Home Blog/ Brasil/
Brasil
Como implementar estratégias de bem-estar para o trabalho remoto?Como implementar estratégias de bem-estar para o trabalho remoto?

Como implementar estratégias de bem-estar para o trabalho remoto?

Juliane Angeles - 22 Jun 20

Articulo

7 min.

O "novo normal" não está sendo fácil para muitos. E nessa lista de novos hábitos que adquirimos durante o confinamento, "trabalhar em casa" não parece algo comum, como escovar os dentes ou tomar café da manhã todos os dias. Na verdade não é. E o nosso bem-estar?

Trabalhar em casa e dividir nosso tempo entre as demais tarefas, sem que a pandemia nos preocupe por um único dia, é quase impossível. Os escritórios deixaram de existir por enquanto e, na maioria dos casos, ainda não há data de retorno. Alguns, apesar de terem um espaço para trabalhar em casa, não encontram mais as diferenças entre casa e escritório.

Estresse e ansiedade dispararam em nossas mentes, mas, ainda assim, continuamos trabalhando. Se você é responsável pela área de Recursos Humanos da sua empresa, faça-se as seguintes perguntas:

- Como o departamento de RH está ajudando as equipes a enfrentar esta mudança?

- Você se interessa em manter o bem-estar em seu trabalho?

- Você implementou alguma estratégia de bem-estar no local de trabalho remoto?

Como deve ser a liderança nos tempos de home office? Genaro Mejía explica para você

Manter o bem-estar de nossa equipe nunca foi tão necessário. Por outro lado, sabemos que não é fácil estabelecer um programa de bem-estar no trabalho ou implementar estratégias de wellness à distância. Por isso, no Crehana Empresas, damos a você algumas ideias para você cuidar do estado físico e mental de suas equipes.

O mural de boas notícias

La mayoría de herramientas colaborativas permiten crear canales para las distintas áreas de trabajo. ¿Por qué no crear un canal para compartir buenas noticias? Y no nos referimos solo a los logros internos, también a los personales y a las noticias externas. Las malas noticias se han convertido en un asunto tan cotidiano, que a veces creemos que las buenas ya no existen ¿y si tratamos de equilibrar un poco la balanza?

Otra opción podría ser enviar una lista de buenas noticias semanal o mensual a través del correo electrónico interno. O quizás invitar a tus equipos a compartir sus buenas noticias durante las reuniones virtuales. 

Recordar que (todavía) hay luz, pese a tanta oscuridad, puede ayudar a contrarrestar los sentimientos de tristeza o desesperanza.

Recursos de saúde mental

Se há algo que você precisa incluir no seu programa de bem-estar no trabalho são as ferramentas e/ou guias digitais. Estes materiais têm como objetivo orientar as equipes no cuidado de sua saúde mental e emocional. É imprescindível que as equipes da sua empresa tenham estes materiais de apoio em mãos, para que possam consultá-los quando necessário.

Por exemplo: dicas para reduzir o estresse, atividades ou jogos para melhorar a concentração, porque não devemos nos sentir culpados se não somos produtivos o suficiente hoje, as vantagens de abrir as cortinas quando o Sol nasce, para o nosso ritmo circadiano, etc.

Obviamente, certifique-se de que seu conteúdo seja claro e direto e forneça informações oficiais e endossadas por profissionais de saúde mental.

Desenvolva uma mentalidade digital com o Crehana Empresas

Sessões com psicólogos  

Como já dissemos antes, o contexto atual pode provocar incertezas e pensamentos negativos e afetar nossa saúde emocional. Por esse motivo, contar com a ajuda de um profissional de saúde nas empresas torna-se uma prioridade.

Lembre-se de que nem todos podem enfrentar esse novo normal com paciência e calma. Além disso, há situações que requerem necessariamente o apoio e a ajuda de um psicólogo: dor, problemas familiares, etc.

Você também pode organizar palestras virtuais sobre bem-estar e cuidados emocionais.

Incentive a inclusão mais do que ontem

Se na sua empresa existem pessoas com habilidades diferentes ou algum tipo de deficiência, não cometa o erro de deixá-las de lado em suas ações.

Muitos talentos sentem-se ignorados quando não são levados em consideração nas reuniões ou atividades gerais de seu trabalho. Essa situação pode provocar sentimentos de solidão e maior isolamento, levando em conta que já estamos com meses de distanciamento social.

Por exemplo: se houver uma pessoa com perda auditiva, assegure-se se sua equipe sabe como se comunicar adequadamente com ele ou ela em reuniões virtuais (vocalize bem, use o chat, mostre material visual, etc.). Implemente legendas em materiais audiovisuais. Faça um guia sobre como se comunicar adequadamente com uma pessoa com esse tipo de perda e compartilhe-o para que todos sejam informados.

Lembre-se de que a inclusão não termina com a contratação.

5 estratégias para um treinamento remoto de alto envolvimento

Sessões de ioga ou meditação

Graças à tecnologia e às plataformas que permitem videochamadas em grupo,é possível agendar remotamente sessões de ioga (ou outra disciplina que promova a saúde em geral) para suas equipes.

Estas sessões podem ser realizadas duas vezes por semana ou no início/final de cada semana. Convoque os talentos da sua empresa para participar e compartilhar suas experiências com essa prática.

Lembre-se de que o ioga tem muitos benefícios à saúde, porque não só trabalha o corpo, mas também a respiração e a mente.

Clubes de alimentação saudável, leitura ou artesanato

Não esqueça que as pessoas são muito diversas. Portanto, alguns preferem outros tipos de atividades para relaxar ou se divertir. E se você formar alguns clubes? Talvez haja muitos interessados em trocar dicas ou receitas para refeições saudáveis, ler alguns livros e participar de uma videochamada para discuti-los ou fazer alguma atividade manual, como bordado ou macramê.

Previamente, você poderia fazer uma breve pesquisa para saber quais são os temas de maior interesse.

Além disso, lembre-se de que os clubes nunca sairão de moda e há uma longa lista de categorias: filmes, quadrinhos, desenho, pintura, anime, etc.

Os tempos de descanso não são para o trabalho

É essencial incentivar pausas activas ou breaks entre nossas equipes, mas se elas não forem cumpridas, não teremos atingido o objetivo: manter o bem-estar. Cuide para que a mensagem seja clara: os horários de descanso não são para trabalhar, são para você se "desconectar" das tarefas de trabalho e conectar-se consigo mesmo(a).

Manter o conforto mental e emocional de nossas equipes à distância é possível se criarmos um programa de bem-estar no trabalho. O uso da tecnologia, de plataformas de bate-papo por vídeo, ferramentas colaborativas e um pouco de criatividade são essenciais para conseguir isso. Portanto, se sua equipe é uma de suas prioridades, nós convidamos conhecer os planos que temos para que você e sua equipe continuem a crescer.