Uma dose de segurança? 10 dicas para fortalecer sua confiança como líder

Última actualización 05 de Agosto del 2020

user

Manoel Silveira

Uma dose de segurança? 10 dicas para fortalecer sua confiança como líder Uma dose de segurança? 10 dicas para fortalecer sua confiança como líder

Neste 2020, milhões de líderes se viram em tempos de incerteza com o avanço do coronavírus, que em muitos países significou a falência de várias empresas. A verdade é que os momentos mais desafiadores também são um ótimo ponto de partida para trabalhar a sua confiança como líder.

Aqui vamos falar sobre como se fortalecer em tempos de incerteza!

Índice

1. Por que um líder perde a confiança?

2. Recuperar a confiança em tempos de crise

3. 10 conselhos para fortalecer sua confiança como líder

1. Por que um líder perde a confiança em tempos de crise?

Confianza líder en tiempos de crisis

Foto: Luis Villasmil (Unsplash)

Seguramente, você está se perguntando por que um líder perde a confiança em tempos de crise e cómo líderar de la mejor manera

 durante esta conjuntura. Saiba que a incerteza que acompanha uma crise pode desequilibrar completamente o desempenho de uma pessoa no trabalho e os líderes não escapam desta realidade.

De acordo com a Business Wire, "Apenas 15% dos executivos de negócios em todo o mundo confiam na liderança superior de suas empresas para administrar com sucesso interrupções, incluindo eventos inesperados como pandemias, avanços tecnológicos, mudanças demográficas e mudanças climáticas”.

O interessante é que, apesar dos desafios que vêm com as crises, elas podem ser bastante benéficas para os líderes. Como a Harvard Business Review explica no artigo ¿Cómo los CEO pueden liderar desinteresadamente en una crisis?, "as crises nos fazem ver os líderes como mais carismáticos e eficazes do que normalmente vemos”.

A revista de negócios usa como exemplo os presidentes estadunidenses, que muitas vezes são reeleitos em tempos de guerra porque seu papel costuma ser visto como um cargo que exige mais trabalho e sacrifícios. Ou seja, uma crise pode fortalecer a imagem que sua equipe tem de você e, inclusive, o vínculo que você tem com seus colaboradores.

Mas por que é importante não perder a confiança como líder? O portal Thoughtful Leader resume alguns dos benefícios aqui:

  

  • • A confiança ajuda você a tomar decisões melhores porque você para de se questionar constantemente.

    • Se você irradia confiança em si mesmo, também a gera nos outros, porque as pessoas ao seu redor começam a sentir que você tem tudo sob controle.

    • É mais provável que você fale pelos outros quando as pessoas ao seu redor estão muito assustadas para fazê-lo. Lembre-se de que, em tempos de crise, você pode não ser a única pessoa afetada.

Baixe nosso webinar sobre Liderança em tempos de home office

2. Recupere a confiança

Confianza líder en tiempos de crisis

Foto: Jacky Chiu (Unsplash)

Mas, como recuperar a confiança em tempos de crise? Embora momentos de dificuldade e incerteza possam abalar a segurança de qualquer pessoa, o mais importante é apostar na agilidade antes da perfeição.

E é que em tempos incertos dificilmente há uma opção correta. O importante é enfrentar os desafios que surgem ao longo do caminho. Se você tiver dúvidas, pergunte e peça ajuda. Isto sempre será melhor do que ficar sentado esperando a solução chegar à sua mesa.

O artigo da Harvard Business Review "O perfeccionismo vai atrasar você em uma crise" sugere levar em conta estes três pilares para recuperar a confiança em seu trabalho e se fortalecer como líder.

Lute contra as distrações

Embora uma crise possa encher você com mais e-mails, reuniões e notícias, é importante priorizar os pendentes e focar estrategicamente no que realmente importa. Uma ótima maneira de fazer isto é dar-se pausas durante o dia!

“Deixe sua mente se acalmar por um minuto. Faça várias pequenas pausas ao longo do dia quando não estiver tentando realizar algo. Estas pausas aprofundarão seu foco e consciência e ajudarão a avaliar se você está se concentrando nas coisas certas ”, aconselha o artigo da HBR.

Desafie seu ego

Embora os líderes possam acreditar que já sabem de tudo e que a chegada de uma crise possa abalar sua confiança, é importante colocar os egos de lado para construir novas conquistas.

“Nossos egos tendem a estar ligados aos nossos sucessos passados e como as coisas costumavam ser”, diz a HBR.

O que é aconselhável? Tenha sempre em mente qual é a missão da empresa e como mantê-la à tona durante a crise, antes de pensar em ganhar o aplauso de outras pessoas ou receber mais receitas econômicas. Abandonar o ego também significa aceitar que você não sabe todas as respostas e pedir apoio e conselhos sem medo do que dirão.

Ajude os outros

As crises podem ser bastante negativas para os trabalhadores e para a própria empresa. Por exemplo, em tempos de coronavírus, milhões de pessoas em todo o mundo ficaram sem trabalho. Diante desse cenário complexo, um líder pode se sentir extremamente afetado por ter que demitir funcionários e até reduzir salários.

O que é recomendado? Os especialistas em liderança organizacional Rasmus Hougaard e Jacqueline Carter sugerem construir a partir da empatia. Nesse sentido, perguntar a si mesmo(a) como pode ajudar os outros e agir é uma ótima maneira de não se deixar paralisar pela tristeza ou pelo medo.

Os dois especialistas dão como exemplo o que aconteceu com Alan Jope, CEO da Unilever, em tempos de coronavírus. Jope decidiu dar uma contribuição global em mercadorias avaliadas em mais de 100 milhões de euros, com outros 500 milhões de euros em alívio de cash flow para pequenos clientes e varejistas.

Embora nem todas as empresas tenham capacidade para doar somas de dinheiro milionárias, existem outras maneiras pelas quais sua empresa e sua equipe podem fazer um pouco durante uma crise. Que tipo de liderança 2020 exige? Descubra aqui!

Como o Crehana para Empresas ajuda sua equipe?

3. 10 conselhos para fortalecer sua confiança como líder

Foto: [email protected] (Unsplash)

Embora seja importante não perder de vista os três pilares mencionados acima, você também deve levar em consideração estes 7 conselhos para fortalecer sua confiança. Tente colocá-los em prática nos próximos dias!

1. Pense com otimismo

Em tempos difíceis, pode ser difícil ver a luz no fim do túnel, mas isso não significa que você tenha que parar de fazer isso. Pensar com otimismo o(a) ajudará a atrair a energia positiva de que você precisa para que sua empresa não entre em colapso em uma crise e também o(a) ajudará a irradiar energia otimista para as pessoas que trabalham com você.

“Mantenha um diário de gratidão para lembrar os momentos alegres do seu dia, bem como as suas realizações. Você desenvolverá mais paz e confiança quando permanecer em um estado de espírito agradecido", aconselha a especialista em etiqueta empresarial Jacqueline Whitmore no portal Entrepreneur.

2. Lembre-se de suas realizações!

Embora pareça que esta é a primeira grande crise que você enfrenta, a verdade é que ao longo de sua vida profissional você teve que lidar com outros problemas. Uma ótima maneira de recuperar a confiança como líder é lembrar outras lutas pelas quais você passou no passado.

“Isso vai ajudar você a dizer: Olá! Já tive sucesso antes. Posso conseguir de novo! ", Explica o Thoughtful Leader.

3.  Não se esqueça de seus valores e seu propósito

Uma ótima maneira de recuperar e fortalecer sua confiança durante uma crise é fazer um breve diagnóstico de quem você é, para se lembrar para onde deseja ir. Dica: reserve uma hora do dia para refletir sobre estas questões: quais são seus principais valores pessoais e qual é o seu propósito pessoal.

“Seus valores pessoais são como o combustível para o seu motor. São seus motivadores. Se você estiver em um ambiente alinhado com seus valores, se sentirá com energia e positivo(a), feliz, realizado(a) e satisfeito(a)”, explica Shine Coaching.

4. Não dependa de outras pessoas

Tente tomar decisões sem depender de terceiros. Talvez, durante a crise, a sua capacidade de decisão seja prejudicada, mas é importante que você tome a iniciativa! Embora você possa consultar suas dúvidas com outras pessoas, a responsabilidade de tomar a decisão final é sua.

“Se você encontrar um problema, corrija-o. Não espere que outra pessoa o faça, porque essa pessoa nunca pode vir. Aposte em você. É o risco mais seguro”, aconselha a Forbes.

No Crehana para Empresas, queremos ser seu parceiro de aprendizagem

5. Saia da sua zona de conforto!

Talvez você pense que, durante uma crise, a coisa mais segura que pode fazer é resolver as coisas da mesma maneira que antes. Tentar novos caminhos pode ser um grande sucesso para resolver os desafios.

O artigo do Thoughtful Leader destaca a importância de sair da sua zona de conforto fazendo coisas que você nunca fez antes. “Quando você sai da sua zona de conforto, começa a se sentir mais confortável com o desconforto. Quando você se sente confortável com o desconhecido e o incerto, os problemas geralmente tornam-se mais fáceis de superar e são menos estressantes”, explicam.

Resuelve tus dudas como líder

Foto: Amy Hirschi (Unsplash)

6. Resolva suas dúvidas

Muitos(as) líderes acham que não precisam da orientação de outra pessoa, mas a verdade é que todas as pessoas precisam de conselhos e ajuda de vez em quando. Se você tiver um(a) mentor(a) ou coach, este é um ótimo momento para fazer perguntas.

E se você não tem esse apoio, este é um ótimo momento para conversar com alguém que você admira e pedir conselhos. Você não deve saber todas as respostas de um dia para o outro!

“Os líderes não sabem tudo e não deveriam tentar. Em vez disso, eles deveriam delegar responsabilidade àqueles que estão em melhor posição para ter sucesso”, diz o Thoughtful Leader.

7. Pense no seu legado

Se atualmente você está no comando de uma empresa e/ou equipe, pergunte-se como gostaria de ser lembrado(a) quando tudo voltar ao normal.

Uma ótima maneira de se manter motivado(a) é pensar no exemplo que você estará deixando aos seus funcionários quando a crise passar. Talvez isto coloque um peso muito grande sobre seus ombros, mas o importante é que você tome isso como um incentivo para se manter resiliente.

8. Conheça seus pontos fracos

Muitos líderes sabem no que são realmente bons, mas poucos conhecem seus pontos fracos. Como diz Sun Tzu em "A  Arte da Guerra", "se você conhece o inimigo e a si mesmo(a), não deve temer o resultado de cem batalhas".

Mas não são apenas os líderes que têm medo de expor suas fraquezas: as pessoas em geral costumam escondê-las e não enfrentá-las. O que é melhor? Conhecer em quais aspectos você precisa trabalhar para minimizar o impacto de qualquer erro. Além disso, se você se concentrar em abraçar suas fraquezas, pouco a pouco irá transformá-las em forças.

9. Não pare de aprender

Como mencionamos no ponto anterior, é importante abraçar seus pontos fracos para melhorar como profissional e como pessoa. De acordo com o portal de negócios All Business, um líder nunca deve parar de aprender e saber mais sobre sua área.

“O empresário, investidor e autor de best-sellers James Altucher recomenda a leitura de 500 livros sobre o seu tópico para que possa dizer com segurança que é um especialista no assunto. A partir de hoje, escolha um novo livro ou inscreva-se em um webinar para ajudá-lo(a) a se tornar um(a) líder melhor”, explica ele.

10. Não se compare com os outros

Em tempos de crise, é muito fácil olhar para a pessoa ao seu lado e acreditar que ela está melhor do que você. A verdade é que, em tempos difíceis, nenhum(a) líder está livre para perder a confiança. A melhor coisa que você pode fazer é se concentrar em suas realizações e mantê-las sob controle.

Recomendados para ti