Home Blog/ Brasil/
Brasil
O que são os planos fotográficos e como usá-los?O que são os planos fotográficos e como usá-los?

O que são os planos fotográficos e como usá-los?

Juan Camilo Delgado - 22 Dic 20

Articulo

7 min.

Sabemos que você foi atraído para ler este artigo porque adora fotografía, e, por isso, queremos que amplie seu conhecimento sobre o assunto. Hoje, vamos contar o que são os planos fotográficos, como compô-los e mostraremos alguns exemplos para que suas fotos transcendam a normalidade.

Ao tirar fotos, é natural que você escolha a moldura que melhor se adapta às suas preferências. Mas embora o resultado possa parecer certo para você, lembre-se de que usando planos fotográficos e técnicas de composição você não só conseguirá transmitir melhores sensações, mas também poderá capturar com maior precisão todos os elementos que compõem uma imagem.

 

Índice

  1. O que é um plano fotográfico?
  2. Para que servem os planos fotográficos?
  3. Quais são os planos fotográficos?

 

O que é um plano fotográfico?

Vamos começar com o elementar. Um plano fotográfico é a proporção de um conjunto de elementos em um enquadramento. Através do uso de planos fotográficos podemos ter certeza sobre os trechos mais relevantes que irão aparecer na nossa fotografia final, garantindo que a dimensão desses elementos mantenha sua magnitude e sua estética não seja afetada.

plano fotográfico ejemplo

Imagem: Unsplash

No cinema ou na fotografia, o uso de imagens estáticas vai além de um simples disparo. Para dar-lhes maior valor e sentido de interpretação, estas imagens devem contar com uma série de técnicas e códigos para transmitir sentimentos a quem as vê. Os planos fotográficos passam a fazer parte deste exercício e se tornam um fator fundamental que deve ser levado em consideração na captura de qualquer imagem.

Para que servem os planos fotográficos?

Os planos fotográficos são uma ferramenta fundamental para o planejamento, composição e resultados de suas fotografias. Mais do que corresponder a um conjunto de guias, os planos fotográficos são normas que você deve cumprir e garantir.

Por meio de um plano fotográfico, suas fotografias terão uma hierarquia de elementos que lhes dará um maior valor composicional e estabelecerá uma linguagem visual que determinará suas intenções.

plano fotográfico ejemplo

Imagem: Unsplash

Você não apenas obterá melhores resultados para suas fotos, mas eles o(a) ajudarão a determinar o tipo de enquadramento que deve ser usado para a foto que vai capturar.

Convidamos você a ler este artigo sobre as tendências em fotografia de produto para 2021.

O que você deve ter em mente antes de usar planos fotográficos?

Antes de tirar as suas fotografias e escolher o plano mais adequado para as mesmas, há uma série de recomendações a levar em conta para obter melhores resultados.

Orientação da câmera: horizontal

Se você vai tirar uma foto com uma câmera ou um smartphone, lembre-se de que a posição do seu dispositivo pode ser um fator determinante para o que deseja capturar.

Por exemplo, se você estiver tirando uma fotografia de uma paisagem ou de um grupo de pessoas, posicione sua câmera horizontalmente para capturar a imagem.

plano fotográfico horizontal

Imagem: Unsplash

O horizonte marca nosso campo de visão. Portanto, uma fotografia horizontal representa estabilidade e está próxima da forma como vemos com nossos olhos. Portanto, quem vir sua fotografia poderá contemplá-la melhor.

Orientação da câmera: vertical

Agora, se você vai tirar uma foto de algo que tem uma grande altura ou se estende de baixo para cima, sua melhor opção é posicionar sua câmera na vertical.

Você deve usar o formato de fotografia vertical para capturar retratos ou fotografias de pessoas, se quiser que elas sejam as protagonistas em seu enquadramento. Isso porque o formato vertical se adapta melhor à figura humana levando em consideração nossa morfologia.

plano fotográfico vertical

Imagem: Unsplash

Além disso, se você gosta de fotografia urbana e adora fotografar edifícios ou fachadas, a utilização do formato vertical ajudará a captar a dimensão das estruturas e eliminará os elementos que estão à sua volta para lhe dar mais relevância.

Plano de fundo da sua fotografia

Antes de tirar sua fotografia, esteja atento(a) ao plano de fundo que vai usar. Mesmo que você já tenha a foto perfeita para seu objeto ou protagonista, um fundo saturado ou fora do contexto pode ser uma distração do que você deseja comunicar.

Certifique-se de que o fundo e o objeto se complementam.

plano fotográfico fondo

Imagem: Unsplash

Bordas de suas fotos

Sempre que você estiver tirando uma foto, certifique-se de que as bordas do enquadramento estejam perfeitamente posicionadas para que tudo se encaixe na composição.

Cortar as bordas é um erro comum ao tirar fotos, já que, na maioria dos casos, focamos mais no centro da imagem e não nos elementos que estão ao redor.

plano fotográfico bordes

Imagem: Unsplash

Se você quer saber como tirar fotos em casa, este rtigo tem tudo que você precisa aprender.

Quais são os planos fotográficos?

A seguir explicaremos quais são os planos fotográficos mais importantes na fotografia e daremos as melhores dicas para utilizá-los em sua rotina:

Planos fotográficos: 1. Grande plano geral

O grande plano geral é usado para tirar fotos de paisagens amplas e extensas de algum lugar. Se você está viajando e deseja captar a imensidão de um panorama, este é o plano fotográfico que deve usar para gerar a sensação de amplitude.

plano fotográfico gran plano general

Imagem: Unsplash

Na maioria dos casos, o grande plano geral é usado para capturar fotos onde os personagens não têm nenhuma relevância e o contexto recebe mais importância do que qualquer outro elemento. Coloque seu dispositivo na posição horizontal para tirar estes tipo de fotos.

Planos fotográficos: 2. Plano geral

O plano geral é um dos planos fotográficos mais utilizados na área do cinema e da fotografia. A sua utilização é obrigatória para conseguir captar momentos em que tanto o contexto como os protagonistas são importantes na composição fotográfica.

plano fotográfico plano general

Imagem: Unsplash

Este plano fotográfico permite-nos ter uma dimensão sobre a dimensão dos elementos que constituem a fotografia. É um plano elementar se você deseja capturar situações cotidianas para mostrar detalhes de certos objetos, pessoas ou elementos.

Planos fotográficos: 3. Plano americano

Também conhecido como o plano de três quartos, o plano americano é tirado principalmente de filmes de faroeste em meados do século XX. Seu papel no cinema foi enfatizar os coldres que os vaqueiros ajustavam nas laterais de suas coxas, focando na captura de uma imagem que começava na cabeça e terminava acima dos joelhos.

plano fotográfico plano americano

Imagem: Pexels

Você pode usar este plano fotográfico se quiser acentuar alguma característica de uma pessoa do rosto até abaixo da cintura. Além disso, este plano é indispensável se você tem uma marca de roupas e deseja que uma peça seja mais relevante.

Planos fotográficos: 4. Plano médio

Como o próprio nome indica, este plano fotográfico consiste em captar uma fotografia de uma pessoa desde a cabeça até ao meio do corpo, ou seja, a cintura. Ao contrário do plano americano, o plano médio permite uma aproximação mais detalhada dos objetos que estão na parte superior do protagonista da imagem.

plano fotográfico plano medio

Imagem: Pexels

Você pode usar um plano médio para destacar camisas, camisetas, blusas, casacos ou outros acessórios que estão na parte superior do corpo.

Planos fotográficos: 5. Plano médio curto

O plano médio curto serve como uma técnica fotográfica para enfatizar os detalhes de uma pessoa da cabeça ao peito — ideal se você deseja destacar um detalhe facial ou algum tipo de acessório.

plano fotográfico plano medio corto

Imagem: Pexels

É um plano fotográfico bastante fechado, razão pela qual o fundo irá para o segundo plano e focará apenas na pessoa a ser fotografada. Por ser um plano muito estreito, você deve se certificar de que o enquadramento de sua câmera não corte alguns detalhes importantes, como o cabelo ou o contorno de seu protagonista.

Planos fotográficos: 6. Primeiro plano

Este plano fotográfico aproxima-se mais do(a) protagonista e captura detalhes ou expressões no rosto de uma pessoa. Sua composição abrange da cabeça aos ombros.

plano fotográfico primer plano

Imagem: Unsplash

Se você deseja capturar emoções, um primeiro plano será ideal para o que você deseja transmitir. Para utilizar este plano fotográfico, recomendamos que a orientação do seu dispositivo para tirar a fotografia seja na vertical, pois você poderá ter uma melhor aproximação do seu modelo e evitará que o fundo ganhe destaque.

Planos fotográficos: 7. Primeiríssimo primeiro plano

Este plano fotográfico se concentra exclusivamente em capturar o rosto de uma pessoa. O primeiríssimo primeiro plano é um plano altamente expressivo e emocional, pois se destina a focar nos detalhes faciais.

plano fotográfico primerísimo primer plano

Imagem: Unsplash

O centro da atenção neste tipo de plano fotográfico está principalmente nos olhos. Portanto, certifique-se de que a pessoa a ser fotografada represente o que você deseja transmitir através do olhar.

Planos fotográficos: 8. Plano detalhe

O plano detalhe é o plano fotográfico que mais se aproxima do elemento principal da fotografia para contemplar cada uma de suas características. Concentra-se em uma pequena fração do corpo ou é responsável por exibir todos os atributos de um acessório.

plano fotográfico plano detalle

Imagem: Unsplash

O plano de detalhe é o plano mais fechado. Portanto, você deve ter certeza de que as bordas de sua fotografia não cortam nenhum detalhe da imagem que possa afetar o resultado. Este plano é amplamente utilizado em publicidade e na fotografia de produto.


Inscreva-se em nossos Cursos de Fotografia

 

Planos fotográficos de acordo com a localização da câmera

Embora os planos fotográficosanteriores exemplifiquem a relação e proximidade entre os objetos com a câmera, você também pode usar diferentes ângulos para transmitir diferentes tipos de sensações com as imagens.

Quando se fala em ângulos fotográficos, faz-se referência à localização e inclinação da câmera em relação ao que vamos fotografar.


Planos fotográficos: 9. Plano normal

O plano normal é o plano que costumamos usar quando tiramos uma fotografia em pé. É quase uma representação do que nossos olhos veem, refletindo uma sensação de confiança, precisão e estabilidade.

plano fotográfico plano normal

Imagem: Unsplash

Neste plano fotográfico, a câmera não possui nenhum tipo de ângulo ou inclinação, sendo colocada em uma posição paralela ao solo.

 

Baixe grátis este guia para vender suas fotos pela Internet


Planos fotográficos: 10. Plano zenital

Temos certeza que em alguma ocasião você já tirou uma foto de um prato apetitoso para compartilhar nas suas redes sociais. O plano zenital é aquela perspectiva que você usa para capturar uma foto de um objeto de cima, formando uma linha vertical entre sua câmera e o objeto a ser fotografado.

plano fotográfico plano cenital

Imagem: Unsplash

O plano zenital, além de ser utilizado na fotografia, também tem sido utilizado em diversos campos, como o cinema ou os videogames.

Planos fotográficos: 11. Plano picado

O plano picado tem semelhanças com o plano zenital, mas sua diferença está na largura do seu ângulo, este sendo um pouco mais aberto. Ou seja, o plano picado é uma perspectiva em diagonal, que continua a apontar de cima para baixo, mas não é tão vertical quanto o plano zenital.

plano fotográfico plano picado

Imagem: Unsplash

Na linguagem audiovisual, o plano picado é usado para atribuir a uma pessoa o sentimento de inferioridade ou impotência em relação a um objeto.

Planos fotográficos: 12. Plano contrapicado

Como o próprio nome indica, este plano fotográfico corresponde a ser o oposto do plano picado. Em vez de mirar de cima para baixo de uma perspectiva diagonal, o plano contrapicado vai de baixo para cima, para criar uma sensação de grandeza e superioridade.

plano fotográfico plano contrapicado

Imagem: Unsplash

É usado em filmes e na fotografia para realçar a importância de um(a) personagem e fazê-lo(a) parecer superior a outros objetos ou protagonistas.

Planos fotográficos: 13. Plano nadir

Este plano fotográfico é o oposto do plano zenital. Sua perspectiva também forma uma linha vertical, mas sua direção começa de baixo para cima. Geralmente, para usar um plano nadir, a câmera deve ser colocada no solo e a lente deve apontar para o céu em uma direção reta.

plano fotográfico plano nadir

Imagem: Unsplash

Com esta técnica, somos capazes de dar uma proporção mais exagerada ao objeto ou à pessoa que estamos fotografando.

Acesse todos os nossos cursos com uma assinatura Premium

Nosso passeio pelos planos fotográficos termina aqui. Lembre-se de que a fotografia é um exercício de experimentação e de tentar quantas vezes forem necessárias para alcançar aquele resultado que você tanto quer.

Anime-se a se arriscar e a ter alternativas diferentes para que suas fotos sejam assunto de conversa e seu conteúdo fique cada vez melhor.