhore os textos com elementos visuais

Se você precisar criar um manual ou guia para sua equipe, assegure-se de incluir imagens ou outros elementos visuais. Documentos com blocos de texto não são exatamente os mais atraentes.

Atualmente existem muitos recursos gráficos para tornar os textos mais dinâmicos e apresentá-los de maneira mais prática.

7. Um software de colaboração para comunicação assertiva

Você usa redes sociais ou WhatsApp para se comunicar com sua equipe? Se sua resposta for sim, é hora de você parar. Por quê? Porque eles não são os canais de comunicação certos para compartilhar ideias, planejar tarefas e organizar dados.

Usar o WhatsApp ou o Messenger pode ser muito perturbador e afetar sua produtividade e a de sua equipe.

Você sabia que existem softwares colaborativos para trabalhar à distância ou remotamente? Existem várias alternativas. Se você deseja ter comunicação assertiva com sua equipe, invista em uma delas. Por exemplo: se você precisar fazer uma sessão remota de brainstorming, dê uma olhada nas ferramentas recomendadas na nota de  Brainstorming remoto: como fazer?

Lista de ferramentas de trabalho colaborativo:

  • • Slack

    • BaseCamp

    • Trello

    • Monday

    • Dropbox

    • Notion

    • HelpScout

    • Asana

Em último caso, use o WhatsApp quando se tratar de problemas urgentes ou pessoais.

8. Estabeleça padrões de comunicação

As normas de comunicação são essenciais para alcançar a comunicação assertiva remotamente. Elas devem ser claras, simples e exemplificar o tipo e o tom certos de comunicação.

Em geral, são guias que também incluem o uso correto de ferramentas e redes sociais, canais oficiais de comunicação e algumas recomendações para situações específicas.

 

Você sabia que manter uma comunicação assertiva com os outros gera bem-estar, impulsiona o desenvolvimento da inteligência emocional e permite um melhor controle sobre si mesmo(a)? Não permita que a tela seja um impedimento para uma boa comunicação com sua equipe. Lembre-se de que você não nasceu assertivo(a), mas pode-se aprender a ser.

 

Desenvolva um DNA digital com o Crehana para Empresas