7 sinais para identificar se você tem um clima de trabalho ruim

7 sinais para identificar se você tem um clima de trabalho ruim

Última actualización 21 de Diciembre del 2020Tiempo de lectura: 7 min.

Paula Cordero

Trabalhar em um ambiente de trabalho ruim é uma situação que não agrada a ninguém. Os colaboradores sofreram uma grande mudança após a incorporação massiva do trabalho remoto e tiveram que se adaptar rapidamente, embora a maioria deles sofresse ansiedade e preocupação com a situação econômica devido à pandemia.

Se somarmos a esta preocupação um ambiente de trabalho tóxico dentro da empresa, dificilmente o(a) profissional poderá cumprir 100% suas funções e se sentir motivado(a). Em qualquer circunstância, a empresa deve ter um plano de bem-estar que garanta que todas as pessoas se sintam satisfeitas.

Existe um bom ambiente de trabalho na sua empresa? Se você não tem muita certeza sobre isso, neste artigo apresentaremos alguns sinais que podem ajudá-lo(a) a identificar se há um ambiente tóxico em seu trabalho. Além disso, falaremos sobre a importância de desenvolver um ambiente de bem-estar em sua organização.

Continue lendo!

Índice

1. O que é o ambiente de trabalho?

2. A importância do ambiente de trabalho

3. 7 sinais para identificar se você tem um clima de trabalho ruim

mal clima laboral

Imagem: Freepik

O que é o ambiente de trabalho?

O ambiente de trabalho é onde os trabalhadores desempenham suas funções. Este conceito é condicionado pela percepção que os colaboradores têm sobre as ações implementadas pela empresa. Ou seja, refere-se à interação dos colaboradores com a empresa e o ambiente em que atuam, como instalações, ferramentas de trabalho, chefes, colegas, etc.

A importância do ambiente de trabalho

Um ambiente de trabalho positivo promove o crescimento e a segurança dos funcionários. Este ambiente de trabalho permite que as pessoas se desenvolvam profissionalmente e desempenhem ao máximo suas funções dentro da empresa. Nos últimos anos, a gestão do ambiente de trabalho tornou-se uma prioridade para que os funcionários se sintam seguros e confortáveis.

Se um(a) funcionário(a) está feliz, o mais lógico é que ele(a) tenha um alto desempenho e ajudará a gerar bons resultados para a organização.

Um ambiente de trabalho positivo é importante pelos seguintes motivos:

✔️ Aumenta a produtividade

Um ambiente de trabalho positivo aumenta o desempenho de todos no trabalho. Quando um(a) funcionário(a) está feliz, tem a motivação para gerar novas ideias, propor novos projetos ou melhorias, ajudar os outros a desempenhar melhor suas tarefas, etc. Isto, por sua vez, permite ao(à) profissional desenvolver e conquistar uma promoção.

✔️ Melhora a marca do empregador

Quando seus colaboradores sentirem-se felizes e orgulhosos de trabalhar com você, compartilharão este sentimento com sua família, amigos, colegas, professores, etc. A sua marca empregadora será beneficiada, pois outras pessoas verão que na sua empresa existem diferentes oportunidades de crescer e ser feliz trabalhando. Isto ajudará você a atrair os melhores talentos e também a melhorar sua reputação corporativa.

Como a Crehana para empresas ajuda sua equipe?

✔️ Promove o crescimento

Se os funcionários estiverem felizes e motivados, será mais fácil para eles concluir os programas de treinamento. Por estarem de bom humor, estarão sempre dispostos a participar de planos de training, conferências, etc. Este ambiente positivo se espalhará entre os trabalhadores, tornando a empresa mais unida.

✔️ Oportunidades iguais

Um bom ambiente de trabalho permite que todos tenham as mesmas oportunidades. Isto significa que ninguém pode ser discriminado ou tratado de forma diferente. Neste contexto, a igualdade de gênero é essencial para que todos possam crescer profissionalmente.

✔️ Desenvolvimento de liderança

Se seus funcionários não tiverem motivação ou oportunidades dentro de sua empresa, será difícil para eles melhorar suas habilidades de liderança. Você deve se preocupar em dar a eles todas as ferramentas necessárias para que aproveitem todo os seus potenciais e possam assumir a gestão no futuro.

7 sinais para identificar se você tem um clima de trabalho ruim

Como HR Manager, é comum você receber as avaliações que os funcionários fazem de seus chefes e como se sentem sob sua orientação. Se você identificar que estas avaliações não são positivas, você precisa saber mais sobre o comportamento do(a) líder da área.

Há uma série de razões pelas quais um(a) chefe promove um ambiente tóxico: não é ético(a), tem favoritos, não permite o crescimento no emprego, é egoísta, etc.

❌ Aumente o nível de absenteísmo

O pior que pode acontecer é que seus funcionários se levantem de manhã e não tenham vontade de ir trabalhar, não porque não gostem de suas funções, mas porque se sentem mal trabalhando na sua empresa. Se seus funcionários pensam assim, é hora de tomar medidas drásticas, porque não demorará muito até que eles deixem a empresa.

mal clima laboral

Imagem: Freepik

O primeiro indicador para perceber isso é o nível de absenteísmo. Se houver faltas não justificadas e as faltas por motivos médicos aumentaram, é necessário que avalie os seus colaboradores. Às vezes, as pessoas adoecem não porque tenham sido descuidadas, mas porque se sentem estressadas. Isto faz com que eles não durmam bem, tenham dores, baixem suas defesas, etc.

❌ O caráter de seus funcionários mudou

Se a empresa em que você está é grande, é normal que você não consiga identificar exatamente como cada pessoa se sente. No entanto, a mudança de comportamento pode ser identificada quando você pede feedback às equipes, ou também quando as vê interagindo dentro do mesmo escritório. Qualquer briga, discussão ou mesmo comentário que sempre tende a atingir os recursos humanos, é um sinal de que algo não está bem.

❌ Níveis de competição prejudiciais

A competição sempre faz os funcionários trabalharem duas vezes mais, mas tudo tem um limite. Se você achar que há conflitos constantes por este motivo, é melhor reavaliar seus métodos de incorporar habilidades. Em algumas ocasiões, o(a) chefe confia uma tarefa a duas pessoas para ver quem merece um bônus, promoção, etc. Algumas competições podem ser boas, mas quando os membros da equipe se confrontam com repercussão pública, isso pode afetá-los pessoalmente.

❌O horário de trabalho não é respeitado

Em algumas ocasiões, os trabalhadores precisam ficar mais tempo para terminar uma atividade que não concluíram. No entanto, quando isto se torna rotina, você precisa identificar por que os funcionários estão trabalhando mais horas do que o normal.

Isto geralmente acontece porque há uma carga de trabalho que excede o número de funcionários atribuídos ou porque a produtividade caiu e os funcionários não conseguem terminar suas tarefas nos tempos estabelecidos. Pode haver muitos mais motivos; portanto, como líder de recursos humanos, você deve estar atento(a) a todos estes detalhes e criar espaços de comunicação com as equipes para entender o que está acontecendo.

❌ Comunicação negativa

Quando você recebe inúmeras reclamações dos funcionários, é provável que um ambiente tóxico esteja se desenvolvendo. Nesse processo, as pessoas-chave são os líderes de equipe. Se o departamento de RH não tiver uma boa comunicação com os líderes, será impossível para eles tê-la com seus colaboradores.

A comunicação deve ser transparente e flexível. Você não deve se preocupar apenas com o aspecto profissional, mas também com o lado pessoal. Se os funcionários não se sentirem valorizados e ouvidos, será difícil que estejam dispostos a conversar abertamente.

❌ Alta rotatividade

Se a sua empresa não é flexível, não permite a comunicação ou não há oportunidades de crescimento, as pessoas vão começar a procurar trabalho em outros lugares para encontrar uma situação melhor. Se a taxa de rotatividade está aumentando, é porque as pessoas não estão felizes e procuram outros trabalhos onde possam se sentir satisfeitas e motivadas.

Você já passou por alguma dessas situações? Nesse caso, algo está errado com sua empresa e você não deve esperar para tomar uma atitude a respeito.

O trabalho é uma parte importante da vida de uma pessoa e deve proporcionar felicidade e satisfação. Claro, sempre pode haver conflitos no trabalho que devem ser manejados, mas os funcionários devem se sentir comprometidos em fazer seus trabalhos e trazer bons resultados para a organização.

No Crehana para empresas, treinamos equipes de Recursos Humanos para que possam melhorar o ambiente de trabalho na empresa e, além disso, aprimorar suas habilidades como líderes. Quer saber mais? Aquí contamos mais para você.

También podría interesarte

Subcategorías

Softwares