A linguagem de programação SQL é utilizada no varejo, na saúde, na educação, nas telecomunicações e até mesmo na defesa. Desenvolvida nos anos 70, espalhou-se rapidamente e atualmente é a linguagem que mais se usa na área de banco de dados. É por isso que o aprendizado da linguagem de programação SQL abrirá portas para você aproveitar grandes oportunidades de trabalho.
O que é SQL? "Structured Query Language" (SQL) é uma linguagem de programação usada para manipular dados e sistemas de bancos de dados relacionais. Esta linguagem é utilizada sobretudo para se comunicar com bancos de dados a fim de gerenciar os dados neles contidos.
Isso permite armazenar, manipular e encontrar esses dados. Há também a opção de efetuar consultas, atualizar dados, reorganizar dados ou mesmo criar e modificar o esquema e a estrutura de um sistema de banco de dados controlando o acesso aos dados.
Assim, a linguagem de programação SQL não só permite realizar operações de seleção, inserção, atualização e exclusão de dados, mas também operações administrativas em bancos de dados. Assim sendo, trata-se de uma linguagem completa de banco de dados que vai além da recuperação de informação.
SQL é utilizado para poder controlar todas as funções que um sistema de gerenciamento de banco de dados fornece a seus usuários, ao mesmo tempo em que fornece uma estrutura para a criação do próprio banco de dados, gerenciando sua segurança, atualizando seu conteúdo, recuperando dados e compartilhando-os entre os diferentes usuários.
Fuente: Unsplash
Como funciona o “Structured Query Language”
Até muito recentemente, os bancos de dados só entendiam SQL.
É por isso que saber o que é SQL e aprender SQL é essencial para trabalhar no setor de desenvolvimento de aplicativos. Antes de poder utilizá-lo, é preciso aprender seu markup.
Isto é aplicável a todas as linguagens de programação.
Por outro lado, SQL tem uma característica única que é o conceito de tabelas, algo que o distingue de outras linguagens.
Um banco de dados é composto de tabelas e cada tabela é composta de colunas e fileiras, representando um conjunto de dados.
Quando se trabalha com bancos de dados, vários comandos SQL são frequentemente utilizados:
- CREATE DATABASE cria um banco de dados.
- CREATE TABLE cria uma nova tabela.
- SELECT é utilizado para extrair dados de um banco de dados.
- INSERIR acrescenta novas linhas de dados à tabela.
- COUNT é utilizado para contar o número de colunas em uma tabela.
- ORDER BY organiza os resultados em ordem ascendente ou descendente.
- UPDATE permite que você ajuste ou edite dados.
- DELETE permite que você apague alguns dados.
Estes exemplos de comandos são amplamente utilizados. Entretanto, quanto mais complexo o banco de dados, mais comandos deverão ser utilizados.
Para que é usado o SQL?
SQL é utilizado em praticamente todas as áreas onde os dados são gerados e analisados. No setor financeiro, os aplicativos bancários on-line e de processamento de pagamentos armazenam dados sobre as transações financeiras e os usuários. Por serem baseados em bancos de dados complexos, estes sistemas exigem o uso de SQL.
Também os aplicativos Spotify e Deezer, fazem muito uso de bancos de dados para poder armazenar os imensos catálogos de arquivos de música de diversos álbuns de diferentes artistas. SQL torna possível a manipulação destes dados para encontrar o que o usuário está procurando. Ao mesmo tempo permite armazenar dados sobre o usuário e as suas preferências.
Fuente: Unsplash
Características da linguagem de programação SQL
A linguagem de programação SQL é caracterizada pelo uso de álgebra e cálculo relacional para a realização de consultas. Mas o que a tornou popular e a consolidou é o seguinte:
- Linguagem padronizada
- Integridade dos dados
- Flexibilidade
- Simplicidade e clareza
Hoje em dia, um especialista em programação SQL é a chave para todas as empresas orientadas por bancos de dados. Profissionais tais como analistas, cientistas e engenheiros de dados deveriam dominar esta linguagem com perfeição.
Também os desenvolvedores back-end ou de aplicativos móveis devem ter domínio absoluto desta linguagem, pois estes projetos também são frequentemente alimentados por SQL.
Os sistemas de banco de dados SQL mais populares
Em primeiro lugar, é necessário entender o que é um sistema de banco de dados. Trata-se de um programa que permite a um desenvolvedor trabalhar com um banco de dados através de uma interface de usuário. Desta forma, os bancos de dados podem ser manipulados de uma forma mais intuitiva.
Isto é graças a modelos pré-desenhados e ferramentas de construção que simplificam a vida do programador do banco de dados, automatizando tarefas comuns como a limpeza do sistema.
Existem alguns que são bem conhecidos, como por exemplo:
- ORACLE DATABASE: Este sistema de banco de dados SQL é particularmente utilizado para o armazenamento de dados e o processamento de transações on-line.
- MySQL: disponível em código aberto e de graça para indivíduos e para empresas. As pequenas empresas e as startups o escolhem principalmente por ser gratuito, mas muitos aplicativos de código aberto também fazem uso do MySQL.
- SQL SERVER: é o sistema de gerenciamento de banco de dados SQL da Microsoft. Este sistema é usado em software para o público em geral e em servidores web rodando em Windows. Isso lhe dá uma grande base de usuários.
- PostgreSQL: é, sem dúvida alguma, o principal concorrente do MySQL. É também um sistema de banco de dados de código aberto e é utilizado por muitos startups pelo fato de ser gratuito. Esse sistema é compatível com todos os principais sistemas operacionais, tais como macOS, Windows e Linux. Ao contrário de outros sistemas como o SQL Server, o PostgreSQL enfatiza seguir a sintaxe padrão de SQL, o que torna muito mais fácil de aprender.