Programas de modelagem 3D: crie tudo o que puder imaginar

Última actualización 29 de Junio del 2020

user

Juliane Angeles

Programas de modelagem 3D: crie tudo o que puder imaginar Programas de modelagem 3D: crie tudo o que puder imaginar

Dar vida a um tiranossauro rex ou a um brinquedo. Isso e muito mais é o que os programas de modelagem 3D podem fazer. Claro que você se lembrou de algum filme da Pixar, certo? A verdade é que esses softwares não são usados apenas em estúdios de animação e efeitos especiais.

De fato, se você deseja se dedicar à modelagem 3D, não é imprescindível trabalhar na indústria do entretenimento. Por quê? Porque os softwares e as aplicações dessa técnica são ferramentas multidisciplinares, ou seja, podem ser utilizados em diferentes categorias: filmes, videogames, animações, arquitetura, engenharia, design de interiores, joalheria, ciência e muito mais.

                                 Descubra todos os cursos de 3D que temos para você

Em teoria, você pode trazer para o ambiente 3D os personagens, mundos, peças e produtos que você tem em mente. Por exemplo: a indústria aeroespacial usa a tecnologia 3D para fazer protótipos, enquanto a medicina usa para criar próteses. A modelagem 3D tem muito potencial pela frente.

Quer entrar no mundo multifacetado da modelagem tridimensional? Neste artigo, mostramos quais são os programas para modelar em 3D e as opções que existem de acordo com o nível de habilidade.

 

Programas de modelagem 3D: crie tudo o que você pode imaginar

1. O que é modelagem 3D por computador?

2. Como a modelagem 3D funciona?

3. O que é um programa de modelagem 3D?

4. Programas de modelagem 3D: nível iniciante.

5. Programas de modelagem 3D: nível intermediário.

6. Programas de modelagem 3D: nível avançado.

Obtenha uma Assinatura Premium e continue aprendendo em casa

1. O que é modelagem 3D por computador?

É a técnica de produzir uma representação digital 3D de qualquer elemento ou superfície, por meio de um software ou programa especializado. Para a criação de objetos 3D, são consideradas as propriedades físicas e materiais do elemento, como textura, solidez, cor, sabor, odor, etc.

Com a modelagem 3D, é possível criar tudo o que você puder imaginar. Além disso, possibilita visualizar a aparência final de um objeto de maneira tridimensional. De objetos e personagens a produtos e próteses.

Em palavras simples, a modelagem 3D é como esculpir um modelo de gesso. Somente que, em vez de usar um cinzel e um martelo, você usa o mouse e as ferramentas fornecidas pelo software de modelagem 3D.

A modelagem tridimensional pode ser feita manualmente por artistas de 3D ou automaticamente, usando softwares projetados para criar modelos 3D a partir de fotografias.

modelado-3d

2. Como a modelagem 3D funciona?

A modelagem 3D usa vértices, arestas, faces e malha para criar um objeto 3D. Os vértices são pontos no espaço 3D, arestas são linhas que unem vértices, faces são compostas por vértices e arestas, e a malha é o conjunto de faces (ou polígonos) que compõem um objeto 3D completo ou apenas uma parte dele.

Para criar uma modelagem tridimensional, existem vários programas e métodos diferentes. Por exemplo: modelagem de superfície (forma 3D exterior), modelagem sólida (todo material sólido), etc.

3. O que é um programa de modelagem 3D?

Um programa de modelagem 3D é um software que permite a você criar objetos tridimensionais por computador. O elemento gerado por esses programas é conhecido como modelo 3D. Alguns deles são TinkerCAD, SketchUp, Blender, Fusion 360, etc.

programas-de-diseno-3d

4. Programas de modelagem 3D: nível iniciante.

TinkerCAD: o programa de modelagem 3D mais fácil de usar

Se você deseja iniciar a modelagem 3D, comece com o TinkerCAD. Com esta aplicação, você poderá criar objetos 3D de maneira simples a partir das formas geométricas mais básicas. Além disso, permite a você modificar modelos existentes, imprimir seus designs em formatos de arquivo STL, criar modelos de Minecraft e desenhar com código.

O TinkerCAD é gratuito e tem um foco educacional. Por isso, além de ser usado por amadores e designers, é muito popular entre professores e alunos.

Você pode usá-lo no navegador (primeiro crie uma conta na Autodesk) ou através dos aplicativos para tablets e smartphones.

 

Paint 3D:  uma versão reinventada do clássico Paint.

O que é o Paint 3D e que funções ele possui? É uma aplicação de 2D e de modelagem 3D criado pela Microsoft. O Paint 3D é gratuito e está incluído no sistema operacional Windows 10. E é uma ótima opção se você deseja abordar o mundo 3D de uma maneira simples e amigável.

O Paint 3D tem uma variedade de pincéis e ferramentas. Ao modelar, permite escolher texturas, filtros e opções de iluminação. Também possibilita exportar um vídeo do seu processo criativo.

programas-de-diseno-3d

Imagem: Paint 3D

5. Programas de modelagem 3D: nível intermediário.

SketchUp: modele ótimas ideias em 3D na web

O StechUp é um software popular de modelagem 3D que permite criar projetos básicos e complexos, sem a necessidade de tantos módulos. Tem uma versão gratuita que você pode acessar a partir do navegador, depois de se registrar em seu site.

Graças à sua interface amigável, é fácil de usar. Além disso, sua versão gratuita oferece 10 GB de armazenamento na nuvem, visualização de modelos do seu dispositivo móvel, importação de arquivos SKP, JPG e PNG e exportação de arquivos SKP, PNG e STL.

 

Rhinoceros 3D: software de modelagem 3D para desenho industrial

Com o Rhino 3D, é possível projetar e produzir todos os produtos que você gostaria de ver em uma prateleira e muitas coisas mais. Este é um modelador 3D muito versátil, pois permite “criar, editar, analisar, documentar, renderizar, animar e traduzir curvas NURBS ((sigla em inglês de Non-Uniform Rational B-Spline), superfícies e sólidos, nuvens de pontos e malhas poligonais”.

rhinoceros-3d

Guitarra modelada em Rhino por Poupard

Você sabia que  para aprender o Rhinoceros 3D não é necessário experiência anterior? A concluir o curso Rhinoceros 3D a partir do zero: crie seu próprio produto você poderá criar seu próprio produto.

.

Morphi: modelagem em 3D para tablets

O Morphi, da The Inventery, é um aplicativo de modelagem 2D e 3D simples, potente e fácil de aprender. É amplamente utilizado na criação de projetos para impressão 3D, realidade aumentada, realidade virtual e animação.

Além disso, permite desenhar modelos 3D de várias maneiras: esboço, desenho básico, simetria, linhas rotativas, etc.

Funciona em iPads, Mac e computadores com sistema Windows

Sculptris: modele em 3D com argila virtual

É um software reconhecido no mundo da escultura digital. O Sculptris é gratuito e tem uma interface fácil de navegar. Permite criar personagens 3D sem ter experiência em arte digital.

"Enquanto modela, o Sculptris analisa constantemente a superfície para garantir que haja triângulos suficientes para mostrar os detalhes que está criando", diz o site.

Modelar no Sculptris é a coisa mais próxima de trabalhar com argila, pois o usuário pode puxar, empurrar, beliscar e torcer a argila virtual.

sculptris-programa-diseno-3d

6. Programas de modelagem 3D: nível avançado.

Blender: um software de modelagem 3D de código aberto

Com o Blender, você pode criar renderizações geniais, modelar em 3D, esculpir, animar, editar vídeos e criar efeitos visuais. De fato, é um software muito utilizado para animações em curtas e longas-metragens.

Possui um extenso conjunto de ferramentas de modelagem, e suas ferramentas de escultura fornecem a força e a flexibilidade necessárias para o design de caracteres ou ambientes.

Se você está imaginando algo, crie-o em três dimensões com o curso Blender: de zero a especialista em Modelagem 3D. Você não precisa de conhecimento prévio.

 

Fusion 360: um dos melhores programas para design industrial

O design, a engenharia, a eletrônica e a fabricação estão unificados em uma plataforma: Autodesk Fusion 360. Este software permite criar modelos e projetos mecânicos e industriais na nuvem. Tem integrados o CAD (Computer Aided Design), o CAM (Computer Aided Manufacturing) e o CAE (Computer Aided Engineering).

O Fusion 360 oferece múltiplos métodos de modelagem, permitindo a criação de produtos de alta qualidade. Por exemplo: modelagem de forma livre, de superfície, paramétrica, de malha, etc. Também facilita o trabalho colaborativo em tempo real. Funciona em Mac e PC.

 

Como você deve ter notado, o mundo da modelagem 3D é muito diversificado e cheio de oportunidades. Há espaço para todos, tanto para designers quanto para animadores, bem como para engenheiros e arquitetos. O que esses profissionais têm em comum? Eles criam os personagens, os mundos, os ambientes e as peças que se imaginam. E o que você gostaria de criar em um ambiente 3D?

Recomendados para ti