Home Blog/ Brasil/
Brasil
Flexibilidade de mão de obra em tempos de criseFlexibilidade de mão de obra em tempos de crise

Flexibilidade de mão de obra em tempos de crise

Paula Cordero - 12 Oct 20

Articulo

7 min.

O local de trabalho deve ser um ambiente seguro e confiável. Em muitas empresas — progressivamente — uma jornada de trabalho de quatro dias por semana foi implementada, em vez do turno usual de cinco dias. Isto realmente ajuda a melhorar a produtividade da equipe? Como você pode melhorar a experiência do colaborador na sua empresa?

"A nova maneira de determinar a produtividade é rastrear os resultados, e não as horas trabalhadas", disse o The Adecco Group em seu estudo Resetting Normal: Redefinindo a nova  era do trabalho. O relatório menciona que 72% dos empregados acreditam que é hora de reconsiderar a duração da semana de trabalho, devido à situação atual devido à pandemia.

Você está sendo realmente flexível com sua equipe?

Durante o confinamento, em muitos casos, os trabalhadores tiveram mais opções para organizar seu tempo de trabalho. No entanto, é necessário reforçar a comunicação com eles para dar-lhes a confiança para se expressarem expressar quando não estão se sentindo bem.

Com o início da pandemia, a vida pessoal e profissional deu uma guinada de 360º, o que afetou a produtividade das pessoas. Agora, sua equipo também tem a responsabilidade de estar ciente das tarefas domésticas ou, em muitos casos, de cuidar de crianças, de um membro da família doente, etc. Esta demanda de tempo é mais perceptível quando se trabajando en casa, onde há muitas distrações causadas pelo mesmo ambiente.

Nesse contexto, ter espaços de comunicação onde os colaboradores possam se expressar e liberar a carga de trabalho é importante. Replanejar o esquema de trabalho em que ferramentas digitais eficazes para o trabalho em equipe sejam incorporadas será de grande ajuda para motivá-los e obter o melhor deles.

Reúna-se com sua equipe para falar sobre o dia dela e como ela se sente! Deixe o trabalho de lado e converse sobre família, entretenimento, etc. Será uma boa opção para aliviar o estresse e a ansiedade. Lembre-se de que você deve promover um espaço de comunicação seguro, onde todos se sintam à vontade para expressar suas ideias sem serem julgados. Ter empatia é a melhor maneira de cuidar dos outros e compreendê-los para motivá-los a atingir seus objetivos e metas.

trabajo flexible

Imagem: Freepik

Alberto Mondelli, Diretor Sênior para a América Latina da Willis Towers Watson, destacou em nossa sessão de Cool Voices HR Edition que a pandemia destacou o valor material da saúde e as contribuições das pessoas para o sucesso da organização.

Além disso, ele mencionou alguns dados relevantes da Pesquisa de Retorno ao Local de Trabalho, que identifica as mudanças que as empresas implementaram para aumentar a flexibilidade do trabalho:

  • 74% fizeram alterações para refletir os novos protocolos pós COVID-19, como acesso e pagamento sem contato, serviço remoto, recreação segura, entre outros.
  • 29% iniciaram mudanças para replanejarr posições diferentes e reduzir tarefas repetitivas.
  • 23% aumentaram seus serviços de terceirização.
  • 22% incorporaram automação, uso de inteligência artificial e realidade aumentada.

 

O especialista em Recursos Humanos explicou a importância de ter um plano de ação que inclua estas mudanças no longo prazo, em um cenário pós-pandêmico. O desenvolvimento acelerado da tecnologia fez com que as equipes aprimorassem a maneira como trabalham com novas ferramentas digitais. Estes hábitos e organização do trabalho devem continuar a criar ambientes ágeis e eficientes.

Neste contexto, Mondelli ofereceu algumas recomendações:

  • Reimagine o trabalho.
  • Lidere com praticidade, empatia e transparência.
  • Proteja seus funcionários e construa resiliência.
  • Crie flexibilidade nos custos.
  • Repense as métricas de capital humano.

 

flexibilidad laboral

Imagem: Freepik

Como você pode ver, pode ser um desafio encontrar um equilíbrio entre os interesses da pessoa e da empresa. Mas através de um estilo de trabalho flexível, a sua equipe poderá usufruir de um tempo extra com a família ou amigos, o que seguramente terá mais valor que um bônus financeiro ou um aumento, e que serve para aumentar o seu nível de motivação.