Home Blog/ Brasil/
Brasil
Como fazer uma compostagem caseira?Como fazer uma compostagem caseira?

Como fazer uma compostagem caseira?

Marina Helguera - 19 Abr 20

Articulo

7 min.

O lixo orgânico que jogamos fora diariamente se decompõe, produzindo gases que contribuem para o efeito estufa. Uma alternativa fácil para combater as consequências negativas que isso causa é fazer uma compostagem caseira.

Isto significa iniciar o processo de decomposição no qual a matéria vegetal é convertida em composto; isto é, decompor naturalmente os resíduos orgânicos para que possam ser reintegrados ao solo e nutri-lo.

Além disso, o composto resultante pode ser usado para arejar o solo ou como substituto de fertilizantes químicos, que podem causar efeitos ambientais negativos, como o aumento de micro-organismos ou a contaminação das águas subterrâneas.

Faça o download do nosso Calendário de Trabalho Familiar gratuitamente

Mãos à obra? 

LOs resíduos orgânicos que você pode usar para a sua compostagem devem ser apenas de origem vegetal — por exemplo: frutas, restos de verduras, arroz, legumes, raízes, papel, galhos, papelão ou troncos. Você também pode adicionar cascas de ovos, mas evite carnes ou ossos, pois podem atrair pragas e causar um cheiro ruim.

Para isso você precisa:

- 1 cesto ou caixa de madeira leve;

- terra;

- folhas secas;

- caixa multicamadas (você pode usar o recipiente de suco ou leite) ou caixa de ovos;

- papelão fino (você pode usar o saco de papelão);

- grampeador de parede.

Instruções

- Alinhe a base e as paredes do cesto com a caixa multicamadas ou a de ovos. Grampeie-os bem para que fique uma parede firme.

- Com um estilete ou uma tesoura, faça alguns pequenos orifícios na base, para que a caixa possa respirar.

- Então, começamos com as camadas:

- adicione uma camada de folhas secas e/ou papelão fino;

- agora, adicione uma camada de lixo orgânico;

- então, ponha terra;

- com uma tesoura ou um graveto, faça pequenos furos na terra para que ela fique oxigenada;

- despeje água (um copo é suficiente).

A compostagem deverá estar sempre úmida para que os micro-organismos possam decompor os alimentos.

- A última camada será de papelão fino. Corte em pedaços e cubra toda a superfície; isto ajudará para que os insetos não entrem na compostagem. Além disso, conservará melhor a umidade.

- Regue todos os dias ou sempre que ver que não está mais úmido.

E pronto! Você pode continuar adicionando camadas conforme tiver resíduos orgânicos. Se você moê-los ou triturá-los, terá resultados mais rápidos. Quando obtiver a terra resultante, poderá usá-la em suas plantas ou no jardim.

Fazer composto caseiro é uma maneira de contribuir com algo para o meio ambiente e tomar consciência da contaminação que causamos com o lixo que jogamos fora. Não é um segredo que esses resíduos podem penetrar nos aquíferos e contaminar plantas e vegetais.

Agora que você sabe como é fácil reciclar e reduzir o volume de seu lixo orgânico, convertendo-o em composto, vá em frente e imite o ciclo da Natureza e faça uma compostagem para devolver à terra um pouco dos nutrientes que ela nos dá.      

Suas plantas estão murchando? Aprenda a revivê-los com essas dicas

Continuamos a acompanhar você em nossa seção Trabalho Remoto,Nos veremos em outros conteúdos e aulas que sejam valiosos para você.