Home Blog/ Brasil/
Brasil
5 mulheres cineastas que você precisa conhecer5 mulheres cineastas que você precisa conhecer

5 mulheres cineastas que você precisa conhecer

Francesco Bertorini - 09 Abr 20

Articulo

7 min.

Qual é o seu diretor de cinema favorito? Estou certo de que poucos responderão o nome de uma mulher, apesar do título deste artigo. De fato, também é o meu caso, meus filmes favoritos pertencem ao olho de Akira Kurosawa, mas, nos últimos anos, fiquei maravilhado com o aparecimento de inúmeras cineastas.

Não estou falando apenas de Sofia Coppola (Encontros e Desencontros), Patty Jenkins (Mulher Maravilha) ou das Irmãs Wachowski (Matrix). Elas são apenas algumas das figuras que marcaram um caminho com sua filmografia.

A realidade é que a figura da mulher foi objetificada em muitos filmes e devemos admitir que a paridade ainda está distante. Infelizmente, estamos adiando por muito tempo experimentá-las em nossos televisores. Portanto, este artigo pretende ser um porta-voz de algumas cineastas que você deve conhecer.

Então, quando numa noite de filmes você se perguntar “o que devo ver agora”, você precisará apenas lembrar estes 5 nomes:

Baixe nosso Modelo de plano de produção gratuitamente

1. Greta Gerwig

Se você está lendo isto e se considera um cinéfilo, Greta Gerwig não precisa de tantas apresentações. Mesmo assim, ela é uma atriz que fez seu caminho no mundo independente e no subgênero "mumblecore", onde as performances são caracterizadas por serem as mais naturais possíveis, os temas são jovens e as produções não têm um orçamento alto.

Posso definir seus filmes com a palavra sinceridade, por seus personagens e diálogos, como em Lady Bird ou Little Woman. Não há sobrecarga de elementos, nem ação; somente nos ensina que uma história simples pode ser muito mais poderosa do que pensamos.

2. Alma Har’el

Nós não vivemos apenas de ficção. Alma, de ascendência israelense, iniciou sua carreira com o documentário Bombay Beach, que narra três visões de três homens de diferentes idades tentando decifrar seu caminho na vida dentro de sua casa perto do mar.

Honey Boy estreou recentemente, com o às vezes esquecido e controverso Shia LaBeouf, que neste filme biográfico se mostra genuinamente inocente.

3. Lulu Wang

Lulu é responsável por nos mostrar a cantora Awkwafina em um de seus melhores papéis em 2019, sendo indicada ao Globo de Ouro. Seu último filme, The Farewell, nos leva a uma família chinesa que precisa esconder o segredo da avó: ela está morrendo.

A educação não para! Torne-se um membro Premium aqui

4. Jennifer Kent

The Babadook é um filme que me surpreendeu quando o vi, e apesar de que para alguns não seja uma obra de arte, para mim faz parte dessa nova tendência dos filmes de terror modernos.

Jennifer Kent é a mente por trás deste filme e surpreende com esta obra-prima. Agora, com seu último filme, The Nightingale, ela se consagra como expoente do cinema de suspense.

5. Céline Sciamma

Com Céline, você aprenderá que, às vezes, o diálogo é insuficiente, e que o mais importante é ver. Deixe tudo cair diretamente nos olhos!

Ela é uma diretora francesa que se destacou em todo o mundo com Portrait de la jeune fille en feu (Retrato de um jovem em chamas), que ganhou a Palma Queer no Festival de Cannes.

Seu estilo é carregado por um discurso claramente ativista. Como ela declara: "Os filmes são sempre políticos e os que tentam disfarçar isto são os piores".

Não sabe como melhorar seu perfil do LinkedIn? Este manual irá ajudar você a fazer isto

 

Que esta pequena lista seja apenas o começo de uma pesquisa para aprender mais sobre a visão de cada mulher no cinema. E lembre-se: sempre assista a filmes, bons ou ruins, mas não pare de assistir.