Home Blog/ Brasil/
Brasil
Marketing en redes sociales: 5 lecciones de campañas digitalesMarketing en redes sociales: 5 lecciones de campañas digitales

Marketing en redes sociales: 5 lecciones de campañas digitales

Francesco Bertorini - 18 May 20

Articulo

7 min.

O marketing digital ou marketing de mídia social é o conjunto de design, criatividade, impacto e rentabilidade. Consiste em aplicar estratégias de marketing nas redes da Internet. No âmbito digital, aparecem novas ferramentas que dão uma visibilidade imediata, redes que surgem dia a dia e a possibilidade de medições reais de cada uma das estratégias empregadas.

Se antes eram os distribuidores, a mídia e os produtores que tinham o poder da opinião, agora o foco está no usuário. É por isso que ter um plano de mídia social é de extrema importância. Com isso, você poderá estar presente em diferentes espaços do seu usuário: cliente em potencial.

Obtenha uma Assinatura Premium e continue aprendendo em casa

Uma estratégia digital deve incluir todos os espaços relevantes em que o cliente-alvo interage, buscando influenciar opiniões que melhorem o impacto e os resultados que você procura. Lembre-se de que, atualmente, não ter presença nas redes sociais é, praticamente não existir como uma marca na mente de seus clientes em potencial.

Primeiro: a estratégia

Para alcançar uma estratégia de marketing nas redes sociais, siga estes passos:

- Análise de fatores internos e externos, como a concorrência, situação macroeconômica, social e política, modelo de negócio, alcance, pontos fortes e detalhes do seu diferencial. Com isso, você poderá ter um diagnóstico que permite entender onde você está e para onde deve ir.

- Estabeleça suas metas para que você possa aumentar o valor que sua marca oferece ao público-alvo.

- Crie o mix de marketing com os famosos 4 ps (produto, preço, local e promoção). Neste caso, a promoção definirá quais são os canais e mídias digitais que seu produto ou serviço precisa.

- Defina um orçamento alinhado à expectativa de rentabilidade, para poder reduzi-lo a um plano de mídia, para ativar a execução e a medição. Lembre-se de que todos os seus esforços devem ser mensuráveis, para que você possa ter bases para tomar qualquer decisão.

No curso de Marketing Digital desde o zero você poderá conhecer as estratégias em profundidade para criar seu plano de mídia social.

Bons exemplos

Lenovo

A marca lançou sua campanha Mulheres Lenovo, reunindo mulheres destacadas em diferentes áreas, focada em reconhecê-las e empoderá-las, ressaltando as vantagens que seus equipamentos oferecem para facilitar a vida cotidiana.

Os resultados desta campanha foram tão bons que, este ano, eles realizam a terceira edição, devido ao impulso dado à igualdade de gênero e por destacar as habilidades das mulheres em qualquer aspecto da vida.

Walmart

A rede de supermercados apostou em uma campanha de marketing digital focada em uma iniciativa social, que deu excelentes resultados.

A marca uniu-se a sete renomados influenciers na plataforma Instagram para arrecadar fundos para a Feeding America, uma rede nacional formada por mais de 200 bancos de alimentos, ajudando mais de 46 milhões de pessoas.

O Walmart doou 90 centavos à organização para cada vez que o conteúdo fosse compartilhado ou um comentário fosse feito em uma postagem que incluísse a hashtag #FightHunger. O resultado bem-sucedido do plano nas redes sociais conseguiu angariar aproximadamente US$ 1,65 milhão.

Com esta iniciativa, a marca conquistou uma imagem melhor entre seus consumidores e conseguiu aumentar seus seguidores nas redes sociais.

Com esses exemplos de larga escala, podemos ver que ter uma estrutura adequada na campanha de marketing digital e fazer um plano de mídia social correto pode fazer com que sua marca alcance os consumidores potenciais. Ter presença em todas as plataformas digitais pode fazer a diferença no sucesso da sua marca e, acima de tudo, ter um objetivo claro na mente e no papel.

Antes de partir, deixo para você estes cinco pontos que devemos destacar nestas campanhas:

1. Definir cuidadosamente seu objetivo tornará o desenvolvimento da sua campanha mais bem-sucedido, com maior facilidade.

2. Fazer alianças pode trazer um grande benefício. Lembre-se de que, assim, não apenas seus seguidores verão você, mas também seus colaboradores.

3. Conhecer o seu público-alvo fará com que o conteúdo da sua campanha tenha um grande impacto nas preferências deles.

4. Um plano de mídia social que se adapte às preferências do seu consumidor fará com que você tenha um número maior de impressões.

5. Sempre avalie seus resultados, para saber o quão apropriada foi a sua estratégia. E, assim, você poderá continuar replicando as boas práticas que o levaram ao sucesso e, se não funcionou, não se preocupe, você poderá encontrar novos caminhos.

Se você quiser saber mais sobre esses temas, poderá ver todos os cursos que temos em nossa categoria Marketing Digital.