9 empresas de animação onde todos os criativos gostariam de trabalhar

Última actualización 05 de Diciembre del 2020

user

Miguel Mejia

9 empresas de animação onde todos os criativos gostariam de trabalhar 9 empresas de animação onde todos os criativos gostariam de trabalhar

Em que empresa você gostaria de trabalhar? Por exemplo, um estúdio de animação cujo ambiente de trabalho, escritórios, equipe (e tudo mais!) é tão espetacular que dá até vontade de fazer parte de sua equipe, nem que seja para ganhar experiência. Claro, esta é uma maneira de dizer, mas seria uma ótima experiência que você nunca esqueceria, certo?

Se você é animador(a) ou estudante de animação, descubra conosco os 9 estúdios de animação ideais para trabalhar (ou onde a grande maioria dos animadores gostaria de trabalhar algum dia).

 

Índice

  1. Pixar
  2. Studio Ghibli
  3. DreamWorks
  4. MadHouse
  5. Sony Pictures Animation
  6. Mediamonks
  7. Giant Ant
  8. Blizzard Entertainment
  9. Buck
  10. Como conseguir um emprego de animador(a)?
  11. Os melhores filmes de animação para sua inspiração

 

1. Pixar

O trabalho na Pixar pode ser descrito como "irreal" — que é próprio de uma empresa que vive criando universos animados. Desde sua primeira produção, Toy Story, a Pixar só soube crescer exponencialmente.

Embora os talentos das pessoas da Pixar possam assustar os iniciantes, o ambiente de trabalho nesta empresa é extremamente descontraído. Você pode até fazer uma pausa depois do almoço e competir com seus colegas em um jogo de mesa sem que você tenha de sair do escritório mais tarde — quando são seis horas, está tudo terminado! É que para a Pixar a hora da saída é sagrada.

2. Studio Ghibli

A lendária casa de animação Studio Ghibli fez mais de 20 filmes desde que foi fundada em 1985 por Hayao Miyazaki e Isao Takahata. Em comparação com outros estúdios de animação, o Ghibli não tem muitas produções em seu crédito; no entanto, sua influência no cinema de animação é inegável.

Até hoje, o Ghibli é um dos poucos estúdios de animação que continua a fazer filmes de animação da forma tradicional, ou seja, desenhando a maior parte do filme no papel (quadro a quadro).

Sob este sistema criou várias joias da arte cinematográfica, como de Chihiro (2001), Meu Amigo Totoro (1998), Nausicaä do Vale do Vento (1984) ou Princesa Mononoke (1997), o filme que tornou conhecido o Studio Ghibli no continente americano. Embora com seu próximo filme, Aya e a Bruxa, ele dê o salto para a animação 3D.

Studio Ghibli

Steve Alpert, um ex-diretor que trabalhou com Miyazaki por mais de 15 anos, descreve o Studio Ghibli como "uma comunidade que queria que suas ilustrações fossem perfeitas" e que "desenvolveu genialidades, apesar de sentir a pressão de que as entregas nunca estavam prontas a tempo”.

Embora o Studio Ghibli tenha melhores práticas de trabalho do que outros estúdios de animação e ofereça um bom salário, ele também é conhecido por seu alto nível de exigência e horas de trabalho mais longas do que o normal, algo muito próprio da filosofia japonesa.

 

Como conseguir um emprego no Studio Ghibli?

Para trabalhar no Studio Ghibli, você precisa ser alguém com critério, pensamento crítico e interesse pelos detalhes. Principalmente se sua contratação depender do próprio Miyazaki. Também é importante que você saiba japonês, embora não seja uma habilidade obrigatória.

Kenji Itoso, um ex-animador de Ghibli, contou na época como foi a entrevista em grupo feita por Miyazaki e o produtor Toshio Suzuki. O diretor japonês perguntou a um dos candidatos que filme tinha visto ultimamente, ao que ele respondeu: “Foi Meu Vizinho Totoro. É um filme que sempre adorei, aliás coleciono todo tipo de coisa sobre o filme”.

Miyazaki agradeceu a resposta, mas o que ele disse confundiu imediatamente mais de um candidato: "Fico feliz em ouvir você dizer isso, mas, pessoalmente, não acho que Totoro seja uma criatura fofa. Ele é uma criatura horrível. Ele é carnívoro, e a única razão pela qual não comeu Mei e Satsuki foi porque não estava com fome”.

Em seguida, perguntou aos candidatos qual a opinião deles sobre o que ele havia dito, mas ninguém ousou dizer nada além de “que interessante”, a não ser Itoso.

Itoso tinha certeza de que Totoro tinha molares, típicos de herbívoros. Logo, a história de que ele era carnívoro não podia ser verdade. Então, ele disse a Miyazaki, "Totoro é herbívoro, não é?". Esta foi a resposta que o levou a conseguir um emprego de animador no Studio Ghibli.

Torne-se um(a) especialista em animação digital aprendendo o After Effects CC desde o zero

3. DreamWorks

Este estúdio cinematográfico foi fundado em 12 de outubro de 1994 por Steven Spielberg, Jeffrey Katzenberg e David Geffen, logo após Katzenberg ser demitido da The Walt Disney Company. Hoje é um dos estúdios de animação com mais de 37 filmes de animação lançados.

A sede do estúdio da DreamWorks fica em Los Angeles e é um mundo à parte. Ao entrar, você pode ver uma vitrine com todos os prêmios conquistados até o momento. Seus corredores são decorados com pôsteres de seus filmes e possui inúmeros bebedouros para minimizar o barulho da cidade. Possui sala de projeção própria, área campestre e até lago.

Dreamworks

Foto: Wikimedia

Carlos Zaragoza,  ex-designer de cenários da DreamWorks, disse em uma    que trabalhar na DreamWorks é como é descrito na mídia. Tem um “clima muito bacana, horários flexíveis, alimentação e academia grátis, festas, gente andando de skate nos corredores”.

Para descobrir se existem ofertas de trabalho de animador(a) recentes na DreamWorks, você pode visitar o site. “Procuramos pessoas apaixonadas por histórias animadas para se tornarem DreamWorkers! Geralmente contratamos nas áreas de arte, desenvolvimento visual, design de personagens, história, editorial, modelagem (...)”, você pode ler no site.

Shrerk, película producida por DreamWorks

Aprenda sobre o emocionante mundo da modelagem com este curso de introdução ao 3D

4. MadHouse

É um dos mais antigos estúdios de animação. O MadHouse foi fundada em 1972 por antigos animadores do estúdio Mushi Pro, como Masao Maruyama, Osamu Dezaki, Rintaro e Yoshiaki Kawajiri. Sua sede principal fica em Tóquio, Japão.

MadHouse é responsável pelo sucesso da série de anime CardCaptor Sakura, Death Note, Hunter x Hunter e pela primeira temporada de One-Punch Man. Também coproduziu os filmes Perfect Blue, Paprika, The Girl Who Leapt Through Time e Wolf Children. Na verdade, possui uma lista extensa de premios.

Madhouse CardCaptor Sakura

Para muitos animadores seguidores de anime, o MadHouse está em sua lista de lugares onde gostariam de trabalhar. No entanto, em 2019, uma reclamação de um ex-assistente de produção questionou as práticas de trabalho da MadHouse.

"Em tempos de crise, o máximo que trabalhei foi de 393 horas por mês", disse o trabalhador em entrevista publicada pela revista Bungei Shunju Online Um caso semelhante ocorreu em 2010 com um assistente de produção que trabalhava na casa de animação A-1 Pictures, embora tenha tido um final fatal.

5. Sony Pictures Animation

Este estúdio estadunidense de animação foi fundado em 2002. É uma divisão do Sony Pictures Motion Pictures Group da Sony Pictures Entertainment, uma subsidiária da Sony Corporation, com sede em Tóquio.

Esta divisão está por trás dos filmes de animação "Os Smurfs", "Burger Rain" e "Hotel Transilvânia". Também produziu "Homem-Aranha: no Aranhaverso", que ganhou o Oscar de Melhor Filme de Animação em 2019.

Spider-Man: Into the Spider-Verse Sony Pictures

Mas como é trabalhar na Sony Pictures Animation? Segundo Julio Lorenzo, ex-animador sênior da en Sony Pictures Animation, “você trabalha à vontade” e está rodeado de gente boa e grandes profissionais. "Você trabalha muitas horas, mas é pago."

Para Jorge Vigara,  também ex-animador sênior da Sony Pictures Animation, a Sony “trata muito bem a sua gente e é um lugar onde você pode facilmente encontrar grandes profissionais. Há um trabalho contínuo ou, pelo menos, quase na totalidade (o que é uma conquista) e muitas produções muito interessantes”.

Se você deseja encontrar um emprego de animador(a) na Sony, pode verificar sua bolsa de empregos em seu site.

6. MediaMonks

Em seu ranking, a Working Not Working de 2017 incluiu a MediaMonks (pela primeira vez) como uma das melhores empresas para se trabalhar em tempo integral. Quem já fez parte do seu staff a recomenda 100%. Lá você pode entrar em contato com gente criativa de todo o mundo. Além disso, as atividades extra trabalho são de morrer!

A empresa se expandiu para a América Latina, onde vê um mercado potencial. Há dois anos, abriu seus escritórios na Argentina e, recentemente, no México.

 

MediaMonks

Guia para criar histórias animadas no Instagram

Historias animadas en Instagram

7. Giant Ant

O estúdio está localizado em Vancouver e é especializado em animação e imagens em movimento. Para os fundadores desta empresa, a felicidade de sua equipe tem que vir antes do dinheiro. A sua forma de trabalhar atrai artistas talentosos para os seus escritórios, onde estão conscientes de que o design e uma boa história têm que andar juntos.

A Giant Ant tem seus alicerces bem firmados e, por isso, se deu o privilégio de rejeitar campanhas lucrativas de marcas que não se ajustavam à sua moral coletiva.

Giant Ant

8. Blizzard Entertainment

A empresa está localizada na Califórnia e seu objetivo é criar as experiências de lazer mais épicas de todos os tempos. Até agora tem conseguido, e tem, em sua gama de produtos, os videogames mais viciantes.

Segundo o ranking Fortuine, esta é uma das 100 melhores empresas para se trabalhar. A Blizzard recompensa seus funcionários a cada ano pelo tempo que estão trabalhando em seus escritórios. Você pode imaginar receber um elmo quando completar 20 anos na empresa? Bem, é um dos prêmios que poderiam ser dados a você por sua antiguidade! A partir dos seus dois anos de empresa, você já receberá algumas lembranças deste ícone do entretenimento.

 

Blizzard Entertainment

 

9. Buck

A empresa está sediada em Nova York, Los Angeles e Sydney. Desde 2004, ano de sua fundação, a , Buck vem crescendo e se posicionando entre as melhores do setor.

A inovação é a marca que caracteriza as produções desta empresa, como demonstra um dos seus curtas mais emblemáticos: Metamorphosis, que desde a sua estreia em 2012, ganhou prêmios pela sua animação, design, redação, entre outras categorias. Uma de suas campanhas mais recentes é a da Seed Matters.

 

Buck

 

Como conseguir um emprego como animador(a)?

Por fim, deixamos algumas dicas e conselhos para conseguir um emprego como animador(a).

  • Prepare um carretel de animação com seus melhores projetos. Às vezes, uma bobina de 30 segundos é suficiente para que os empregadores saibam que estão lidando com um grande talento.
  • Crie um portfólio: se você não sabe fazer um, dê uma olhada neste artigo.
  • Certifique-se de que seu currículo esteja organizado e com espaços. Escolha um bom design. Não abuse dos elementos gráficos nem escolha muitas cores.
  • Siga os estúdios de animação que lhe interessam nas redes sociais. Dessa forma, você ficará por dentro de suas ofertas de emprego. Por exemplo, a Pixar tem uma conta no Twitter apenas para vagas de emprego.
  • Otimize seu perfil no LinkedIn. Aqui estão algumas dicas do LinkedIn que você pode usar para encontrar um emprego.
  • Se você não tem um e-mail com seu nome e sobrenome, é hora de criar um. Não envie seu currículo, portfólio e rolo pelo e-mail que usou quando estava na escola. Outra opção é criar um e-mail com um pseudônimo ou nome artístico. Na verdade, muitos animadores optam pelo último.
  • A grande maioria dos estúdios de animação exige uma apresentação escrita ou em vídeo. Já pensou em como será a sua? 
  • Mantenha-se em constante aprendizado. Aumente suas habilidades de animação com cursos de especialização. Você sabia que no Crehana temos cursos grátis de animação?

11. Os melhores filmes de animação para sua inspiração

Você se lembra ou já ouviu falar em Yellow Submarine? Se sim, com certeza você é um “Beatlemaníaco”. Esta é uma produção animada dos Beatles, que foi feita em 1968 e é uma das mais aclamadas pela crítica.

Embora nesta lista dos melhores filmes da indústria de animação encontre as produções que todos conhecemos, garantimos que você terá mais do que uma surpresa e vai querer ver todos estes longas-metragens das maiores empresas de animação.

Antes, lembre-se que para entender o funcionamento da indústria de animação é preciso conhecer também o mundo do cinema. Aprenda com este curso Roteiro e Produção para Filmes que temos para você.

Yellow Submarine: um filme de animação para os “Beatlemaniacos”

Como dissemos acima, Yellow Submarine é uma produção de animação de 1968 inspirada na canção dos Beatles com o mesmo nome.

Dirigido pelo cineasta e animador canadense George Dunning, Yellow Submarine conta a história de Pepperland, um paraíso musical sob o mar, que está sob ataque dos “Blue Meanis”.

 

Por isso, a banda é convocada para contra-atacar e chega a Pepperland em um submarino amarelo.

Esta produção de animação foi classificada na época como um filme de "vanguarda".

✅ Tem uma pontuação de 97% no Rotten Tomatoes.

Persépolis: animação para refletir

A produção de animação, lançada em 2007 e dirigida por Vicent Paronnaud, é baseada no romance homônimo da cartunista iraniana Marjane Satrapi.

Conta a história de uma menina que vive a Revolução Islâmica no Irã no final dos anos 1970.

Persépolis

Este filme foi indicado ao Oscar de Melhor Filme de Animação e ganhou o Prêmio do Júri no Festival de Cannes de 2007.

✅ O Rotten Tomatoes dá um índice de aprovação de 96%.

Crie personagens incríveis com Cinema 4D e Marvelous Designer!

A Viagem de Chihiro: obra-prima do Studio Ghibli

O Studio Ghibli possui verdadeiras obras de arte. Um deles é A Viagem de Chihiro, produção de animação de 2001 dirigida pelo fundador desta produtora, o japonês Hayao Miyazaki.

El viaje de Chihiro

Conta a história de Chihiro, uma menina que está presa em um mundo mágico e cuja missão é reconquistar sua liberdade e a de seus pais.

✅ O Rotten Tomatoes  o avaliou com 97% de aprovação.

Kubo e as Cordas Mágicas: a magia da animação narrativa

Segundo a crítica, esta produção de 2016 dirigida por Travis Night é um dos filmes de animação de maior sucesso da história recente do cinema.

Kubo

Esta produção de animação foi indicada ao Oscar nas categorias de Melhores Efeitos Visuais e Melhor Filme de Animação, enquanto no prêmios Annie foi ganhadora nas categorias Melhor Desenho de Produção, Melhor Montagem e Melhor Animação de Personagens.

✅ O Rotten Tomatoes dá ao filme uma avaliação de 97%, e outros portais, como ol Espinof, afirmaram que o filme "está longe de ser uma obra-prima".

Divertida Mente: um filme animado sobre a inteligência emocional

Pixar é uma das grandes referências de produções sobre mundos animados, e com Divertida Mente mostra sua experiência em filmes de animação.

Intensamente

Lançado em 2015, Divertida Mente fala sutilmente sobre inteligência emocional e sua importância. Essa sutileza, somada a uma animação perfeita, permitiu que esta produção ganhasse o Oscar de Melhor Animação.

Além disso, recebeu 10 prêmios Annie e ganhou o Globo de Ouro de Melhor Filme de Animação.

✅ O Rotten Tomatoes dá uma pontuação de 98%.

Toy Story: um dos grandes clássicos da animação

Se falamos da Pixar, temos que falar da saga Toy Story. Desde o seu lançamento, em 1995, as aventuras de Woody e Buzz acabaram permeando toda uma geração, que até o ano passado podia curtir a última parte da saga.

Toy Story

Se falamos da Pixar, temos que falar da saga Toy Story. Desde o seu lançamento, em 1995, as aventuras de Woody e Buzz acabaram permeando toda uma geração, que até o ano passado podia curtir a última parte da saga.

Procurando Nemo: os detalhes da animação

Uma nova produção de animação da Pixar entra na lista. Dirigido por Andrew Stanton, "Procurando Nemo" foi lançado em 2003 e é um dos filmes de maior bilheteria da empresa de animação. 

Buscando a Nemo

✅ O Rotten Tomatoes oferece uma classificação impressionante de 99%.

As Aventuras de Paddington 2: uma produção animada que apela à sensibilidade

Paul King dirigiu este filme animado da indústria em 2017, no qual o urso Paddington, que mora com a família Brown em Londres, faz vários trabalhos para comprar um presente para sua tia. Infelizmente para ele, o presente que comprou para ela foi roubado.

Paddington

Esta produção de animação recebeu críticas positivas, sendo qualificada como "sensível e mágica".

✅ O Rotten Tomatoes avaliou com 100% de aprovação.

Fantasia: a combinação perfeita entre animação e música clássica

Este filme da Disney é considerado um dos grandes clássicos da indústria de animação, pois oito peças musicais clássicas são executadas em sete sequências animadas.

Esta produção de animação ganhou dois Oscar honorários em 1941 e foi muito aclamada pela crítica por combinar perfeitamente animação com música clássica.

Fantasía

 O Rotten Tomatoes dá um índice de aprovação de 95%.

Pinóquio: os primeiros recursos da animação

Voltamos no tempo, a 1940, para falar de um dos filmes de animação mais icônicos da história: Pinóquio.

Esta é a segunda produção animada de Walt Disney e uma das mais aclamadas pela crítica. Neste longa-metragem, não temos apenas como inspiração a história de Gepeto e Pinóquio, mas também todos aqueles recursos que foram usados ​​para animação.

Pinocho

✅ O Rotten Tomatoes avaliou este filme de animação com 100% de aprovação, tornando-o a produção da Disney com maior classificação por especialistas.

A Fuga das Galinhas: o stop-motion, um ótimo recurso para produções animadas

Esta produção de animação stop-motion foi produzida pela Aardman Animations, em colaboração com a DreamWorks, e dirigida por Nick Park e Peter Lord.

Chicken Run

Lançado em 2000, o desenho animado recebeu críticas muito positivas em relação à produção e à própria história.

✅ Recebeu aprovação de 97% do Rotten Tomatoes.

Acesse todos os nossos cursos com uma assinatura Premium

UP: a ternura feita em animação

Como superar a dor e recomeçar? UP explica isso muito bem em sua história. Este filme de animação é mais um dos sucessos da Pixar que inspirará você pelo longa-metragem e pela perfeição nos detalhes que esta produção de animação oferece.

Up Pixar

✅ Esta história delicada e sensível foi avaliada em 98% da aprovação do Rotten Tomatoes.

Você se lembra de alguma outra produção de animação que pode inspirar todos os criativos? Todas as sugestões são válidas.

Agora que você conhece as maiores empresas de animação do mundo e suas produções mais importantes, chegou a hora de começar a executar. Que tal começar se inscrevendo nesses cursos gratis de animación que o Crehana tem para você?

Recomendados para ti