Home Blog/ Brasil/
Brasil

Esta citação, da autora americana Maya Angelou, reflete o quanto nossa mentalidade é fundamental:

"Você pode aprender muito de uma pessoa se observar como ela lida com estas três coisas: perder a bagagem, um dia chuvoso e luzes de Natal emaranhadas".

Quantas vezes você já disse "não posso", "isto é muito difícil" ou "eu não sou bom" nisto ou naquilo?

Já se passou mais de um ano desde que o mundo girou abruptamente em seu eixo. A pandemia da COVID-19 é aquele cisne negro que ninguém esperava e que afetou profundamente todas as relações conhecidas. 

Hoje, o processo de transformação digital acelerou-se a uma velocidade vertiginosa e, ao longo do caminho, milhões de pessoas ainda estão tentando reprogramar suas mentes para entender o cenário atual e persistir naquilo pelo qual viemos ao mundo: crescer e progredir.

Estamos começando a emergir de um inverno muito longo e rigoroso, onde o crescimento desacelerou e as folhas das árvores e os sonhos das pessoas foram levados pelo vento. Mas agora é tempo de nos deixar desabrochar. 

growth mindsetFuente: Pixabay

Carol Dweck: "Não tenha medo de errar, nunca é tarde para aprender".

Há muitos tipos de mentalidade, mas Carol Dweck, pesquisadora da Universidade de Stanford, criou o termo mentalidade de crescimento ou growth mindset para descrever uma forma particular de interpretar e se relacionar com o nosso entorno.

Contarei agora mesmo o segredo dela: as pessoas mais bem-sucedidas do mundo têm uma mentalidade de crescimento e você pode desenvolvê-la se você decidir. 

Carol Dweck nos convida a jogar fora muito de nossos preconceitos sobre inteligência e talento que aprendemos na educação formal e dentro de nossas famílias. Não é que não existam pessoas mais ou menos inteligentes, mas que todos nós podemos crescer e mudar de uma mentalidade fixa para uma mentalidade de crescimento.

Ficar preso a uma mentalidade fixa é o que nos impede de crescer, pois não nos permite estar abertos ao feedback, assumir novos desafios e implementar melhorias e mudanças. 

Isto é o que Carol Dweck explica nesta entrevista: (Video)

Neste mundo há duas opções: ou você está crescendo ou não está. Não há meio-termo. Se você não estiver crescendo, você está estagnando ou retrocedendo. Para crescer, precisamos desenvolver uma mentalidade de crescimento.

Parece um paradoxo do estilo da galinha e o ovo, mas vou tentar ser o mais explícito possível: se você não consegue ver as oportunidades no mundo, você só vai se concentrar nos contratempos.

Para isso, você precisa desenvolver uma mentalidade de crescimento, que é uma mentalidade positiva e de abundância.

O que é mentalidade e como posso desenvolvê-la? 

Sua mentalidade é a lente através da qual você vê os outros, as pessoas e as coisas que entram em seu campo de percepção.

por que desarrollar una mentalidad de crecimientoFuente: Pexels

Este padrão de pensamento ou estrutura iguala a maneira como você vê o mundo, assim como a si mesmo. Para o bem ou para o mal, muitas de nossas respostas cerebrais são rápidas demais, porque o mundo assim nos exige para sobreviver nele.

A essa primeira resposta a qualquer desafio, é provável que acrescentemos preconceitos e emoções incorretas. É por isso que o caminho para uma mentalidade de crescimento envolve, em primeira instância, o caminho do autoconhecimento e da descoberta de nosso ikigai.

Dedicar tempo ao seu crescimento pessoal é fundamental e o que você pensa sobre si mesmo terá impacto em seu sucesso ou fracasso.

Comece agora mesmo um dos diversos cursos que a Crehana coloca à sua disposição! As pessoas com mentalidade de crescimento acreditamos que podemos aprender o aparentemente impossível e superar os desafios mais inesperados.

Queremos aprender de tudo e, especialmente, queremos melhorar, melhorar e melhorar. Gritamos por desafios e respondemos com resiliência aos contratempos. A resiliência permite que nos levantemos diante de várias adversidades e daqueles cisnes negros que aparecem em nosso caminho.

Uma pessoa com mentalidade fixa joga tudo fora ao primeiro contratempo, mas uma pessoa com mentalidade de crescimento vê um erro como uma oportunidade de aprender algo novo. 

Não tenho a capacidade de prever o futuro, mas posso prometer agora mesmo que tempos ainda mais desafiadores estão pela frente, e desenvolver as suas virtudes é a chave para mudar sua vida.