Home Blog/ Brasil/
Brasil
Briga de programas: Zoom x Microsoft TeamsBriga de programas: Zoom x Microsoft Teams

Briga de programas: Zoom x Microsoft Teams

Juliane Angeles - 03 May 20

Articulo

7 min.

Antes dessa pandemia, se queríamos nos comunicar com alguém que não podíamos ver fisicamente na época, costumávamos usar aplicativos como WhatsApp, Messenger ou até mesmo direcionar mensagens do Instagram, por padrão.

No entanto, uma vez que se soube que tínhamos que ficar em casa para impedir a propagação do vírus, nossa maneira de trabalhar e nos comunicar com os outros mudou completamente. Assim, descobrimos que havia ferramentas colaborativas como o Zoom ou o Microsoft Teams.

Como era de se esperar, o uso dos aplicativos mais populares se intensificou, mas também o de ferramentas colaborativas, comumente usadas para videochamadas, reuniões à distância, trabalhar com equipes remotas ou cursos não presenciais.

                                      Faça o download do nosso Guia de trabalho remoto

Hoje, muitas empresas contam com essas ferramentas de colaboração para trabalhar diariamente com suas equipes em casa. O mesmo aconteceu com algumas instituições de ensino. A maioria delas estendeu o uso do Zoom a todas as suas aulas. Outras pessoas, por exemplo, as usam para ministrar seminários, organizar uma conversa casual com seus amigos ou até para comemorar um aniversário ou fazer recitais de poesia.

Ou seja, essas ferramentas que antes eram usadas apenas no mundo do trabalho ou educativo e eram conhecidas por muito poucos, agora fazem parte de nossa nova vida diária. No entanto, ainda existem muitas pessoas que desconhecem suas funções e benefícios.

Portanto, se você deseja organizar uma reunião on-line, mas não sabe qual ferramenta colaborativa usar, este artigo ajudará você a decidir qual é a sua melhor opção.

Zoom

É uma das ferramentas mais populares de videochamada no momento. Em princípio, como sua versão gratuita permite realizar reuniões on-line de uma maneira simples, participar de reuniões sem ter uma conta Zoom, conectar-se a partir de qualquer dispositivo e colocar qualquer fundo de papel de parede divertido que você possa imaginar. Obviamente, tudo o que você precisa fazer é baixar o aplicativo no seu celular ou computador.

              Obtenha uma assinatura Premium e continue aprendendo em casa

A versão gratuita do Zoom oferece:

- realizar reuniões com até 100 pessoas;

- reuniões ilimitadas de dois (entre você e outra pessoa);

- 40 minutos em reuniões em grupo;

- número ilimitado de reuniões.

- vídeo e voz em HD;

- destaque de quem está falando, galeria e exibição em tela cheia;

- compartilhar a tela simultaneamente;

- colocar um papel de parede;

- sala de espera;

- compartilhar sua área de trabalho e aplicativos;

- gravar a reunião (formato MP4 ou M4A);

- agendar reuniões;

- enviar mensagens pessoais ou de grupo;

- levantar a mão (quando quiser falar ou perguntar algo);

- criar sua própria sala de reunião permanentemente;

- controles do anfitrião (se você criou a reunião, pode controlar as opções de áudio, vídeo e tela).

Para aproveitar todos os benefícios da versão gratuita do Zoom, você precisará criar uma conta..

O Zoom está disponível para: Mac, Windows, Linux, iOS e Android. Faça o download do Zoom neste link.

Suas versões pagas: Pro (para pequenas equipes), Business (para pequenas e médias empresas) e Enterprise (para empresas grandes). De fato, empresas como Dropbox, Slack, Logitech e Go Daddy estão entre seus clientes.

Microsoft Teams

É a ferramenta colaborativa do Microsoft 365, que muitas pessoas usam devido aos benefícios de sua versão gratuita, entre elas: trabalhar com programas do Office. Embora o Microsoft Teams tenha sido projetado principalmente para trabalho em equipe, seus vários recursos também permitem que você reúna e converse com qualquer pessoa, não importa onde ela esteja.

A versão gratuita do Microsoft Teams oferece:

- chamadas de vídeo e de áudio;

- pesquisas ilimitadas e mensagens de bate-papo;

- máximo de usuários: 500k;

- usar as versões web do Word, Excel e PowerPoint em tempo real;

- enviar anexos por chat (2G por usuário);

- uso compartilhado de arquivos em equipes e canais (10G para sua equipe);

- personalizar papéis de parede;

- mais de 250 aplicativos e serviços integrados para o Teams;

- acesso para convidados;

- compartilhar a tela.

O Microsoft Teams está disponível para: Windows, iOS e Android. Faça o download do Microsoft Teams neste link..

Suas versões pagas: Microsoft 365 Empresa Básico (se você se inscrever por um ano, ele oferece os primeiros seis meses gratuitos), Microsoft 365 Empresa Standard e Office 365 E3.

Faixa bônus

Skype grátis

É outra boa opção (criada pela Microsoft) para trabalhar em equipe e organizar videoconferências ou reuniões casuais com amigos e familiares. Você sabia que pode acessar uma reunião no Skype, sem criar uma conta ou baixar o aplicativo? Além disso, é gratuito e permite conectar-se a partir de qualquer dispositivo.

O Skype oferece a você:

- chamadas de áudio e vídeo individuais/em grupo em HD;

- gravação de chamadas e legendas ao vivo;

- enviar arquivos, links e fotos;

- compartilhar a tela;

- emojis engraçados e menções;

- telefonemas;

- realizar conversações privadas;

- 50 usuários no máximo

- legendas em tempo real.

SO Skype está disponível para: Windows, Mac OS X e Linux. Faça o download do Skype neste link..

Outros produtos do Skype: Skype Manager (permite atribuir crédito e gerenciar recursos do Skype para sua empresa, grupo ou família) e Skype para criadores de conteúdo (permite integrar chamadas recebidas do Skype em seus podcasts, vlogs e transmissões ao vivo de maneira simples e rápida).

 

Bem, qual dessas três ferramentas se encaixa no que você estava procurando? Esperamos que este artigo tenha resolvido as suas dúvidas sobre esses aplicativos. Como você notou, a maioria deles permite que você participe de videochamadas, sem se registrar. Agora, escolha o que melhor combina com você e organize sua próxima reunião on-line.