Você sabe a diferença entre design e ilustração?

Última actualización 08 de Setiembre del 2020

user

Alejandra Mujica

Você sabe a diferença entre design e ilustração? Você sabe a diferença entre design e ilustração?

O desenho e a ilustração estão cada vez mais acessíveis a qualquer pessoa interessada nessas artes, e isso também levanta mais questões sobre as duas disciplinas.

É fácil confundir essas formas de arte, pois estão intimamente relacionadas e interligadas. Na verdade, existem vários artistas que se movem nos dois campos criativos entre ilustração e design gráfico.

Então, você se pergunta: qual é a diferença entre design gráfico e ilustração?

Neste artigo explicamos em detalhes para que não haja dúvidas e você possa escolher uma das duas opções ou, quem sabe, aventurar-se a estudar as duas artes 👩‍🎨👨‍🎨

 

Conheça todos os cursos on-line que temos para você

Índice

  1. Diferenças entre design gráfico e ilustração
  2. O que é design gráfico?
  3. O que é ilustração?

Diferenças entre design gráfico e ilustração

A principal diferença entre design gráfico e ilustração é como e onde são usados. Geralmente, o design gráfico é mais comercial, enquanto que a ilustração está relacionada às artes plásticas.

Nos últimos anos, mais projetos comerciais estão usando imagens emocionais, e isso faz com que se voltem para ilustrações. Então, estas diferenças se tornam menos óbvias com o tempo.

Nesta imagem, trabalhamos ilustrações (pessoas) e também design (diagramação).

 

diseno ilustacion diferencias
Estas são algumas diferenças a serem levadas em consideração:

Mensagens e arte

A abordagem do design gráfico é muitas vezes comercial. Os profissionais que criam essas imagens estão pensando em comunicar algo visualmente.

Seu principal objetivo é transmitir uma mensagem que impacte o espectador para que ele responda com uma ação específica, como comprar ou simplesmente avisar a todos: “a marca x é muito legal”.

Seu papel é quase sempre anônimo.

diseño en 3d

ilustracion de diferentes elementos

Os ilustradores se concentram em exibir seu próprio estilo individual por meio de seu trabalho. O ilustrador Norman Rockwell frequentemente inclui uma mensagem em suas ilustrações, mas, neste caso, devido ao seu estilo pessoal, a mensagem é quase tão importante quanto o desenho.

O principal trabalho do design gráfico é comunicar, ser muito preciso e combinar texto com imagens. O design gráfico com uma mensagem confusa é um design ruim.

Você também pode estar interessado(a) neste artigo: Como vetorizar um logotipo no Illustrator?

Por outro lado, se uma ilustração contém uma mensagem pouco clara ou ambígua, pode ser considerada uma arte abstrata e interessante.

Em um livro, as ilustrações podem chamar sua atenção, mas se o leitor apenas der uma olhada nelas, isso pode não ser necessariamente um problema. Mas se alguém ignora um design gráfico, significa que não comunicou bem o seu trabalho.

duo tono diseño grafico

Imagem: Alejandro García

ilustracion via publica calle

Ferramentas diferentes

Para a maioria dos designers, sua principal ferramenta é o computador. Eles usam softwares diferentes para criar seus trabalhos.

Um(a) ilustrador(a) pode trabalhar no computador, mas, provavelmente, terá um caderno para desenhar esboços do que vê ou imagina para pintar posteriormente.

 

programa diseño

boceto ilustracion mano

Um pouco de História

En la mayor parte del siglo XX, una buena ilustración era considerada superior a un buen diseño gráfico. Las ilustraciones eran arte puro, por lo que en su definición parecían ser mejores que cualquier manifestación que tuviera fines comerciales.

Ahora, en el siglo XXI la ilustración tiene igual importancia que el diseño gráfico. Mientras el mundo cada vez enaltece más lo que tiene que ver con fines comerciales, también la habilidad para crear mensajes para diseño ha crecido en relevancia. 

Mientras que una persona puede trabajar en ambos campos, es decir un diseñador gráfico también puede ser un ilustrador. Probablemente si eres un gran ilustrador no será automático el proceso de aprender a trabajar con los programas que manejan estos profesionales. ¡Con paciencia se logra todo!

pintura mujer rubia

 

pintura cuento historia rey

 

imagen historia diseño

O que é design gráfico?

Quando pensamos na questão: “o que é design gráfico?”, muitas coisas vêm à mente. Muitas delas estão relacionadas a anúncios de arte, gráficos de sites, pôsteres, infográficos, capas de livros, e a lista continua.

Então, o que é um design gráfico? Se começarmos a listar exemplos, seria um bom começo para ter uma ideia visual do que estamos falando. Mas também precisamos de uma descrição geral para nos ajudar a entender melhor este campo artístico e criativo.

 

diseño grafico caja amarilla

Fonte: Studio Saworl

De acordo com o Instituto Americano de Artes Gráficas, o design gráfico é "a arte e a prática do planejar e da promover ideias e experiências com conteúdo visual e textual ”. Em termos mais simples, o design gráfico comunica mensagens em textos e gráficos o que chamamos de “comunicação visual”.

Estes elementos visuais podem ser o logotipo de uma empresa ou o design de um site. Tudo é muito relativo, de acordo com o objetivo e a solicitação das empresas.

Você sabe o que pode fazer com o Adobe Illustrator?

Para que serve o design gráfico?

O design gráfico serve para ajudar as empresas a promover e vender produtos ou serviços através da publicidade, levando elementos gráficos e textuais para implementá-los em diferentes mídias digitais ou tradicionais.

Também serve para ajudar a transmitir informações complicadas de forma digerível por meio de infográficos, ou para desenvolver a identidade gráfica (branding).

Muitos projetos de design gráfico têm uma finalidade comercial, como anúncios e logotipos, mas também são usados em outros contextos, como manifestações artísticas, projetos sociais ou educação

diseñadora grafica escritorio laptop

Imagem: Freepik

Características do design gráfico

Para entender melhor essa arte, é fundamental falar sobre as características mais importantes do design gráfico:

- Os elementos visuais no design gráfico são usados em conjunto ou em oposição para criar desenhos visualmente marcantes.

- Elementos de design gráfico: cor, formas, linhas, espaço, textura, tamanho.

- Os(Aas) designers gráficos(as) devem respeitar os princípios básicos do desenho. São um conjunto de diretrizes que ajudarão seu projeto a obter uma composição eficaz.

- Os princípios básicos ajudam a criar equilíbrio e estabilidade em seu trabalho artístico.

- Equilíbrio, contraste, ênfase, movimento, proporção e ritmo são as características dos princípios básicos do design gráfico

diseño words i love

Fonte: Studio Saworl

"Regras são feitas para serem quebradas". Todos nós amamos essa frase! E no desenho, se quisermos colocá-la em prática, é vital que você primeiro entenda quais são esses princípios antes de quebrar qualquer regra 😉

 

¿Qué es un vector en el diseño gráfico?

O vetor em design gráfico é um tipo de gráfico bidimensional produzido no computador por meio de um programa de desenho. Estes arquivos vetoriais usam algoritmos matemáticos que nos permitem dimensionar ou modificar a imagem sem perder qualidade.

Outro ponto importante também é entender o que é desenho vetorial. O desenho vetorial nos permite criar e editar qualquer tipo de gráfico usando vetores.

Existem vários programas de desenho vetorial, mas citaremos apenas os mais conhecidos e utilizados pelos(as) designers gráficos(as): Adobe Illustrator, Adobe Photoshop, Corel Draw, Adobe Indesign e Affinity Designer.

vector diseño grafico loro

Imagem: mynameiswendy

Sabemos que o conceito pode parecer um pouco confuso. Mas para que você possa entender melhor a importância do vetor no design gráfico, precisa ler este artigo: Como vetorizar com o Illustrator de forma rápida e fácil?

Onde estudar design gráfico?

Se você se interessa por este fascinante mundo das artes gráficas e procura opções para estudar design gráfico, contamos que no Crehana oferecemos alguns cursos para que você comece a desenhar desde o zero. Siga seu próprio ritmo e tempo! Pressão zero e mais exploração artística 🎨

Adobe Photoshop CC desde o zero: Especialista em Design Gráfico

curso photoshop desde cero

Design de logotipo desde o zero

diseño logotipos desde cero curso
 

Conheça todos os cursos on-line que o Crehana tem de Design Gráfico
 

O que é ilustração?

A ilustração é uma forma visual de representar ou ilustrar um texto escrito. Ela ajuda a explicar uma ideia, contar uma história ou decorar.

Funciona tanto tradicionalmente quanto digitalmente.

Os desenhos, tanto a preto e branco como a cores, são um dos estilos de ilustração mais utilizados. Os desenhos a lápis permitem linhas suaves, como bordas grossas ou finas

Baixe grátis nosso Guia sobre os Fundamentos da Ilustração

ebook ilustracion guia crehana

Os desenhos a carvão têm a capacidade de criar sombras mais dramáticas e quase sempre são a ferramenta preferida para ilustrar histórias.

As ilustrações podem ser encontradas em qualquer lugar: revistas, livros, pôsteres, materiais publicitários, digitais, educacionais, etc. Nos canais on-line, quase sempre veremos ilustrações criadas à mão livre (usando um tablet digital).

Um ponto importante das ilustrações é que têm a liberdade de existir sem a necessidade de palavras. Têm o poder de comunicar ideias por meio de sua autonarração ilustrativa.

 


 

Características da ilustração

Estas características são uma parte importante da ilustração:

- Conhecimento das formas, espaço, enquadramento, perspectiva e composição.

- O conhecimento da anatomia animal e humana também é importante.

- Conceitualização e criação de personagens.

- Fundamentos sobre luz e cor

 

ilustraciones personas libro

ilustracion cuento personas

Fonte: Studio Saworl

O que um(a) ilustrador(a) gráfico(a) faz?

Um(a) ilustrador(a) gráfico(a) usa as características do design gráfico, como da ilustração clássica, para expressar ideias visualmente. Pode usar qualquer técnica, desde gravura e desenho, até representações gráficas digitais.

Os ilustradores gráficos têm um conjunto de habilidades que incluem desenho, pintura e ilustração digital. É preciso ter habilidade artística, como o pensamento criativo, necessário para comunicar conceitos de forma simples e eficaz.

ilustracion grafica bote pulpo pirata

Onde estudar ilustração gráfica?

Se você se interessa por ilustração gráfica, no Crehana oferecemos diversos cursos desde um nível básico até o avançado, que permitem que você explore sua criatividade em diferentes telas.

Adobe Illustrator: seja um(a) especialista em ilustração digital

curso ilustracion digital crehana

Desenho a lápis: de principiante a especialista

curso dibujo a lapiz

Veja todos os cursos on-line de ilustração e desenho que o Crehana oferece

Esperamos que agora você tenha os conceitos mais claros sobre design gráfico e ilustração. Ambos têm um ótimo trabalho criativo e excelência técnica. Você pode praticar design e ilustração e, ao longo do caminho, escolher a ferramenta que achar mais apaixonante.

 

Junte-se à família premium e continue aprendendo em casa

Recomendados para ti