Home Blog/ Brasil/
Brasil
Tudo sobre o logotipo da NASATudo sobre o logotipo da NASA

Tudo sobre o logotipo da NASA

Juliane Angeles - 21 Jun 20

Articulo

7 min.

A NASA voltou a ser notícia no mundo, depois que a sonda Crew Dragon da SpaceX decolou com sucesso a bordo do foguete Falcon 9 do complexo de lançamento 39A na Flórida, Estados Unidos, no último sábado de maio.

Robert Behnken e Douglas Hurley tornaram-se os primeiros astronautas da NASA a viajar pelo espaço pela primeira vez em uma espaçonave comercial, construída pela SpaceX, empresa do multimilionário estadunidense Elon Musk. Seu destino é a Estação Espacial Internacional (ISS)

Descubra os cursos de Branding que temos para você

Com o chamado voo Demo-2, a Rússia não é mais o único país a enviar astronautas para a ISS pelo valor de US $ 80 milhões por assento. Além disso, esta missão inicia uma nova era nos voos espaciais, já que o envolvimento de empresas privadas, como a SpaceX, envolve o desenvolvimento de naves próprias que permitam viagens comerciais e acessíveis ao espaço.

 

Um mês antes, a NASA anunciava este voo com uma fotografia do foguete Falcon 9, também fabricado pela SpaceX. A imagem também serviu para informar o retorno de seu logotipo vermelho, mais conhecido como o "verme", removido em 1992.

"O worm está de volta", publicou a agência em seu site.

Foto: nasa.gov

En esta nota, te contamos todos los cambios que hizo la NASA (trata de no marearte) para finalmente elegir el logo de la "albóndiga" como el oficial y qué significa el regreso del logotipo rojo este 2020.

A origem do logotipo da NASA

Era 1959 e o National Advisory Committee on Aeronautics (NACA) estava em um de seus melhores momentos. Sua transformação na agência da National Aeronautics and Space Administration (NASA) alimentou vários avanços em astronáutica e aeronáutica. Assim, nasceram também as primeiras insígnias da NASA, um desenho circular com vários elementos, como letras vermelhas, um planeta amarelo e estrelas, etc.

O selo da NASA, como é oficialmente conhecido, foi projetado por um ilustrador do Centro de Investigação Lewis, da NASA. Nele, a esfera amarela representa um planeta, a asa vermelha representa a aeronáutica e o elemento em órbita ao redor da asa representa uma espaçonave.

No entanto, a validade desse design como insígnia oficial da nova agência durou pouco, pois nesse mesmo ano a NASA solicitou o design de um logotipo muito mais simples.

Hoje, este selo (embora com uma variação de cores no fundo azul) é usado para eventos formais da agência, como apresentações de prêmios e cerimônias. Digamos que é a versão séria do logotipo "almôndega". Agora vamos dizer a você o que esse logotipo significa.

Sello actual de la NASA. Foto: nasa.gov

O logotipo da NASA na forma de uma "almôndega"

É o principal símbolo da NASA e um dos mais poderosos e emblemáticos do mundo. Sua aparição ocorreu em 1959, quando o secretário-executivo da NASA pediu a James Modarelli, chefe da Divisão de Relatórios do Centro de Pesquisa Lewis, para criar um logotipo que pudesse ser usado para fins menos formais.

O que Modarelli fez? Simplificou o selo oficial, removendo as letras vermelhas da National Aeronautics and Space Administration U.S.A. e adicionando as letras brancas da NASA (siglas em inglês).

Mas isso não foi tudo. Também removeu a esfera amarela, deixando as estrelas brancas, a asa vermelha em forma de V (um pouco mais espessa e proeminente) e a espaçonave em órbita. Todos esses elementos aparecem sobre uma esfera azul que representa um planeta.

Posteriormente, esse emblema, mais conhecido como "almôndega", tornou-se o logotipo principal da NASA, mas mudou em 1975.

Logotipo atual da NASA, conhecido como "almôndega". Foto: nasa.gov

Apesar de ter sido simplificado, o logotipo "almôndega" era um ícone difícil de reproduzir e imprimir para a tecnologia dos anos 70. Além disso, a NASA procurou se reinventar e não encontrou melhor maneira de fazê-lo do que com um logotipo de acordo com os novos tempos.

Tipografia para logos 2020: como escolher o melhor tipo de letra?

 

El "gusano” de la NASA

Em 1974, a NASA contratou a Danne & Blackburn para projetar um logotipo mais moderno, como parte do Programa Federal de Melhoramento de Design.

O novo logotipo removeu as estrelas brancas, a asa vermelha em forma de V, a nave em órbita e a grande esfera azul; deixando apenas a palavra NASA, embora sem os traços horizontais das letras A. Foi introduzido em 1975 e apelidado de "verme", devido à sua representação estilizada, vermelha e única das letras da NASA.

Logotipo vermelho da NASA, conhecido como "verme". Foto: nasa.gov

Por que vermelho?

O tom vermelho "é uma cor muito ativa que traz uma dimensão cinética às formas das letras". De acordo com o Manual de Padrões Gráficos da NASA de 1976,

essa cor “reflete o caráter vivo e orientado para o futuro da NASA”.

Entre suas especificações, o logotipo vermelho da NASA só poderia ser usado em um fundo branco ou "um valor de luz neutro". Não era permitido o uso em cores saturadas, brilhantes ou escuras, pois elas diluíam "a efetividade e o impacto do vermelho da NASA".

Mas este logotipo também teve sua versão em preto, apresentada como o elemento central do Sistema de comunicações visuais da NASA. Por exemplo, à esquerda, temos a configuração padrão do logotipo para a "agência" e, à direita, temos a configuração do logotipo para o "centro".

 

Foto: nasa.gov

E estas são três amostras de seu uso da cor. Por exemplo: em um fundo branco, o logotipo só pode ser exibido em vermelho, preto ou cinza quente.

Foto: nasa.gov

Outros usos deste logotipo

Foto: nasa.gov

No entanto, seu design limpo e elegante não obteve a resposta esperada e, durante anos, teve que "viver" com seu antecessor (a "almôndega"). Cada logotipo tinha um lugar na NASA, até que, em 22 de maio de 1992, foi decidido remover o logotipo moderno ", exceto roupas e outros artigos de lembranças".

Que logo foi deixado em seu lugar?

O design original do final da década de 1950. Foi assim que a "almôndega" foi oficializada como o único logotipo da NASA e é a que todos conhecemos hoje.

O logotipo atual da NASA

Foto: shopnasa.com

O "worm" não foi totalmente removido

Enquanto isso, o logotipo vermelho era usado apenas em ocasiões especiais e para fins comerciais, até que em abril de 2020 foi reincorporado como logotipo secundário.

Isto foi anunciado pela NASA:

"O verme está de volta. E bem a tempo de marcar o retorno dos voos espaciais humanos em foguetes estadunidenses a partir de solo estadunidense. O design retrô e moderno do logotipo da agência ajudará a capturar a emoção de uma nova era moderna dos voos espaciais humanos no costado do veículo de lançamento do Falcon 9, que transportará os astronautas para a Estação Espacial Internacional como parte do voo Demo-2, agora programado para meados ou final de maio."

O elegante logotipo vermelho voltou a ser usado novamente este ano, embora a agência "ainda esteja avaliando como e onde será usada exatamente". Certamente, garantiu que a popular e amada "almôndega" continuará sendo o principal logotipo da NASA. Qual é o seu favorito?