Quais são as medidas de um cartaz?

Última actualización 11 de Agosto del 2020

user

Alejandra Mujica

Quais são as medidas de um cartaz? Quais são as medidas de um cartaz?

Cartazes publicitários são elementos gráficos importantes dentro do amplo espectro da publicidade. E se o seu negócio é design gráfico offline, então é básico e necessário que você saiba desde o significado até que medidas são essenciais para trabalhar um cartaz.

Neste artigo contaremos tudo sobre os cartazes publicitários e como eles têm evoluído ao longo do tempo até chegar aos dias de hoje, onde mostraremos quais são as ferramentas essenciais que irão facilitar o seu trabalho como designer offline.

Comecemos!

Você está interessado(a) também em ilustração? Aprenda direção de arte para criar cartazes ilustrados!

Índice

O que é um cartaz?

Elementos de um cartaz

Tipos de cartazes publicitários

Formato e tamanho de um cartaz

Como desenhar um cartaz publicitário?

Como fazer um cartaz on-line?

App para fazer cartazes

Cartazes em Word

Cartazes na Editora

O que é um cartaz?

O cartaz, também conhecido como pôster, é um meio publicitário impresso em papel e que geralmente tem dimensões não superiores a um DIN A3. 

Geralmente é apresentado em formato vertical e sua função é informar. Desde a antiguidade, servia para anunciar leis ou decretos, mas com o surgimento das artes gráficas e o uso da cor também se tornaram um elemento artístico.

Além disso, nesses casos sua finalidade passou a ser a propaganda para fins publicitários ou de propaganda, o que era muito comum durante as guerras do século 20 e campanhas políticas em todo o mundo.

 

Elementos de um cartaz

Existem elementos básicos que você deve levar em consideração ao desehar um cartaz publicitário.

Letras para cartazes publicitários

Recomenda-se que as letras dos cartazes publicitários sejam grandes e claras. A mensagem depende muito do texto e, por isso, é importante que possa ser bem lida.

music party mujer cartel publicitario

Imagem: Freepik

Mensagem explícita e direta

É melhor evitar "rodeios" e, quando se trata de cartazes, é melhor criar uma mensagem explícita e direta. Isto significa que devemos usar uma frase clara e única que possa ser facilmente compreendida.

mujeres cartel publicitario

Imagem: Freepik

Desenhos de cartazes simples

Como sempre, quando falamos em design, qualidade é melhor que quantidade. Por isso, um design que não contenha muitos elementos nos ajudará a comunicar com clareza a mensagem do cartaz. É importante que você também saiba criar uma paleta de cores antes de começar a desenhar seu cartaz Veja aqui como fazê-lo.

Imagens publicitárias

Para as imagens publicitárias em cartazes, é fundamental cumprir esta regra: alta qualidade, boa resolução e impressão cuidada. Se você quiser aprender a ilustrar, inscreva-se neste curso gratuito de Adobe Illustrator..

Imagens para impressão

Para uma impressão de qualidade, é muito importante que você considere o local e a impressora que será utilizada. Colocamos muito esforço no design; mas também temos que nos certificar de que a impressão será da qualidade que procuramos.

summer cartel publicitario

Imagem: Freepik

Você pode testar antes de imprimir o design final. Isto sempre funciona!

Tipos de cartazes publicitários

O próximo ponto importante é que você sabe quais são os tipos de cartazes publicitários mais usados em exteriores.

Cartazes informativos e criativos

Os cartazes informativos são utilizados para anunciar um evento, lançamento de um produto ou serviço ou para indicar a localização da empresa em uma estrada ou avenida.

Cartaz de treinamento

Os cartazes de treinamento geralmente não fazem propaganda de um produto ou serviço. Buscam conscientizar as pessoas sobre diferentes questões, como sociais, políticas ou ambientais.

Cartazes políticos

Costumamos ver cartazes políticos quando se trata de campanhas políticas muito próximas às eleições em cada país, com o objetivo de ganhar mais seguidores.

Pôster publicitário

Entre os pôsteres publicitários estão os de espetáculos (estreias de filmes, shows, eventos), de moda de produtos e de beleza, entre outros.

Cartaz de cultura corporativa

Cartazes de cultura corporativa são usados para divulgar uma marca de uma forma geral, mostrar os benefícios de diferentes empresas, etc.

Qual é o formato e o tamanho de um cartaz?

Como já dissemos, o cartaz foi utilizado impresso em papel. Por isso, suas medidas atendem a essa necessidade.

O mais comum desses formatos é 50x70 cm. No entanto, com o avanço da impressão de grande formato, a evolução das impressoras e os orçamentos de publicidade mais altos permitiram uma liberdade muito maior na criação de um cartaz.

Estas são algumas medidas que as impressoras geralmente executam:

- 70 x 100 centímetros

- 50 x 70 centimetros

- 35 x 50 centímetros

Isto se aplica tanto na composição dos elementos gráficos, quanto nos formatos escolhidos. Por exemplo, considere os anúncios que podemos encontrar em estradas ou pontes.

É possível encontrar tabelas que ajudarão você a determinar qual o tamanho do cartaz e a fonte apropriada em função da distância do espectador e da velocidade com que você vai passar por ele. Verifique se seu cartaz atende aos requisitos necessários.

Você gostaria de aprender a fazer lettering? Baixe este guia e aprenda do zero

Como criar um cartaz publicitário

Devemos sempre lembrar que o cartaz é um meio de comunicação que deve transmitir uma mensagem clara e eficaz, seja por meio de tipografia, das imagens ou de ambos.

O cartaz publicitário tem a função de captar a atenção do espectador e transmitir uma mensagem. O cartaz publicitário costuma ser um dos trabalhos preferidos dos(as) designers gráficos(as).

Você sabe tudo o que pode fazer com o Photoshop? Veja o que você pode aprender com esta ótima ferramenta de design gráfico..

A composição dos elementos do cartaz publicitário é diversa e depende da localização e distância, como já dissemos; Mas, falando sobre o conceito, o leque de possibilidades aumenta e é limitado apenas pela criatividade.

É necessário aprender os fundamentos da composição, proporções, teoria das cores, manuseio experiente das formas e da tipografia. É, então, a partir destes conhecimentos, que se pode ter liberdade em relação ao design do cartaz.

Provavelmente uma boa maneira de começar um cartaz é, primeiro, delinear a ideia, os conceitos e se perguntar: o que você quer transmitir? Caso contrário, a mensagem pode ficar confusa e uma ideia clara não pode ser transmitida, rompendo assim com o objetivo principal do cartaz.

Será necessário estabelecer relações formais, informais e subjetivas, bem como descobrir que elas se adaptam ao conceito, objetivo e situação do pôster.

Pode acontecer que no caminho encontre becos sem saída, mas nesse caso é melhor descansar e retomar mais tarde.

É necessário eliminar qualquer elemento adicionado que não contribua em nada para o design.

Por isso, não espere mais e leve a cabo aquela nova ideia que tem em mente, transformando-a num cartaz. Você também pode verificar esses exemplos de cartazes criativos para inspirar seus desenhos.

Como fazer um cartaz on-line?

Para aprender a fazer cartazes on-line, a primeira coisa que você precisa saber são as ferramentas que irão ajudar você e facilitarão seu trabalho.

É incrível saber que você pode economizar muito tempo se tiver alguns softwares que possam fornecer um modelo básico de design para fazer seu cartaz digital.

Dizemos para você quais são as páginas favoritas de muitos usuários quando trabalham em um projeto de sinalização gráfica.

Você ficará surpreso(a) como pode ser simples e prático criar cartazes online!

Inscreva-se e conheça as tendências do design gráfico para seus cartazes aqui.

Páginas para fazer cartazes on-line

Canva: este programa tornou-se muito popular nos últimos anos. Você não só pode fazer cartazes publicitários de forma intuitiva, mas também é uma plataforma muito versátil que permite criar folhetos, brochuras, papelaria para sua empresa e muito mais.

canva cartel publicitario

Imagem: Canva

Crello: esta ferramenta inclui modelos de cartazes com dimensões predefinidas para facilitar a impressão, para que você possa se concentrar no processo criativo. Também é grátis!

crello cartel publicitario

Imagem: Crello

FotoJet: é uma plataforma gratuita de criação de cartazes publicitários. Possui mais de 100 templates que podem servir de base para a criação do seu cartaz.

fotojet-cartel-publicitario

Imagem: FotoJet

Apps para fazer  cartazes

Existem aplicações que permitem a você fazer cartazes a partir do seu smartphone. As novas ferramentas de design visam otimizar o seu tempo e ajudá-lo(a) a desenhar a partir de qualquer dispositivo tecnológico.

É por isso que, muitas vezes, esses apps podem salvá-lo(a) se você tiver que fazer um design em pouco tempo.

- Criador de Cartazes e Folhetos: esta aplicação para iOS possui um kit profissional de ferramentas e templates para desenhar cartazes e logotipos a partir do seu celular.

carteles-app

Imagem: AppStore

Baixe aqui

- Poster Maker: este app para Android foi desenvolvido para que qualquer usuário possa criar cartões, cartazes, banners e flyers de uma forma muito intuitiva e também gratuita.poster maker app

Imagem: Play Store
Baixe aqui

- Adobe Spark: é um aplicativo para iOS e Android pertencente à Adobe Cloud. Ele não só permite que você crie pôsteres on-line, mas também páginas da web, vídeos e gráficos diferentes em minutos. No momento, você pode usar a versão premium totalmente gratuita por 2 meses.

adobe sparka pp diseno

Baixe aqui

Como fazer um cartaz no Word?

Existem passos muito simples para trabalhar um cartaz no Word. Você pode adicionar textos e imagens, definir o tamanho da imagem e imprimir.

Você ficará surpreso(a) com o quão interessante cartaz pôster publicitário pode ficar, pronto para imprimir!

Compartilhamos com você este vídeo, que explica como fazer isso passo a passo.

 

Como fazer um cartaz no Publisher?

publisher cartel publicitario

Imagem: Publisher

Para criar um pôster no Publisher de maneira simples, você precisará seguir estas etapas:

- Acesse a guia Desenho de página, clique em Tamanho> Mais tamanhos de página predefinidos.

- Nos tipos de publicações você tem que selecionar Pôsteres e personalizar o tamanho e depois aceitar.

- Cores: você pode alterar as cores inserindo Combinação de cores na parte de Combinações.

- Tipografia: para escolher a fonte você deve clicar em Fontes e escolher a que deseja para o seu desenho.

- Imagens: se quiser adicionar uma imagem, entre no grupo Imagens e clique em Inserir, selecione a imagem para o seu cartaz e pronto.

- Impressão: clique em Arquivo> Imprimir> Opções de desenho> Configurações. Você pode definir as margens de impressão horizontal e verticalmente.

Junte-se à família Premium e continue aprendendo em casa

Recomendados para ti