Home Blog/ Brasil/
Brasil
Como aplicar a metodologia Agile em Recursos Humanos?Como aplicar a metodologia Agile em Recursos Humanos?

Como aplicar a metodologia Agile em Recursos Humanos?

Paula Cordero - 11 Oct 20

Articulo

7 min.

A metodologia Agile impulsionou várias melhorias em empresas ao redor do mundo. O que começou como um método voltado para o setor de desenvolvimento de software, passou a ser um recurso em qualquer área da empresa e, claro, a área de Recursos Humanos não foge à regra.

Em primeiro lugar, o que se entende por metodologias Agile? Esta metodologia é um modelo de melhoria contínua, que implementa prazos de entrega rápidos e busca que os funcionários tenham foco em uma tarefa específica para não perder tempo com outras. Com essa estratégia, é possível avançar em um ritmo mais ágil, dividir as tarefas e definir entregas em curto prazo.

Índice

1. Metodología Agile

2. O mundo Agile em Recursos Humanos

3. Kanban

4. Scrum

Metodología Agile

Esta nova forma de trabalho nasceu em 2001, quando vários desenvolvedores de conhecidas empresas de tecnologia reuniram-se para discutir como poderiam melhorar o desenvolvimento de software. Deste encontro nasceu a ideia “Agile”. Algumas das metodologias mais utilizadas são Scrum, Agile Modeling, Agile Unified Process, Kanban, Crystal Clear, entre outras.

Como a OBS Business School, enfatiza, esta metodologia é baseada nos seguintes princípios:

  • Satisfação do cliente
  • Bem-vindos os novos requisitos
  • Entregas por semanas
  • É possível medir o progresso
  • Desenvolvimento sustentável
  • Trabalho próximo
  • Conversa cara a cara
  • Motivação e confiança
  • Excelência técnica e bom design
  • Simplicidade
  • Autogestão de equipes
  • Adaptação à mudança de circunstâncias

Especificamente, esta metodologia dá mais peso aos resultados do que aos processos. As tarefas são divididas em pequenos grupos interdisciplinares que visam um objetivo de curto prazo (quinzenalmente), para depois avaliar o resultado e planejar as próximas semanas.

 

O mundo Agile em Recursos Humanos

Cada mudança sempre requer comunicação. Antes de pensar em transformar seu método de trabalho, procure conversar com sua equipe para que ela entenda os benefícios dessa metodologia e fique motivada para essa nova forma de trabalhar.

O sucesso de qualquer empresa está sempre relacionado aos seus recursos humanos. São seus funcionários que fazem o trabalho, alcançam os objetivos e aumentam as vendas. Por isso, dar a eles ferramentas digitais e ensinar metodologias de trabalho ágeis os ajudará a aumentar sua produtividade e permanecerem motivados. Gerenciar uma equipe não é uma tarefa fácil; por isso, compartilharemos algumas ações para incluir duas metodologias Agile na sua forma de trabalhar: Kanban e Scrum.

Kanban

O termo Kanban vem do japonês e significa “cartões visuais”, onde Kan é “visual” e Ban é “cartão”. O objetivo deste método é gerenciar o trabalho por meio de tarefas que são exibidas precisamente em cartões. Esta técnica prioriza a qualidade do projeto em detrimento da rapidez, porém, seu desenho permite que o trabalho seja realizado de forma ágil.

kanban

Imagem: Monday.com

O portal Up Spain indica as seguintes práticas para aplicar Kanban às tarefas de Recursos Humanos:

  • Crie um quadro de tarefas on-line ou também por meio de um quadro real e post-its.
  • Especifique cada projeto e seu fluxo de trabalho para estabelecer o número de estados de cada projeto (agendado, em andamento, em revisão, aprovado, pronto, etc.).
  • Você deve dividir o tabuleiro verticalmente em relação aos estados que o projeto possui..
  • Em seguida, uma pessoa deve ser designada para cada tarefa, que ficará encarregada de colocar cada post-it no estado correspondente. Esta etapa deve ser realizada ao longo do projeto, para alterar o estado das tarefas e criar novas.

Controle e maior eficiência! Com o Kanban você aumentará a produtividade de sua equipe. Deve ser destacado que, até que uma tarefa seja concluída, você não poderá iniciar a próxima — não se esqueça disso! Com isto evita-se que as tarefas se acumulem e não sejam concluídas a tempo.

Desenvolva um DNA digital em Crehana para empresas

Scrum

Ken Schwaber e Jeff Sutherland, os criadores do Scrum, inovaram o método de trabalho com este recurso ágil, que permite aprimorar o trabalho colaborativo. Com esta técnica, melhora-se a motivação e a produção dos trabalhadores e, por sua vez, da empresa.

O trabalho é dividido em grupos e cada um deve autogerir-se; porém, a área de recursos humanos deve orientar e estar presente durante este processo.

Como a Crehana para empresas ajuda sua equipe

O papel de recursos humanos nesta estratégia Agile fornece suporte nas seguintes tarefas:

  • Dar apoio aos membros da equipe para atingir seus objetivos e identificar o Scrum Master ideal.
  • Determinar os benefícios econômicos levando em consideração a experiência de cada funcionário em relação aos demais membros da equipe.
  • Criar uma estratégia para aumentar o crescimento individual e grupal.
  • Dar reconhecimento de desempenho para a equipe.
  • Resolver problemas na equipe e promover canais de comunicação eficazes entre eles.

scrum

Imagem: Product Coalition

Scrum: quais são os papéis nesta metodologia?

Para que Recursos Humanos possa promover a sua estratégia e se adaptar a esta metodologia de trabalho, é fundamental que, no início, seja identificado e compreendido o papel de cada colaborador dentro da equipe.

A seguir, esclarecemos como uma equipe Scrum é composta:

  • Scrum Master: é o(a) líder da equipe e se encarrega de organizar as tarefas e motivar a todos para o cumprimento dos objetivos traçados. Embora exista um(a) líder de equipe, tenha em mente que esta organização se consegue graças à comunicação horizontal. Ao escolher esta função, Recursos Humanos deve levar em consideração as competências de cada empregador.
  • Scrum Owner: o portal Scrum Guide indica que a função do Scrum Owner é maximizar o valor do produto e o trabalho da DevelopmentTeam. Esta pessoa é responsável por garantir que a estratégia de desenvolvimento do produto seja clara e que os objetivos possam ser alcançados da maneira mais eficiente. 
  • DevelopmentTeam: a equipe de desenvolvimento é responsável por realizar o trabalho das tarefas e cumprir os tempos estabelecidos em cada Sprint. Essa equipe deve ser auto-organizada e multifuncional. A responsabilidade das tarefas é dividida por toda a equipe — o Scrum não reconhece nenhum título nos membros; todos são vistos como um conjunto.

 

Mãos à obra!

As etapas que você deve seguir para aplicar o Scrum são as seguintes:

  • Identifique os pontos fortes e fracos de seus funcionários e divida-os em grupos.
  • Você terá que escolher os papéis do Scrum dependendo do perfil de cada pessoa.
  • Identifique, em conjunto com os Scrum Owners, quais projetos serão realizados.
  • Divida os projetos em pequenas tarefas e defina tempos de conclusão. 
  • Recomenda-se ordenar todas as informações em um quadro para visualizar o processo de trabalho. As tarefas são classificadas por post-it e priorizadas. 

proceso de scrum

Imagem: Freepik

O que você achou? Com estas recomendações e etapas a seguir, você pode implementar esses métodos de trabalho em sua empresa e orientar sua equipe no alcance de seus objetivos. Organizar as tarefas em pouco tempo também ajuda a visualizar melhor o andamento de cada colaborador