Inbound Marketing: o que deixa para os community managers?

Última actualización 02 de Julio del 2020

user

Marina Helguera

Inbound Marketing: o que deixa para os community managers? Inbound Marketing: o que deixa para os community managers?

Como podemos aplicar o inbound marketing nas redes sociais? Neste artigo, falaremos sobre ele, seus benefícios e como você pode aplicá-lo à sua estratégia de social media.

O que significa inbound marketing?

O marketing de entrada, também conhecido como marketing de atração ou marketing de entrada, é uma metodologia de marketing não invasiva, cujo objetivo é atrair clientes em potencial, com base na oferta de conteúdos de interesse — orientados para suas necessidades e respostas específicas como consumidores — e acompanhá-los durante todo o processo, desde o início da compra até a transação final.

A empresa responsável pelo marketing de atração concentra-se em gerar um relacionamento com o consumidor, a fim de fornecer informações suficientes para que ele perceba seus conhecimentos no assunto e possa confiar em seus serviços.

Descubra os cursos de Marketing digital que temos para você

Vantagens do inbound marketing

Antes de comentar sobre o inbound marketing e as redes sociais, vamos revisar algumas das principais vantagens que você pode obter fazendo inbound marketing:

Aumenta o número de visitas à sua página

Desde a produção dos conteúdos alinhados ao ciclo de compra, as pessoas poderão encontrar suas informações enquanto pesquisam. Além disso, se o público gostar do que você escreve, compartilhará seu conteúdo, com você ganhando visibilidade.

Aumenta o tráfego e leads qualificados para sua empresa

Graças a esse tipo de marketing, você pode atrair muito mais clientes para o seu negócio, que estão realmente interessados nos serviços da sua empresa. Segundo as estatísticas da Hubspot, a taxa de fechamento de leads alcançada pelo marketing tradicional é de 1,7%, enquanto a taxa gerada por pesquisas orgânicas é de 16,6%.

Inbound marketing versus outbound marketing: é mais rentável

O inbound marketing custa 62% menos que o outbound marketing e é muito mais eficaz, porque, em vez de oferecer cegamente um serviço em um site em que se encontram tanto usuários que se interessam ou não pelo conteúdo, o público interessado será quem se aproximará de você. 

Mejora la relación con tus clientes 

Ao fornecer um conteúdo valioso ao seu público-alvo, através de um acompanhamento cuidadoso que os ajudará a solucionar suas dúvidas, você os conhecerá melhor e isso os ajudará a fortalecer seu relacionamento e confiar mais em você. O inbound marketing estabelece relacionamentos de longo prazo com seus usuários. Conhecer o seu cliente ideal é a chave para o sucesso do seu negócio.

Sua metodologia pode ser automatizada

Graças a softwares como o Hubspot, dedicado à criação de campanhas de inbound marketing para captar e converter leads, você pode gerenciar e controlar todas as ações de marketing e vendas com muito mais eficiência a partir de uma mesma ferramenta.

Redes sociais e inbound marketing: o papel dos Community Managers

Os community managers são responsáveis pelo gerenciamento dos canais de comunicação que uma empresa utiliza para anunciar; portanto, é a partir deles que as estratégias digitais podem atingir o objetivo de converter o público potencial em usuários, é aí que entra o inbound marketing.

As funções gerais de um community manager nesse tipo de marketing são:

- gerenciar e posicionar a marca na Internet;

- monitorar a concorrência;

- criar o conteúdo para a web, redes sociais, blog, etc.;

- controlar e analisar o posicionamento on-line;

- ser um ouvinte ativo nas redes sociais;

- atualizar diariamente todas as plataformas digitais.

inbound marketing en redes sociales

Como fazer inbound marketing nas redes sociais?

Não fale somente do seu produto

A partir da análise exaustiva de seus clientes, você pode criar conteúdo que antecipe as dúvidas deles e que resolva o que eles querem saber. Este tipo de informação fará com que o usuário queira continuar lendo, pois é uma maneira de satisfazer suas expectativas. Se o conteúdo que você oferece falar exclusivamente sobre sua marca ou a respeito dos benefícios de seu produto, você não fornecerá informações de valor para o usuário.

Propor soluções para os problemas do cliente fará com que ele o perceba como uma voz experiente no assunto que ele investiga e, com isso, você ganhará a confiança dele, porque resolveu sua necessidade.

Isto que você deve saber para criar um site de sucesso

Não os sature: menos é mais

Uma das coisas básicas que um community manager deve determinar é a frequência das postagens. Postar 10 vezes por dia em qualquer rede social, em vez de atrair um público e gerar mais audiência, pode assustar o público, que acabará escondendo suas postagens.

Lembre-se também de que, se publicarmos duas postagens em um período muito curto de tempo, o algoritmo do Facebook dará prioridade à postagem com mais reação no início, para que seja possível que muitos usuários vejam apenas uma das postagens.

Não existe uma frequência ideal estabelecida para publicar conteúdo, pois isso funciona de maneira diferente, dependendo do tópico, do tipo de público e da rede social utilizada, e é tarefa do community manager analisar, a partir de seu conteúdo, a operação de cada rede para determiná-lo.

inbound marketing

Você não pode fazer inbound sem antes ter o journey de seus usuários

O customer journey é o processo de compra pelo qual uma pessoa passa para adquirir um produto ou serviço, e todas as pesquisas e as diferentes alternativas pelas quais passa nesse caminho. Mas isso não cobre principalmente o momento da compra; 70% do journey são concluídos antes que o consumidor entre em contato com qualquer empresa.

Definir e mapear esse caminho que o consumidor percorre permitirá que você conheça suas necessidades e todo o processo de compra; como ele investiga e o tipo de informação necessária, para que você possa saber que tipo de conteúdo deve criar e por quais redes sociais deve fazê-lo. Para isso, você deve levar em consideração seus níveis de participação, necessidades, atividades e preferências de conteúdo.

 

 Tomara que essas dicas sejam úteis para captar mais clientes e para você entrar totalmente no mundo do inbound marketing, o que, sem dúvida, trará muitos benefícios e o crescimento dos seus negócios. Se você quiser saber mais sobre este tópico, não perca nosso curso de estratégia de conteúdos.

Recomendados para ti