Cursos grátis de Adobe Illustrator para você ilustrar os desenhos que guarda desde o jardim de infância

Última actualización 15 de Septiembre del 2020

user

Juliane Angeles

Cursos grátis de Adobe Illustrator para você ilustrar os desenhos que guarda desde o jardim de infância Cursos grátis de Adobe Illustrator para você ilustrar os desenhos que guarda desde o jardim de infância

Procurando cursos grátis de Illustrator? Quer começar sua carreira de ilustrador(a) e não sabe como? Relaxe, com os cursos de Illustrator que você encontrará neste artigo, você terá uma boa base para se tornar um(a) profissional de ilustração. Portanto, organize seu tempo e não fique adiando seu talento.

Lembre-se que é importante aprender a manejar as ferramentas básicas relacionadas à sua profissão, pois não são apenas um instrumento que o(a) diferencia dos demais profissionais, mas também uma habilidade criativa que pode ser decisiva na hora de conseguir um projeto.

Embora alguns designers frequentemente trabalhem com o Photoshop, existem diferenças importantes entre os dois. Para começar, o Adobe Photoshop costuma trabalhar com imagens "raster", ou seja, mapas baseados em pixels, que perdem qualidade quando aumentados ou reduzidos. Além disso, o Adobe Photoshop está mais focado no retoque de fotos.

Já conhece todos os cursos de Ilustração e Desenho que temos para você?

Já o Adobe Illustrator é uma das ferramentas voltadas para a criação de ilustrações. Uma das funções mais importantes deste software é o design de imagens vetoriais. Isso permite que você amplie ou reduza as imagens sem afetar sua qualidade. Também permite a integração de imagens e outros elementos, a criação de cartazes, logotipos, ilustrações e todos os tipos de gráficos que você possa imaginar.

Sabemos que qualquer designer que se considere excelente e que trabalhe nesta área a nível profissional deve dominar esta ferramenta. Deixar de fazer isso significaria ter uma certa desvantagem profissional em comparação com outros(as) designers.

Por isso, nas próximas linhas você encontrará 3 cursos gratuitos de Adobe Illustrator que não pode perder. Além disso, diremos o que é ilustração, quais são as técnicas de ilustração, como usar o Adobe Illustrator e muito mais.

Junte-se à família premium e continue aprendendo em casa

 

Índice

  1. Cursos grátis de Illustrator que você não pode perder
  2. O que é ilustração?
  3. Técnicas de ilustração
  4. Como usar o Adobe Illustrator?
  5. Adobe Illustrator grátis? 4 alternativas on-line gratuitas para gráficos vetoriais
  6. Vetores grátis

 

1. Cursos grátis de Illustrator que você não pode perder

Curso grátis de Ilustrador com Mr. Lemonade

A melhor maneira de começar sua carreira como ilustrador(a) é criando seu primeiro personagem com as ferramentas básicas do Illustrator. Quer começar hoje? Está procurando um curso grátis de Illustrator para isso? Você não pode deixar de se inscrever no curso de Introdução ao Adobe Illustrator com Mr. Lemonade, um ilustrador mexicano com muito talento e uma longa carreira. Confira seu trabalho em@mrlemonademx.

¿De qué trata este curso de Illustrator gratis? Con ayuda de tu imaginación y las herramientas de Illustrator, lograrás diseñar los personajes que viven en tu cabeza o los que siempre quisiste dibujar desde tu niñez.

Sobre o que é este curso gratuito de Illustrator? Com a ajuda da sua imaginação e das ferramentas do Illustrator, você poderá desenhar os personagens que vivem na sua cabeça ou os que você sempre quis desenhar desde a sua infância.

Este curso gratuito é introdutório e dirigido a quem não tem noções de Adobe Illustrator, é estudante de design ou gosta de desenho

Você aprenderá as funções básicas do Illustrator: funcionalidade da interface, barra de ferramentas, gerenciamento de painéis, uso de pranchetas, etc. Ao final do curso, você terá uma boa base para começar a trabalhar com este maravilhoso software e progredir na área de design gráfico e arte digital.

 

Registe-se agora gratuitamente

Curso de Illustrator gratis CS6 con Mr. Lemonade

 

Curso grátis de Illustrator: Comunicação Visual em redes sociais para ilustradores

Como fazer uma ilustração se tornar viral nas redes sociais? Neste curso gratuito de Illustrator, você descobrirá que "toda grande ideia tem o potencial de se tornar viral nas redes sociais se for comunicada de forma eficaz, clara e sintética".

Andrés J. Colmenares, mais conhecido como @wawawiwadesign, ai ensinar a usar o Illustrator para criar uma peça gráfica e divulgá-la nas redes sociais de forma efetiva.

O que mais este curso inclui? Você aprenderá as características de conteúdo viral, criação de conteúdos, esboço, arte final, papel timbrado digital, uso de hashtags, formatos para upload de conteúdo nas redes, boas práticas para ilustradores em redes, etc.

Ao final das aulas de 3 módulos, você apresentará uma ilustração pronta para ser publicada em redes e gerar impacto. Quer aprender a administrar suas redes sociais como um profissional e que seu trabalho seja mais conhecido? Inscreva-se neste curso.

 

Registe-se agora gratuitamente

Curso de Illustrator gratis wawawiwa

 

Baixe nosso e-book Fundamentos de ilustração gratuitamente

ebook gratis fundamentos de la ilustración

 

Curso grátis de Illustrator: Introdução ao Branding: design de logotipos

O logotipo é o principal identificador de uma marca. Mas como desenhar um logotipo que se mantenha na mente das pessoas? Neste curso gratuito de Illustrator, Cástor Vera Carbajal, designer gráfico com mais de 10 anos de experiência, vai ensinar como preparar, pensar e construir um logo desde o zero (que se torne o identificador de uma marca).

Você sabia que uma construção correta e criativa de um logotipo pode torná-lo um verdadeiro ícone da cultura popular?

Em Introdução ao Branding: Design de logotipos, você aprenderá o processo de desenhar um logotipo, procurar ideias, esboçá-las e melhorá-las, até atingir o resultado perfeito que se origina no nascimento de uma marca.

Este curso gratuito de Adobe Illustrator com foco em branding é imperdível se você já trabalha em uma agência digital e deseja ampliar seus conhecimentos!

 

Registe-se agora gratuitamente

curso de illustrator gratis diseño de logotipos

 

Procurando um Guia para ilustrar a narrativa? Temos um para você.

guía para ilustrar narrativa

 

2. O que é ilustração?

Em termos gerais, a ilustração é chamada de representação visual (imagem, desenho, estampagem ou gravura) que complementa ou enriquece um texto. Este texto pode ou não ser de natureza comercial.

Você sabia que a ilustração começou com o nascimento da imprensa? As primeiras ilustrações ou vinhetas (gravadas em madeira ou cobre) que acompanhavam os textos surgiram no século XIV.

Embora, historicamente, a ilustração esteja associada ao contexto editorial (livros, revistas e jornais), ela também é utilizada em outros campos, como publicidade, arte conceitual, cinema, moda e videogames, etc.

Além disso, com as novas tecnologias, nasceu a ilustração digital, que utiliza diversos softwares para criar imagens surpreendentes. Na verdade, atualmente é um dos tipos mais populares de ilustração.

A ilustração e o design são iguais? Essa confusão é comum. Para esclarecer, recomendamos a leitura do artigo Sabe qual é a diferença entre design e ilustração?

3. Técnicas de ilustração

As técnicas de ilustração são muitas e dependem do material e do suporte utilizado. Aqui, vamos classificá-las em 5:

Técnicas de ilustração secas

  • Lápis grafite
  • Carvão
  • Lápis de cor
  • Lápis pastel

Técnicas de ilustração úmida

  • Aquarelas
  • Óleo
  • Guache
  • Tinta
  • Acrílico

Técnicas de ilustração com marcadores

  • Marcadores solúveis em água
  • Marcadores solúveis em álcool

Técnicas de ilustração mista

É quando misturamos diferentes técnicas de ilustração (como as que vimos antes). Por exemplo: aquarela com tinta ou marcadores com lápis de cor. Nesta seção, também podemos incluir a técnica de colagem que, em termos artísticos, consiste em colar diferentes imagens em uma tela.

Técnicas de ilustração digital

  • Ilustração realista
  • Ilustração vetorial
  • Ilustração 3D
  • Ilustração mixed mídia
  • Ilustração pixel art
  • Ilustração estilo comic
  • Ilustração editorial
  • Ilustração publicitária
  • Ilustração industrial

Se você deseja expressar sua imaginação através da ilustração digital e dominar o Adobe Illustrator, recomendamos o curso Técnicas Profissionais de Ilustração Digital com @andreaga.

 

5 ferramentas on-line para você revelar seu(sua) ilustrador(a) interior

herramientas de ilustración

 

4. Como usar o Adobe Illustrator?

Em primeiro lugar, explore suas funções e ferramentas. Familiarize-se com a barra de menus (Arquivo, Editar, etc.), o painel Ferramentas (você encontrará as ferramentas para criar ilustrações e editá-las), o painel de Propriedades, o painel de Camadas e a janela de Documento (o espaço no centro onde você trabalhará em sua ilustração).

Em seguida, experimente a ferramenta Zoom (para ver em profundidade os detalhes de um documento) e a ferramenta Mão (para rolar pelo documento). A próxima coisa que você precisa fazer é criar um novo documento: selecione Arquivo> Novo e escolha uma predefinição.

Finalmente, conheça e aprenda os shortcuts essenciais do Adobe Illustrator. Esses atalhos não só permitirão que você acesse diretamente uma função do software, mas também melhorarão seu fluxo de trabalho.

 

Como recortar uma imagem no Illustrator?

Para cortar uma imagem ou foto no Illustrator, você deve arrastá-la da área de trabalho para a janela do documento (sua prancheta). Clique em Arquivo> Inserir para adicionar uma imagem. Selecione a imagem (com a ferramenta Seleção) e recorte a imagem conforme mostrado neste vídeo.

 

Como vetorizar uma imagem no Illustrator?

Siga os passos deste tutorial e vetorize sua imagem de forma simples e rápida.


 

 

5. Adobe Illustrator grátis? 4 alternativas gratuitas para gráficos vetoriais

Vectr: trabalhe imagens vetoriais como se você tivesse o Illustrator grátis

É um software gratuito de gráficos vetoriais. Se você está procurando uma ferramenta simples e intuitiva, o Vectr é a certa para você. Com o Vectr você tem duas opções: pode usá-lo on-line ou baixá-lo para o seu desktop.

Você quer que outra pessoa veja seu projeto ou adicione elementos a ele ao vivo? No Vectr cada desenho tem um url que você pode compartilhar em tempo real com quem quiser. Isso o torna uma plataforma colaborativa.

E, como o Adobe Illustrator, permite dimensionar as imagens no tamanho que você desejar, sem perder a nitidez. Além disso, você pode exportar seus gráficos vetoriais nos formatos JPG, PNG e SVG. O que mais é possível no Vectr? Criar logotipos, cartões, brochuras, modelos de web design, etc.

Gravit: se você não tem o Illustrator grátis, experimente este aplicativo gratuito de design vetorial

É uma das melhores alternativas ao Illustrator. O Gravit é o favorito dos(as) designers profissionais e daqueles(as) que estão em vias de sê-lo. Suas ferramentas são rápidas, flexíveis e pensadas para permitir que você solte toda a sua criatividade na tela. Na verdade, sua curva de aprendizado é fácil.

A melhor parte do Gravit é que ele tem uma função multiplataforma. Isto permite que você trabalhe em qualquer lugar. Além disso, funciona sem problemas em todos os sistemas: Linux, Mac ou Windows.

O Gravit é muito popular entre os designers de UI (Interface do Usuário), pois possui todas as ferramentas necessárias para criar modelos de web design. Para usá-lo, você precisa se registrar.

Inkscape: um software que não tem nada a dever ao Adobe Illustrator

Uma opção gratuita do Illustrator (a versão gratuita dura apenas 7 dias) é o Inkscape.

 É um editor profissional de gráficos vetoriais para Linux, Windows e macOS. É gratuito e de código aberto. AS funções do Inkscape são pensadas para ilustradores, designers e construtores de sites. Se você se dedica a qualquer uma dessas áreas, deve experimentar este software poderoso.

O Inkscape fornece todas as funções principais para design: ferramenta de lápis, ferramenta de caligrafia, ferramenta de forma, ferramenta de texto, transformações, camadas, seletor de cores, edição de nós e muito mais. Além disso, é compatível com a maioria dos formatos (SVG, PNG, PDF, DXF, EPS, etc.).

No entanto, se você é alguém muito familiarizado com o Illustrator ou Photoshop, sentirá falta dos pincéis digitais, pois o Inkscape não os possui. Existem opiniões divididas quanto ao seu uso. Alguns dizem que é muito difícil de usar, outros dizem que essas críticas vêm de usuários acostumados aos procedimentos tradicionais, ou seja, que usam apenas o Illustrator.

Em qualquer caso, o Inkscape possui um Wiki onde explica detalhadamente as suas funções e diversos recursos de aprendizagem (HowTos, vídeos e tutoriais).

SVG-Edit: uma alternativa gratuita ao Illustrator para iniciantes

Se você está dando os primeiros passos no desenho vetorial, o SVG-Edit é uma boa opção para praticar e se familiarizar com as funções básicas de um editor de gráficos vetoriais.

O SVG-Edit é um aplicativo de código aberto e funciona em qualquer navegador moderno. Para executá-lo, basta entrar este link e clicar em "Releases". Ele não pede nenhum tipo de registro.

Porém, sua interface não é das mais modernas que existe. Em comparação com outras ferramentas, o número de símbolos e ícones disponíveis é limitado. Também não possui modelos predefinidos.

 

6. Vetores grátis

✅ Pacote gratuito de vetores Star Wars

vectores gratis de star wars

Baixe aqui

 

✅ Vetores grátis para Dia dos Namorados

vectores gratis de san valentín

Baixe aqui

 

✅ Vetores grátis: 3 tipos de personagens

vectores gratis personajes

Baixe aqui

 

✅ Vetores grátis de música

vectores gratis de música

 

Baixe aqui

 

✅ Vetores grátis de negócios

vectores gratis personajes

Baixe aqui

 

Muito bem, você deu o primeiro passo para transformar suas ideias em ilustrações e desenvolver sua criatividade. Qual curso você fará primeiro?

Recomendados para ti