Home Blog/ Brasil/
Brasil
Conheça os melhores softwares para animação 2D e 3DConheça os melhores softwares para animação 2D e 3D

Conheça os melhores softwares para animação 2D e 3D

Juliane Angeles - 25 Jul 20

Articulo

7 min.

Um software de animação permite que as ideias mais incomuns e loucas tornem-se realidade. Por exemplo: transformando as emoções de uma menina em personagens ou treinando dragões (sim, nos referindo aos filmes Intensamente e Como Treinar o seu Dragão).

Agora, se você chegou a este artigo, é porque você tem alguma ideia, história ou personagem que deseja trazer para o mundo da animação, mas falta a coisa mais importante: escolher o programa de animação, certo?

Então, como escolher o software de animação certo? Não se preocupe com isso, porque neste artigo mostraremos os melhores programas de animação 2D e 3D. Então, você poderá escolher mais facilmente.

Mas, primeiro, vamos repassar o conceito de animação e os tipos de animação que existem.

Obtenha uma Associação Premium e leve sua educação a outro nível

Índice

1. O que é animação digital?

2. Tipos de animação

3. Programas para animação 2D

4. Programas para animação em 3D

 

1. O que é animação digital?

A animação digital é baseada na animação tradicional. A diferença é que a primeira utiliza a tecnologia para criar projetos animados por meio de software e ferramentas de animação. Atualmente, há espaço para animação 2D e e para a 3D.

A animação 3D consiste em "dar vida" a personagens ou imagens em três eixos por meio de software em um computador. Diferentes programas são usados para modelar objetos e criar os esqueletos virtuais dos personagens, que são posteriormente cobertos com texturas e animados, graças às funções dos programas de animação. A etapa final é a renderização.

A animação é usada em muitas áreas da indústria audiovisual: filmes, séries, efeitos especiais, desenvolvimento de videogames, etc.

2. Tipos de animação

Estes são os 5 tipos de animação  que todo criativo ou futuro animador deve conhecer.

• Animação tradicional.

• Animação 2D.

• Animação 3D.

• Animação tipográfica.

• Animação Stop Motion.

Como você deve saber, no mercado existem várias opções de softwares para fazer animações. Vamos começar com os programas de animação 2D.

3. Programas para animação 2D

Na animação 2D, também conhecida também como animação tradicional, caracteres ou objetos são caracterizados por terem largura e altura. Daí o bidimensional.

Por exemplo: para animar um desenho, cada quadro é desenhado em sucessão para gerar uma sequência e, assim, obter o efeito do movimento. Embora hoje existam programas que permitem animar através do "esqueleto" do personagem.

Normalmente, o processo de animação 2D consiste em três estágios: pré-produção, produção e pós-produção. Agora, vamos conhecer os programas de animação 2D que possibilitam esse tipo de animação.

Baixe grátis nosso e-book Animação desde o zero

ebook de animación desde cero

Adobe Animate CC, mais pesquisado como "Adobe flash animation"

É um programa de animação 2D desenvolvido pela Adobe. De fato, é um software muito popular entre artistas de animação. Antes, era conhecido como Flash, mas a Adobe Systems decidiu fazer um rebranding para enfatizar seu uso em animação digital. E ela conseguiu.

O Adobe Animate CC permite criar animações para videogames, aplicativos e sites. Suas ferramentas facilitam a animação de personagens e a criação de cenários ou telas iniciais. Está disponível para Windows e Mac.

Se você deseja aprender a animar seu primeiro personagem, consulte o curso Design de Animação de personagens no Adobe Animate e After Effects. Você conhecerá os segredos do design de personagens e da animação quadro a quadro.

CelAction2D, um dos programas de animação 2D para profissionais

Se há um software de animação 2D usado por profissionais, é o CelAction2D. Você sabia que a série pré-escolar Peppa Pig é animada neste programa?

O CelAction2D permite animar personagens desde o seu "esqueleto". Ou seja, você não precisa desenhar os quadros de um personagem sequencialmente para animá-lo. Embora seja fácil de aprender e usar, não permite desenhar; A menos que você tenha um programa de desenho como o Photoshop, para poder transferir seus personagens e elementos diretamente para o CelAction2D.

Possui diversos efeitos e ferramentas, como cinemática reversa (IK) e sincronização labial. Além disso, o CelAction2D permite a animação da câmera para cada painel, oferece controle de animação e uma prévia do seu trabalho em tempo real.

O CelAction2D está disponível para Windows Vista, Windows 7, Windows 8 e Windows 10.

Este é um curta-metragem de animação no CelAction2D:

 

OpenToonz, o software de animação 2D que se pode modificar livremente

É um programa de animação 2D de código aberto usado por profissionais e amadores. Se você gosta das fitas do Studio Ghibli, vai adorar.  OpenToonz foi usado em alguns trechos do filme Princesa Mononoke, de Hayao Miyazaki.

Como CelAction2D, o Opentoonz (anteriormente conhecido como Toonz) permite mover as partes do seu personagem individualmente e "possui características únicas que têm sido iteradas com base na entrada do pessoal de produção, incluindo a ferramenta de escaneamento ‘GTS’, especializada em animação, desenvolvida no Studio Ghibli”.

O OpenToonz pode ser usado para projetos comerciais e não comerciais. Pode ser usado em todos os tipos de cenas: produção profissional, produção amadora e educação escolar. E seu código-fonte pode ser modificado livremente, segundo sua licença.

O OpenToonz pode ser executado no Microsoft Windows 7 SP1 / 8.1 / 10 e no Mac OS X 10.9 ou em uma versão posterior.

Estes são alguns filmes e séries de animação que usaram o OpenToonz:

Moho 13, o programa de animação 2D com as ferramentas mais eficientes

Se você quer começar no mundo da animação, o Moho 13, anteriormente conhecido como Anime Studio, será seu melhor aliado. Este software de animação 2D permite criar animações no estilo Flash e animações desenhadas quadro a quadro (estilo tradicional).

O Moho 13 permite desenhar à mão livre, criar texturas e efeitos únicos. Também oferece poderosas ferramentas de animação vetorial, suporte aprimorado a objetos 3D e outras funções para simplificar seu fluxo de trabalho e torná-lo mais eficiente.

Isso é tudo o que pode ser feito com o Moho13:

 

Stop Motion Studio, o programa de animação 2D mais simples e rápido

Para criar animações 2D no Stop Motion Studio,  você não precisa de conhecimentos prévios. É um software de animação fácil e rápido de usar. Seu editor permite criar animações quadro a quadro, alcançando ótimos projetos animados, como Wallace e Gromit.

De fato, capturar imagens com o Stop Motion Studio é mais fácil do que nunca. Se você possui uma câmera digital (Canon, Nikon ou Sony), pode utilizá-la para capturar imagens sem nenhum problema. Também é possível usar um segundo dispositivo como uma câmera remota para obter uma nova perspectiva.

Use os vários efeitos sonoros e clipes de música disponíveis no seu filme. Controle a velocidade do obturador, ISO e a abertura diretamente do aplicativo e remova objetos indesejados do seu projeto com a ferramenta borracha.

O Stop Motion Studio está disponível para iPhone, iPad e MacOS, bem como para Android e Windows.

Você sentiu vontade de fazer um filme no Stop Motion Studio? Confira este clipe:

 

Adobe Character Animator, o software de animação 2D com AI

Este software da Adobe combina captura de movimento ao vivo com um sistema de gravação multicanal para controlar personagens 2D, como se fosse um pequeno boneco em vetor ou bitmap.

Por exemplo, você pode criar arquivos no Adobe Illustrator ou Adobe Photoshop e importá-los para o  Adobe Character Animator como um novo personagem. Graças à tecnologia AI (Inteligência Artificial) do Adobe Sensei, você poderá "dar vida" a qualquer desenho em questão de segundos através de uma webcam.

O Character Animator coordena suas expressões (desde a sincronização labial ao rastreamento ocular) através da sua webcam e do seu microfone para animar em tempo real.

Mira este video para saber cómo funciona Adobe Character Animator:

 

Harmony 20, o programa de animação 2D com uma interface amigável

Este programa foi desenvolvido por ToonBoom e é o padrão de animação para séries de televisão e videogames. Possui três versões: Essentials, Advanced e Premium. A diferença entre um e outro é que alguns oferecem saída de renderização em 2k, 4k e 8k e também podem oferecer integração de cenas 3D.

É "uma ferramenta tudo em um para se conseguir uma animação eficiente, da fase de desenho até a produção final". Seus preços não são os mais baixos, mas nos lembra que é o software escolhido pelos principais estúdios de animação do mundo há mais de 25 anos.

Harmony 20 oferece o motor de pincéis mais avançado, integração 2D/3D, animação cut-out e rigging inovadoras e efeitos especiais.

Você também pode encontrá-lo para Mac e PC.

 

Inscreva-se no nosso curso gratuito de Animação Parallax em Movimento com o After Effects

4. Programas de animação para 3D

Autodesk Maya, o programa de animação 3D com ferramentas poderosas

Este software de animação 3D possui ferramentas de modelagem, efeitos visuais, simulação, rastreamento de movimento etc. Você pode trabalhar com protótipos de jogos e é recomendado para quem trabalha em projetos relacionados a filmes, publicidade e design gráfico.

Autodesk Maya trabalha com superfícies como NURBS ou polígonos. Uma de suas características mais importantes é que está aberto a softwares de terceiros, e isso permite alterar sua aparência.

Além de animar personagens rapidamente, o Autodesk Maya permite moldar cenas e objetos 3D, graças às suas ferramentas de modelagem intuitivas, e criar efeitos realistas como explosões, neve ou tempestades.

O Autodesk Maya está disponível para Windows, MacOs e Linux.

Quer aprender a modelar um personagem 3D com o Autodesk Maya? Com este curso você poderá fazê-lo.

 

Adobe After Effects, um software de animação para criar projetos incríveis

O After Effects faz parte do software do pacote Adobe e é especializado em animações. Se você gosta de efeitos especiais em 3D, este é o software que deve aprender a usar.

Permite criar efeitos visuais, montagens e possui ferramentas para realidade virtual e 360. O After Effects é totalmente voltado para designers gráficos, produtores(as) de vídeo, profissionais de multimídia, etc. É um programa de animação 3D muito completo, que também permite adicionar plugins.

Se você está apenas começando a usar o Adobe After Effects, recomendamos que você construa sua configuração para maximizar seu desempenho.

O AE está disponível para Windows e MacOs.

Cinema 4D, o programa de animação 3D para iniciantes e experientes

Se você deseja criar animações 3D rapidamente e sem complicações, o, Cinema 4D  é uma ótima opção. Você sabia que a equipe do Pokémon: detective Pikachu usou este software de animação para trabalhar em alguns gráficos da tela da cidade de Ryme?

O Cinema 4D oferece uma ampla variedade de ferramentas e funções de animação. Seus recursos avançados permitem registrar o movimento do mouse como dados de posição e redesenhar automaticamente para criar configurações dinâmicas de IK (Cinemática Inversa), simplificando o fluxo de trabalho dos(as) artistas de animação.

Além disso, graças à ferramenta Pose Morph, você pode criar expressões faciais e definir os estados de ânimo do(a) seu(sua) personagem.

O Cinema 4D está disponível para Windows, MacOs e Linux.

 

O que você acha desta lista? Se você quiser aprender a criar animações do zero, ¡ confira estes cursos de Animação 2D e 3D que temos para você!