Python é um sistema de programação flexível, simples, rápido de executar e aprender. É um grupo de instruções que formam uma unidade de resolução de problemas concretos. As funções Python permitem que você use códigos para reduzir o número total de linhas em seu projeto.
Se você está apenas aprendendo a programar, neste blog você encontrará um guia sobre as principais funções em Python para conhecer a sua estrutura e como utilizá-las em suas aplicações.
Aprender a programar em Python é super fácil. Pronto? 😊
O que é Python e para que serve?
No mundo da programação, Python é uma linguagem de códigos amplamente utilizada em empresas de todo o mundo para construir aplicativos, web, análise de dados, automação de operações, etc.
Grandes empresas de tecnologia como Netflix, Facebook e Google vêm utilizando Python em seus sistemas operacionais há vários anos. Por sua vez, grandes empresas como JP Morgan, PayPal e Goldman Sachs também o consideram como um requisito básico para seus processos de seleção de funcionários.
Fuente: Unsplash
Para que serve Python?
Python é uma linguagem de programação que visa facilitar a leitura de um sistema e a interpretação de dados, ou seja, é criada para que qualquer pessoa possa usar o programa.
É baseado em linguagens multiparadigma, ou seja, combina propriedades de diferentes utilidades de programação. Isto permite que os usuários possam utilizá-lo de forma flexível e fácil.
Não se limita a uma única área de uso, pois suas aplicações podem ser usadas em diferentes espaços que envolvem inteligência artificial. Ao mesmo tempo, está disponível em diferentes sistemas operacionais, tais como Linux ou Windows.
O melhor de tudo, Python é totalmente gratuito, é uma linguagem open source com código aberto. Ao contrário de outros programas, você não precisa pagar uma taxa de licença para usar o programa.
Programação de funções em Python
Antes de definir a programação em Python, precisamos esclarecer o que é uma função. Na Internet, dentro dos sistemas operacionais e na web, a função é uma forma de agrupar algoritmos e expressões para determinar ações. São códigos simbólicos que são colocados dentro de uma função a fim de serem executados.
Fuente: Unsplash
Dentro da programação em Python, que é baseada em sub-rotinas e funções, ela tem apenas três estruturas de controle.
✅ Sequência: várias sentenças são executadas uma após a outra.
✅ Condicional ou seleção: Dependendo do valor da variável booleana, se executa uma sentença ou um conjunto destas.
✅ Ciclo, loop ou iteração: Se uma variável booleana for verdadeira, se executa uma sentença ou um conjunto destas.
É estabelecido que todas aquelas funções que são evidentes em um computador, podem ser implementadas em um sistema ou linguagem de programação Python com as três estruturas de controle.
Por padrão, as sentenças traduzidas em códigos de computador são executadas na ordem em que são escritas no programa. As funções em Python têm uma sentença if, que pode ser misturada com elif ou else. Se você quiser incluir loops ou iterações, você pode colocar as estruturas while e for.
Fuente: Unsplash
Características das funções em Python
Em Python você pode criar funções graças a uma linguagem flexível que está presente em qualquer tipo de aplicativo.
As funções em Python têm as seguintes características:
- def: palavra-chave.
- Nome da função.
- "()": parênteses que incluem os parâmetros de entrada ( opcionais).
- ":" : dois-pontos.
- Bloco de código.
- Sentença de retorno (opcional).
Estes são os 6 elementos-chave que todas as funções em Python devem ter. Eles são utilizados na mesma ordem mencionada acima e ajudam a manter uma estrutura de programação ótima e eficiente.
Fuente: Unsplash
Vantagens da programação em Python
As funções em Python, além de facilitar a programação, têm outras vantagens e benefícios que serão úteis para você.
✅ Você pode ler programas sequencialmente e não precisa rastrear quebras de linha (GOTO) nos blocos de códigos.
✅ Os programas têm estruturas claras, pois as sentenças estão relacionadas umas com as outras.
✅ Você tem custos de manutenção mais baixos.
✅ A simplicidade e rapidez do programa ajuda a depurar, modificar e ampliar o desempenho.
Fuente: Unsplash
Funções em Python
Os blocos de código têm um nome que recebe argumentos de entrada sob uma seqüência de sentenças. Elas executam operações e devolvem um valor ou executam uma tarefa.
As funções em Python são componentes importantes na programação que têm uma estrutura que consiste em dois princípios.
👉🏻 Princípio da reutilização: Você pode reutilizar uma função várias vezes e em diferentes programas.
👉🏻 Princípio de modularização: Permite segmentar programas complexos em módulos mais simples para facilitar a depuração e a programação.
Dentro das funções em Python, você encontrará integrações de linguagem criadas pelo usuário para replicá-las em diferentes programas.
Fuente: Unsplash
-
Sentença def
Esta definição de função é usada para criar objetos, que são definidos por cada usuário. São sentenças a serem executadas com o nome da função e têm referências ao nome ou espaço de nomes local ou global.
A sintaxe da função em Python pode ser vista na imagem. O significado de cada elemento é explicado a seguir.
👉🏻 NAME: é atribuído por cada usuário.
👉🏻 PARAMETER_LIST: a lista que inclui a função.
👉🏻 DOCSTRING_DE_FUNCTION: string para a função.
👉🏻 SENTENCES: o bloco de código que é realizado em cada operação Python.
👉🏻 RETURN: é a sentença de retorno no código.
👉🏻 EXPRESSION: a variável que retorna a sentença RETURN.
Fuente: Covantec
-
Argumentos e parâmetros
A definição de uma função em Python com valores, chamados parâmetros, pode ser convertida em argumentos quando uma chamada dos valores intervém.
✅ Por posição
Nas funções de Python, quando são enviados argumentos em funções, eles são recebidos em ordem.
Fuente: Covantec
✅ Pelo nome
Também é possível evitar a ordem dos parâmetros, especificando o valor de cada parâmetro pelo nome durante a chamada.
Fuente: Covantec
✅ Chamada sem argumentos
Quando uma função é chamada com os respectivos parâmetros, ela pode não passar os argumentos corretamente e isto causará uma exceção TypeError.
Fuente: Covantec
✅ Parâmetros padrão
Se você quiser corrigir este erro, você deve atribuir valores padrão nulos aos respectivos parâmetros. Desta forma, você pode antecipar e testar a operação sem primeiro executar o código.
Fuente: Covantec
-
Argumentos indefinidos
Dentro das funções de Python, você tem a opção de usar parâmetros indeterminados por posição e nome. Isto o ajuda em momentos em que você ainda não definiu o número de elementos necessários para sua função.
✅ Por posição
Nesta função você deve criar uma lista dinâmica de argumentos. Isto é representado como um tipo duplo que é definido com um asterisco.
Fuente: Covantec
✅ Pelo nome
Nesta função você deve criar um dicionário dinâmico de argumentos para definir o parâmetro com dois asteriscos.
Fuente: Covantec
✅ Por cargo e nome
Nesta função você deve criar coleções dinâmicas para ambos os tipos de parâmetros simultaneamente. Você inclui os argumentos por valor e depois por chave. Você não precisa colocar args e kwargs, somente em caso de convenção.
Fuente: Covantec
-
Sentença pass
As funções em Python permitem realizar uma operação nula, ou seja, nada acontece quando ela é utilizada. Isto pode ajudá-lo quando uma sentença é necessária sintaticamente e não precisa de código para ser executada.
Fuente: Covantec
-
Sentença return
A sentença return ajuda as funções a se comunicar com o exterior. Isto é feito através da devolução de valores.
✅ Retorno múltiplo
Em Python, você tem a possibilidade de retornar múltiplos valores separados por vírgulas. Por sua vez, você pode registrar a diferentes variáveis e valores de tuple imutáveis.
Fuente: Covantec
Se você quiser saber mais sobre as funções em Python, você pode encontrá-lo no site deles.
Recomendamos que você faça as funções em alguns exercícios de programação e saiba como utilizá-las na parte prática do sistema. Isto o ajudará a ter uma experiência mais direta com as funções em Python e como elas são utilizadas.
Como criar funções em Python?
Depois de compreender todas as funções em Python em profundidade, a próxima pergunta permanece: Como programar em Python
Para iniciar a programação em Python é necessária uma sequência construída por elementos que levem à criação bem-sucedida de códigos e funções específicas.
Apresentamo-los a seguir.
-
Sintaxe
O primeiro passo na criação das funções em Python é a declaração de funções. Esta deve ser colocada inicialmente com a palavra def. Seguida do nome desta função e dentro dos parênteses são colocados os parâmetros a serem avaliados.
No final, você deve escrever a palavra pass que atribui o conteúdo da função. O conteúdo que você adiciona pode ser ativado colocando o mesmo nome que foi colocado no início. De tal forma que se torne a palavra print com os valores em função.
Fuente: DevCode
-
Parâmetros
A função anterior mostra uma parte básica de como a programação Python é composta. Agora vamos atribuir parâmetros à função.
No exemplo anterior apenas uma soma foi colocada, mas agora esses componentes têm um nome que os identifica. Entretanto, para criar o código e fazê-lo adicionar ambos os parâmetros, o valor de um deles pode ser variado.
Como você pode ver na imagem, o número2 tem um valor padrão, o que significa que quando a função inclui uma variação, ela deve ser moldada ao resultado do primeiro parâmetro.
Fuente: DevCode
-
Ordem dos parâmetros
Ao enviar parâmetros para funções em Python, toma-se por certo que um valor deve ser o primeiro parâmetro, o segundo valor vai com o segundo parâmetro, e assim por diante.
Entretanto, ao programar em Python, você pode alterar esta ordem. Como você pode ver na figura, quando você nomeia a função, podemos deixar claro qual parâmetro ela vai representar.
Isto lhe dá a flexibilidade de escolher a ordem na qual você deseja enviar os parâmetros como você julgar conveniente.
Fuente: DevCode
-
Envio de listas
Uma opção adicional para fazer funções em Python é que você pode enviar listas como um parâmetro. Isto pode ajudá-lo quando você tem vários dados que você deseja incluir em uma função e o programa se encarregará disso.
Fuente: DevCode
-
Receber dicionários
Com esta opção, você pode enviar vários parâmetros para convertê-los em uma única variável. Com as funções em Python, você pode tornar a programação mais eficiente e mais fácil de ler.
Fuente: DevCode
Esperamos que você tenha gostado e compreendido um pouco mais sobre as funções em Python. Este programa permite utilizar diferentes variações e escolher a melhor opção de acordo com o projeto em que você está trabalhando.
Saiba mais sobre a linguagem de programação! Recomendamos este curso online para descobrir o desenvolvimento web de front-end com ferramentas HTML e CSS.