Home Blog/ Brasil/
Brasil
4 poetas que você deve ler para começar a escrever4 poetas que você deve ler para começar a escrever

4 poetas que você deve ler para começar a escrever

Jenn Cárdenas - 20 Abr 20

Articulo

7 min.

Todos nós já vimos nosso feed com frases muito poéticas ou comoventes. Muitas delas quase sempre aparecem sem autor ou assinatura. Ao contrário, nas salas de aula geralmente nos recomendam uma chuva de autores contemporâneos, mas não o suficiente para se adaptarem às novas maneiras pelas quais um poema ou uma história pode ser contada e compartilhada.

Por isso, compilei uma lista de poetas contemporâneas e ativas nas redes sociais, que podem ajudar você a alimentar sua inspiração para começar a escrever.

Conheça todos os cursos gratuitos que abrimos para você

Elvira Sastre

© Instagram, @elvirasastre

Ela é escritora, poeta, filósofa e tradutora. Tem 7 publicações e dois prêmios, o último deles graças ao seu livro “Días sin tí”, reconhecido como a Biblioteca Breve 2019. Antes disso, ela começou a compartilhar seus textos através de um blog chamado “Relocos y recuerdos”. Uma boa maneira de começar, certo?

Ella ha logrado conocer y aceptar sus heridas a través de la poesía, quizás éste haya sido para muchos el punto de conexión y empatía con sus libros. Yo te recomiendo leer ´Aquella orilla nuestra´ que además cuenta con ilustraciones hechas por Emba. 

Patricia Benito

© Instagram, @labenitoescribe
 

Não sei se isso já aconteceu com você, mas, quando começa a escrever, se vê refletido em seus textos. Mais ou menos, isto é o que acontece nos dois livros de poesia de Patricia: uma porta se abre para suas experiências, o que pode deixar seus cabelos arrepiados. O nível de sensibilidade mostrado é altíssimo.

Minha sugestão é que você leia os dois por prazer e, em seguida, analise o crescimento da autora em cada livro. Você verá que temas sociais, pessoais ou de crescimento pessoal também podem ser poesia.

Idoja Fradejas

© Instagram, @ffradejas

 Ela nasceu em Mallorca, mas, na minha perspectiva, tem muito de cada lugar em que viveu. Aos 13 anos, começou a compartilhar seus sentimentos através das redes sociais e, logo depois, montou sua primeira coleção de poemas “Seremos mar, azul y libertad”. Um grupo de poemas onde ela compartilha seu autoconhecimento e superação.

Nos poemas de Idoja, se sente a transformação, ou seja, seu crescimento também pode permanecer no papel. Você pode encontrá-la no Instagram como @ffradejas. Descobrirá como existem várias maneiras de fazer poesia sem perder a sensibilidade, apesar de estar em um espaço digital.

Andrea Valbuena

 © Instagram, @algunandrea
 

Ela é uma admiradora de Elvira Sastre e compartilharam viagens para continuar fazendo literatura. Ambas abriram uma proposta chamada  Poesía en tu Sofá, , uma iniciativa que busca compartilhar poemas através das redes sociais. Incrível, certo?

Em sua poesia, ela procura refletir e se torna quase uma ferramenta para enfrentar medos e tristezas; definitivamente nela se pode analisar e reconhecer o mundo em mudança em que vivemos. Além de seu livro de poesia “Magóa”, ela tem um blog chamado Brevedad , onde você pode segui-la.

3 livros sobre cinema que todo fã de cinema deveria ler

Os poemas ou a literatura podem ser muitas coisas, o início ou o fim de um estágio, o passo para uma nova aventura, fantasias ou sentimentos puros e duros em concreto. Cada um pode defini-los como quiser e interpretá-los à medida que os faz feliz.

Agora existem mil maneiras de compartilhar seus textos — de um blog a uma conta do Instagram — onde você pode misturar seus recursos visuais para compartilhá-los em frases ou fotos.

Se você não sabe por onde começar a escrever, aqui eu deixo um ponto de partida.