Paula Cordero
A metodologia Agile impulsionou várias melhorias em empresas ao redor do mundo. O que começou como um método voltado para o setor de desenvolvimento de software, passou a ser um recurso em qualquer área da empresa e, claro, a área de Recursos Humanos não foge à regra.
Em primeiro lugar, o que se entende por metodologias Agile? Esta metodologia é um modelo de melhoria contínua, que implementa prazos de entrega rápidos e busca que os funcionários tenham foco em uma tarefa específica para não perder tempo com outras. Com essa estratégia, é possível avançar em um ritmo mais ágil, dividir as tarefas e definir entregas em curto prazo.
Índice
2. O mundo Agile em Recursos Humanos
3. Kanban
4. Scrum
Esta nova forma de trabalho nasceu em 2001, quando vários desenvolvedores de conhecidas empresas de tecnologia reuniram-se para discutir como poderiam melhorar o desenvolvimento de software. Deste encontro nasceu a ideia “Agile”. Algumas das metodologias mais utilizadas são Scrum, Agile Modeling, Agile Unified Process, Kanban, Crystal Clear, entre outras.
Como a OBS Business School, enfatiza, esta metodologia é baseada nos seguintes princípios:
Especificamente, esta metodologia dá mais peso aos resultados do que aos processos. As tarefas são divididas em pequenos grupos interdisciplinares que visam um objetivo de curto prazo (quinzenalmente), para depois avaliar o resultado e planejar as próximas semanas.
Cada mudança sempre requer comunicação. Antes de pensar em transformar seu método de trabalho, procure conversar com sua equipe para que ela entenda os benefícios dessa metodologia e fique motivada para essa nova forma de trabalhar.
O sucesso de qualquer empresa está sempre relacionado aos seus recursos humanos. São seus funcionários que fazem o trabalho, alcançam os objetivos e aumentam as vendas. Por isso, dar a eles ferramentas digitais e ensinar metodologias de trabalho ágeis os ajudará a aumentar sua produtividade e permanecerem motivados. Gerenciar uma equipe não é uma tarefa fácil; por isso, compartilharemos algumas ações para incluir duas metodologias Agile na sua forma de trabalhar: Kanban e Scrum.
O termo Kanban vem do japonês e significa “cartões visuais”, onde Kan é “visual” e Ban é “cartão”. O objetivo deste método é gerenciar o trabalho por meio de tarefas que são exibidas precisamente em cartões. Esta técnica prioriza a qualidade do projeto em detrimento da rapidez, porém, seu desenho permite que o trabalho seja realizado de forma ágil.
Imagem: Monday.com
O portal Up Spain indica as seguintes práticas para aplicar Kanban às tarefas de Recursos Humanos:
Controle e maior eficiência! Com o Kanban você aumentará a produtividade de sua equipe. Deve ser destacado que, até que uma tarefa seja concluída, você não poderá iniciar a próxima — não se esqueça disso! Com isto evita-se que as tarefas se acumulem e não sejam concluídas a tempo.
Desenvolva um DNA digital em Crehana para empresas
Ken Schwaber e Jeff Sutherland, os criadores do Scrum, inovaram o método de trabalho com este recurso ágil, que permite aprimorar o trabalho colaborativo. Com esta técnica, melhora-se a motivação e a produção dos trabalhadores e, por sua vez, da empresa.
O trabalho é dividido em grupos e cada um deve autogerir-se; porém, a área de recursos humanos deve orientar e estar presente durante este processo.
Como a Crehana para empresas ajuda sua equipe
O papel de recursos humanos nesta estratégia Agile fornece suporte nas seguintes tarefas:
Imagem: Product Coalition
Para que Recursos Humanos possa promover a sua estratégia e se adaptar a esta metodologia de trabalho, é fundamental que, no início, seja identificado e compreendido o papel de cada colaborador dentro da equipe.
A seguir, esclarecemos como uma equipe Scrum é composta:
As etapas que você deve seguir para aplicar o Scrum são as seguintes:
Imagem: Freepik
O que você achou? Com estas recomendações e etapas a seguir, você pode implementar esses métodos de trabalho em sua empresa e orientar sua equipe no alcance de seus objetivos. Organizar as tarefas em pouco tempo também ajuda a visualizar melhor o andamento de cada colaborador