Home Blog/ Brasil/
Brasil
Você sabe o que é um mapa mental? Crie os seus com estes 5 sitesVocê sabe o que é um mapa mental? Crie os seus com estes 5 sites

Você sabe o que é um mapa mental? Crie os seus com estes 5 sites

Juan Camilo Delgado - 16 Dic 20

Articulo

7 min.

Você sabe o que é um mapa mental? Em sua vida acadêmica ou profissional, certamente você usou mapas mentais para organizar alguma ideia. Além de ser uma ferramenta de estruturação, é utilizada em diferentes campos como uma técnica de ensino e estimulação da memória.

No entanto, estamos cientes de que fazer um mapa mental pode se tornar um exercício monótono, baseado em extrair derivações de um conceito e ligá-las por caminhos diferentes.

Hoje queremos reverter essa rotina e mostrar os melhores sites para fazer mapas mentais criativos que irão motivar você a criar esquemas incríveis para apresentar seus projetos.

 

Índice:

  1. O que é um mapa mental?
  2. Quais são as vantagens de um mapa mental?
  3. Sites para fazer mapas mentais criativos

 

Às vezes, sabemos que organizar as informações que temos em mente não é uma tarefa fácil. Na maioria das vezes, fazemos listas dos pontos mais importantes de um projeto sem levar em conta que existem mapas mentais para estruturarmos de forma mais dinâmica todas as informações que queremos transmitir.

Antes de entrar no assunto, gostaríamos de dizer o que é um mapa mental e os benefícios que ele pode trazer para a sua vida pessoal, acadêmica ou profissional.

1. O que é um mapa mental?

Vamos começar por sua definição. Um mapa mental é um gráfico que permite representar ideias, objetivos, projetos ou diferentes temas de forma orgânica.

É uma ferramenta com a qual é possível fazer conexões organizadas entre diferentes premissas e relacioná-las por meio de setas, segmentos ou caminhos para obter uma melhor compreensão de qualquer tema, ideia ou projeto de sua preferência.

mapa-mental-ejemplo

Ao contrário dos mapas conceituais, os mapas mentais têm a particularidade de não ter uma hierarquia estabelecida, mas, sim, é você que se encarrega de organizar as ideias como achar melhor.

Como fazer mapas mentais?

Para fazer um mapa mental, o termo principal do seu tema deve estar localizado no centro da planilha como ponto de partida. A partir daí, existe a liberdade de adicionar e conectar ideias. Você pode conectar cada conceito da maneira que melhor entender.

mapa-mental-ejemplos

 

Se você está interessado(a) em mapas mentais, também pode capturar suas ideias com o Sketchnoting

Que elementos devem ser usados em um mapa mental?

Embora os mapas mentais tenham um certo nível de liberdade, leve em conta algumas das recomendações a seguir para que o seu mapa mental seja de qualidade.

mapa-mental-creativo

Use conectores: seu mapa mental é uma rede na qual cada elemento deve ser conectado. Tente usar linhas, formas ou traços para conectar conceitos que estejam relacionados. Ajudará você a entender melhor a relação entre suas ideias e criará novas perspectivas de compreensão.

Seja criativo(a): coloque sua marca em seus mapas mentais. Você pode usar cores, formas ou figuras para destacar o que parece mais relevante para você e, assim, o processo deixará de ser algo rotineiro para se tornar um exercício dinâmico.

Uma imagem vale mais que mil palavras: ao fazer seus mapas mentais, tente adicionar imagens que acompanhem seus conceitos. Não há nada melhor do que acompanhar uma palavra com uma imagem que a represente de forma clara e precisa. Tente ser o(a) mais dinâmico(a) possível e tire o máximo proveito da sua criatividade.

2. Quais são as vantagens de um mapa mental?

É comum pensar que a única vantagem de implementar mapas mentais é baseada na organização ideal de conceitos e ideias. Mas, além da ordem, você pode aplicar mapas mentais em sua vida diária para facilitar a compreensão de algumas circunstâncias.

Vantagens dos mapas mentais:

Vantagens dos mapas mentais:

✔️ Estruturar um projeto desde o estágio inicial. Os mapas mentais servem como um registro de monitoramento, onde você pode registrar as atualizações e notícias mais importantes do seu projeto. Lembre-se de compartilhar o esboço com sua equipe de trabalho para que todos fiquem cientes.

✔️ Sintetizar e resumir informações extensas. Se você tem que resumir um texto longo e não sabe por onde começar, um mapa mental será seu melhor aliado. O uso de conectores ajudará você não apenas a simplificar as informações para que sejam mais compreensíveis, mas também a esclarecer os pontos mais importantes que você não deve esquecer.

✔️ Analisar as razões de um problema e propor possíveis soluções. Você já pensou que os mapas mentais só podem ser usados em contextos acadêmicos ou de trabalho? Dizemos que um mapa mental é perfeito para ser aplicado em sua vida pessoal.

Se você tem um problema e não sabe como organizar suas causas e consequências, pode implementar um mapa mental para quebrar o motivo da situação e estabelecer possíveis soluções por meio de conectores.

✔️ Estimular a concentração e a criatividade visual. Se você precisa memorizar informações ou fazer uma apresentação sobre um tópico, os mapas mentais servem como uma resposta à necessidade de reter o que você mais precisa lembrar. Também promove a criatividade gráfica e visual como um pilar importante para uma comunicação eficaz.

 

Recomendamos esta nota sobre  como fazer brainstorming remotopara facilitar o fluxo de trabalho de casa.

 

Sites para fazer mapas mentais criativos

Se você não está acostumado(a) a escrever ou desenhar no papel, estes sites para fazer mapas mentais criativos facilitarão a organização de suas ideias e você obterá resultados memoráveis. Convidamos você a explorar cada um deles para que possa escolher o que melhor se adapta às suas necessidades.

Sites para fazer mapas mentais criativos: MindMeister

Se esta é a primeira vez que você vai usar uma ferramenta on-line para fazer um mapa mental, o MindMeister  é a melhor alternativa para você começar a experimentar.

O MindMeister tem uma das interfaces mais amigáveis e fáceis de usar, permitindo a você adicionar imagens, arquivos ou links de uma forma simples. Possui um amplo catálogo de modelos, temas e estilos modificáveis para dar aos seus mapas mentais uma aparência única.

mapa-mental-mindmaister

Além de oferecer várias opções de personalização, o MindMeister possui diferentes recursos de mapeamentos mentais que você pode compartilhar com sua equipe para otimizar o fluxo de trabalho, como um sistema de votação ou chat ao vivo. Sabemos que, sem dúvida, será de grande ajuda.

Uma das vantagens do MindMeister é que os fóruns para a criação de mapas mentais não ficam saturados de informações que podem atrapalhar a experiência do usuário, oferecendo apenas os elementos necessários para a sua diagramação.

Você pode começar a usar o MindMeister registrando-se com sua conta do Google ou Facebook.


O que é UX e UI? O guia que você precisa para ser um(a) profissional completo(a)


Sites para fazer mapas mentais criativos: Ayoa

Se você tem uma equipe de trabalho, o Ayoa pode ser seu melhor aliado. Esta é uma plataforma colaborativa baseada em elaboração de mapas mentais, gerenciamento de tarefas e um monitoramento contínuo de projetos. Sua interface foi projetada para inspirar criatividade.

Você poderá fazer mapas mentais criativos, combinar uma grande variedade de elementos e selecionar o modelo que melhor se adapta à sua forma de trabalhar.


O Ayoa foi reconhecido por portais de prestígio como TechCrunch ou CBS, destacando seu estilo e seu sistema de cumprimento de metas.

mapa-mental-ayoa

O Ayoa foi reconhecido por portais de prestígio como TechCrunch ou CBS, destacando seu estilo e seu sistema de cumprimento de metas.

Uma das vantagens que o Ayoa oferece para fazer mapas mentais é a capacidade de integração com as informações armazenadas no Dropbox, Google Drive ou Evernote.

Você pode importar imagens, notas, contatos ou até mesmo sincronizar seus projetos com o Google Calendar.

 

Sites para fazer mapas mentais criativos: Miro

Se há algo que caracteriza o Miro é a sua capacidade de personalização. Com esta ferramenta on-line, você terá infinitas opções disponíveis para fazer mapas mentais criativos e muitos modelos para criar diagramas, figuras ou esquemas.

Nestes tempos de trabalho remoto, o Miro pode ser uma grande ajuda para conceituar e compartilhar ideias da forma mais dinâmica possível. Embora tenha uma versão premium, a versão gratuita lhe dará opções suficientes para criar seus mapas mentais como quiser.

mapa-mental-miro

Da mesma forma que o Ayoa, com Miro você pode conectar sua conta do Google, Dropbox ou OneDrive.

 

Sites para fazer mapas mentais criativos: Milanote

O Milanote é sinônimo de liberdade e organização. Além de fornecer as ferramentas necessárias para a realização de mapas mentais criativos, esta plataforma on-line possui mais de 20 categorias de templates relacionados à criação de projetos em diferentes campos.

mapa-mental-miranote

É um recurso muito completo e fácil de usar. Basta escolher o modelo que melhor se adapta ao seu ambiente de trabalho para começar a arrastar formas, conectores e listas de verificação em um espaço de trabalho infinito. Existem modelos para tudo: design, marketing, literatura, narrativa, branding, etc.

Também possui a opção de trabalho em tempo real, perfeito para um brainstorming com sua equipe.

 

Você precisa de um plano de marketing digital? Baixe este modelo grátis!

 

Sites para fazer mapas mentais criativos: Coggle

Por último, mas não menos importante, o Coggle é a opção de que você precisa se quiser fazer mapas mentais criativos de maneira rápida, oportuna e eficaz.

Ao contrário dos sites anteriores, o Coggle não possui um grande catálogo de modelos modificáveis. No entanto, seu valor agregado está em sua interface intuitiva e seu design simples, que permite criar mapas mentais em questão de minutos.

mapa-mental-coggle

Se você precisa organizar as ideias o mais rápido possível, mas com um toque de personalização, sabemos que o Coggle pode tirar você de uma situação difícil.

Através do Coggle, você pode selecionar as cores de sua preferência para fazer seus mapas mentais. Adicione retângulos com um único clique e organize-os como achar melhor.


Inscreva-se no nosso curso sobre Equipes eficazes em trabalho remoto

 

Esperamos que estes sites forneçam as ferramentas de que você precisa para começar a fazer mapas mentais criativos. É hora de colocar sua marca em suas apresentações por meio de designs exclusivos e personalizáveis.

Lembre-se de que os mapas mentais são utilizados para organizar qualquer tipo de informação ou situação que você precise esclarecer. Convidamos você a vivenciar cada uma das opções e começar a desfrutar do processo de organizar ideias.