Home Blog/ Brasil/
Brasil
After Effects: Animatic e outras alternativas de programas de animaçãoAfter Effects: Animatic e outras alternativas de programas de animação

After Effects: Animatic e outras alternativas de programas de animação

Manoel Silveira - 24 Abr 20

Articulo

7 min.

Se você está começando no mundo da animação ou na pós-produção de vídeo, deve saber que um dos melhores programas para criar efeitos e animações de vídeo é o Adobe After Effects, certo? Mas há um detalhe: é um programa pago, que nem todos podem acessar.

Embora ofereça uma versão de avaliação gratuita de sete dias, esta versão solicitará que você efetue um pagamento à Creative Cloud quando acabar, a menos que você a cancele antes. Mas, de acordo com o site dela, , atualmente não é solicitado um cartão de crédito para testar a versão mais recente.

O que inclui esta versão gratuita? Todos os recursos e atualizações da versão mais recente do After Effects. Portanto, é uma boa maneira de experimentar o programa se você estiver interessado(a) em adquiri-lo mais tarde.

Por outro lado, você pode estar se perguntando o seguinte: existem outros programas alternativos de animação ao After Effects? A resposta é sim. Em alguns casos, são programas pagos, mas também existem opções gratuitas muito boas, como o Animatic ou o Blender. Se você quiser saber mais sobre estas alternativas, continue lendo este artigo.

Faça o download deste modelo gratuito do After Effects para Instagram

Programas de animação

After Effects

É um dos programas mais utilizados e profissionais para criar efeitos e animações de vídeo. "Não há nada que você não possa criar com o After Effects" é a frase com a qual a Adobe apresenta seu software.

O que o torna tão especial? Suas funções e ferramentas. Isto é o que você pode fazer com este programa:

- animar textos: títulos ou créditos de filmes, além de fazer curvas, varreduras e slides;

- animar logotipos ou personagens;

- adicionar efeitos surpreendentes: desde iniciar um incêndio ou desencadear uma tempestade;

- eliminar caracteres ou objetos indesejados com facilidade;

- ver uma visualização prévia.

Quando usar o After Effects? Se você já tentou outros programas similares ou tem experiência em edição de vídeo, está pronto(a) para usá-lo. Também se você estiver procurando criar animações mais elaboradas e espetaculares.

O After Effects está disponível para MacOS e Windows.

Animatic

Outro programa de animação altamente recomendado é o Animatic, que se descreve como um "aplicativo de animação simples e divertido em Inkboard". É uma opção muito amigável que, basicamente, permite a você criar animações desenhadas à mão. Sim, parece incrível.

Estes são as características e as ferramentas que tornam o Animatic um aplicativo muito popular entre os usuários:

- possui uma interface intuitiva, facilitando a manipulação;

- permite controlar a visibilidade das camadas;

- você pode repetir os quadros e especificar o tempo de cada um;

- maior taxa de quadros (suporta exportação em até 24 qps).

- exportar uma animação no formato PSD e enviá-la diretamente para o Adobe Photoshop ou fazer o upload no Creative Cloud.

Quando usar o Animatic? Se você quer começar no mundo da animação, esta aplicação é uma ótima opção para desenvolver seu talento. Também se você estiver procurando criar animações simples e divertidas.

O Animatic está disponível para Android e Apple.

Outros programas de animação e efeitos visuais

Blender

É uma alternativa gratuita e de código aberto. O Blender, como observado em seu site, "é um projeto público, realizado por centenas de pessoas em todo o mundo". Ou seja, artistas, fãs, estudantes, especialistas em efeitos visuais, etc. A lista é longa.

Quais são as suas principais funções? Ele permite editar vídeos, criar renderizações, esculpir, modelar, animar, desenhar em 2D e 3D, pós-produzir suas renderizações sem deixar a simulação do Blender (graças às suas poderosas ferramentas de simulação). Você precisa de um prédio em ruínas ou com fumaça? Com o Blender você pode obter excelentes resultados. De fato, tem sido usado para curtas-metragens de animação e longas-metragens premiados.

O Blender funciona muito bem em computadores com sistemas Linux, Windows e Macintosh.

Blender: do zero ao especialista em modelagem 3D

Natron

É a ferramenta digital de código aberto mais flexível para efeitos visuais. O Natron possui "uma poderosa ferramenta de codificação, roto/rotopaint, ferramentas de rastreamento 2D que são básicas para todos os projetos atuais de produção de filmes que exigem efeitos visuais".

As principais características deste programa de animação são as seguintes:

- permite realizar uma rotoscopia (técnica de animação) de maneira flexível;

- oferece várias ferramentas de incorporação e codificação;

- possui um editor de curvas e dope-sheet.

O Natron está disponível para MacOS, Linux e Windows.

 

Torne-se um(a) especialista em Animação Digital com o nosso curso After Effects CC, a partir do zero

E então? Qual programa você deseja experimentar? Lembre-se que a boa notícia é que existem programas gratuitos de animação e efeitos visuais. Então, você pode experimentar um deles primeiro e, depois, passar para os pagos, como o After Effects. É uma boa maneira de aperfeiçoar a sua técnica. Até o próximo artigo!