Dicas para trabalhar como freelancer em locução com Luis Carreño

Dicas para trabalhar como freelancer em locução com Luis Carreño

Última actualización 17 de Mayo del 2020Tiempo de lectura: 7 min.

Italo Corvetto

Não há dúvida de que, quando explorada, a voz é um instrumento que abre infinitas possibilidades de trabalho — anúncios, séries ou documentários. Mas vale a pena se especializar ou não? Como ganhar notoriedade para conseguir mais clientes?

Para Luis Carreño, dublador e professor do Crehana, trata-se de se tornar um profissional versátil

Faça o download grátis deste diagrama de negociação de dublagem

"Qualquer pessoa que se dedique a viver da locução como freelancer precisa estar disposta a trabalhar em uma variedade muito grande de projetos e gêneros de locução."

A razão para cultivar um “talento polivalente”, como Carreño chama, é explicada por uma necessidade natural de alcançar um número maior de clientes.

“Você deve ter competências para trabalhar todas as disciplinas da locução; narrar audiolivros, fazer publicidades, dublagens e locução de vídeos corporativos, tudo que tenha a ver com o mundo da voz. Para que? Para que você tenha acesso a uma quantidade maior de clientes. Quanto mais clientes você gerar, mais estabilidade você terá como profissional freelancer.”

Alimente seu portfólio e sua rede de contatos

É necessário entender que, para fazer seu trabalho atrair atenção, é necessário fazer concessões em alguns casos e acessar trabalhos que, embora não sejam bem remunerados, significam maior notoriedade para nós. Não vamos esquecer que você precisa alimentar um portfólio de trabalho e enriquecer a rede de contatos — e essa é uma boa maneira de fazê-lo!

“Entre em contato com as empresas de voiceover em sua cidade, as empresas de dublagem. Insista com cautela, tente alcançar o maior número de clientes em potencial mostrando seu demo. O importante é que você não faça isso antes de se formar. Porque se derem uma oportunidade e você não estiver preparado adequadamente, isso poderá prejudicar gravemente a sua reputação."

Então não há mistério. No final, a pedra angular de tudo deve ser fazer bem as coisas. Carreño refere-se à eficácia como uma qualidade para conseguir empregos, que não se baseia apenas no cumprimento da tarefa, mas também inclui aspectos como rapidez e boa atitude. Lembremos que a locução implica receber da melhor maneira as instruções para traduzi-las para o que o cliente realmente precisa.

Não vamos esquecer de ter uma equipe adequada, mas ainda somos freelancers. Marcas como Tascam e Zoom oferecem boas opções em termos de gravadores portáteis que lhe proporcionarão portabilidade. Além disso, pode ser útil observar que você pode ter trabalhos que requeiram atenção imediata, e será bom ter o que é necessário para gravar.

Para mais detalhes sobre como levar adiante esta profissão, o Crehana tem o curso de Dublagem de Personagens de Desenho Animado com Luis Carreño. Você encontrará exercícios perfeitos para melhorar sua dicção e sotaque neutro, além de dicas para trabalhar com um script. Vemo-nos lá!

También podría interesarte