Artesanato em casa: vamos aprender origami

Última actualización 03 de Junio del 2020

user

Francesco Bertorini

Artesanato em casa: vamos aprender origami Artesanato em casa: vamos aprender origami

Se geralmente achamos difícil nos divertir em casa, estas semanas são um desafio para nós. E o tédio é bom, acho que estamos em uma etapa interessante para nos conhecermos e explorar nosso desenvolvimento pessoal.

Neste artigo, tenho uma nova ideia para salvar suas tardes chatas: o origami. Se você acha que possui habilidades manuais e não sabe o que fazer com suas mãos inquietas, aqui eu lhe digo como você pode começar a colocar esse novo hobby em prática. Por isso eu apresento o origami passo a passo.

Baixe grátis o nosso Guia de Pontos de bordado

Do que precisamos?

Apesar de ser uma arte muito minuciosa, o origami não precisa de tantos materiais. Aqui o protagonista é o papel — tradicionalmente, no Japão, é usado o papel Washi, que tem uma gramatura leve para facilitar a dobradura e a flexibilidade.

Obtenha uma Assinatura Premium e leve sua educação a outro nível

Se você não tiver esse tipo de papel, não há problema, poderá usar outro que tenha em casa, como papel bond, kraft ou uma página de revista que não seja tão espessa. De preferência, escolha um que seja colorido ou que tenha um desenho interessante para o seu trabalho.

A versatilidade da forma

Vamos examinar seus quatro tipos: de ação, modular, dobragem úmida e mosaico. O de ação permite que as figuras se movam de maneira engenhosa. Alguns podem voar, crescer como um peixe-balão ou mover parte de sua estrutura.

O origami modular consiste em reunir peças iguais para criar um design amplo e completo. Depois, temos a dobra úmida, que é uma técnica, como o próprio nome diz, para umedecer o papel e moldar o design sem problemas.

E, finalmente, temos os mosaicos, na minha opinião é um dos mais complexos. Consiste em manter um padrão de figuras que cobre uma superfície plana sem deixar espaços ou sobrepor as figuras. Podemos encontrar mosaicos em tecido desde a época dos egípcios.

Lição 1: Cachorro

Para este origami, você precisa de um papel de formato quadrado e da cor que desejar. No final, você pode pintar o canto superior do focinho, seguido pelos olhos no topo. Esta figura simboliza a amizade.

Lição 2: Barco

Esta é uma das figuras de origami mais conhecidas. O navio simboliza a esperança, os sonhos e os momentos efêmeros da vida. Para conseguir isso, você precisará apenas de uma folha de tamanho retangular.

Algumas últimas recomendações

Para uma experiência melhor, escolha um espaço no seu quarto ou uma mesa limpa, para que você possa se concentrar no seu artesanato. Também é importante que ele esteja livre de manchas ou líquidos que possam sujar o seu trabalho.

Agora, se em algum momento o seu modelo sofrer um acidente, manchas ou rugas, é melhor começar novamente para obter um melhor resultado final. Lembre-se de que essa arte exige muita paciência; não se frustre se, no início, não sair como você pensou.

Então, você está animado(a)? Esta atividade tem um nível de exigência que desenvolve nossa habilidade, velocidade para resolver problemas, precisão manual com papel e nossa determinação para criar algo novo. Continue aprendendo conosco, veja os cursos de Artesanatos que temos para você.

Recomendados para ti