Roadmap de produto: a bússola do planejamento estratégico | Crehana para empresas
Roadmap de produto: a bússola do planejamento estratégico

Roadmap de produto: a bússola do planejamento estratégico

Última actualización 15 de Diciembre del 2020Tiempo de lectura: 7 min.

Regina Pernaz

O roadmap de produto é o documento-guia das equipes de desenvolvimento de produto. Por quê? Porque contém os objetivos, tarefas, prazos e todas as informações que você precisa para que seu produto alcance a meta desejada.

Todos nós comemoramos um bom lançamento de produto. Depois de tantas reuniões e brainstormings, ver seu produto ganhar vida é uma grande recompensa. No entanto, o lucro e a celebração não seriam possíveis sem o design do roadmap de produto.

Você tem uma ideia de produto? Genial! E agora, como você vai fazer em seguida? Neste artigo, vamos dizer o que é um roadmap de produto e como fazer um para planejar sua estratégia de desenvolvimento de produto.

Índice

  1. O que é um roadmap de produto?
  2. Como fazer um roadmap de produto?
  3. O que um roadmap de produto inclui?
  4. Como estruturar meu roadmap de produto?
  5. Recomendações para a criação de um roadmap
  6. Product Managers: fabricantes de roadmap

 

O que é um roadmap de produto?

O roadmap de de produto é um documento de planejamento que representa o ciclo de desenvolvimento de um produto. Também conhecido como "roteiro", define visualmente os objetivos do produto e as ações que serão tomadas para alcançá-los.

A principal função de um roadmap é comunicar a estratégia do produto. Com ele, você pode mostrar a visão e os objetivos do produto, e de que maneira dão suporte à estratégia geral da empresa.

A elaboração de um roadmap de produto permite que todas as partes interessadas em seu desenvolvimento se mantenham alinhadas. Por tornar mais fácil visualizar em que estágio seu produto está, para onde está indo e como chegará lá, é uma ótima ferramenta para discutir em equipe os diferentes aspectos de desenvolvimento.

Os roteiros de produtos são usados para planejar os tempos de entrega e antecipar surpresas que podem acontecer ao longo do caminho. No entanto, o roteiro não contém apenas ações estáticas e prazos. Deve ser um documento flexível e adaptável que permita o sucesso do seu produto.

Nestes tempos de trabalho remoto, visualizar a estratégia e táticas a seguir pode ser um grande salva-vidas e aliado de trabalho. Mas, a quem serve desenvolver um roteiro de produto? Descubra abaixo.

roadmap de productoImagem: Freepik

Como fazer um roadmap de produto?

Elaborar um roadmap de produto é um processo estratégico e começa muito antes de você traçar seu roteiro. Um roadmap de produto será tão bom quanto as informações em que se baseia, portanto, a coleta de insights, pesquisas de mercado e feedback são essenciais, antes mesmo de abrir o Excel.

Por onde começar a fazer um roadmap? Abaixo, você pode verificar as principais perguntas a se fazer ao fazer um roadmap de produto.

Por que fazemos este desenvolvimento de produto?

As ações e os tempos de entrega que você traça no roteiro não terão sentido se você não souber a razão atrás de tudo. Reúna toda a sua equipe de desenvolvimento de produto e discutam as seguintes questões:

  • Qual é a visão do produto?
  • Que necessidade queremos satisfazer?
  • Que valor agregado oferecemos?
  • Como o produto beneficiará nossos clientes?

 

📌 Para atualizar conceitos: a visão do produto abrange o que você deseja que seu produto seja, em termos de funcionalidade e características. É o objetivo final para o qual seu roadmap aponta. Considere também a necessidade que seu produto busca satisfazer.

 

Quem vai usar este produto?

Não ofereça seu produto a todos. Defina o segmento de mercado que você está almejando e o perfil de seus consumidores reais e potenciais.

Pergunte a si mesmo(a):

  • Que pessoas usariam este produto?
  • Quem pagaria por ele?
  • Por que escolheriam ele?
  • Como você se beneficia com a nova atualização?

 

roadmap de producto

Imagem: Freepik

Quais são os objetivos?

Por um lado, os objetivos do produto devem estar alinhados com os objetivos comerciais e de desenvolvimento da empresa. Como meu produto pode ajudar a cumprir esses objetivos globais?

Por outro lado, as metas que você definiu para o seu roadmap de produto irão variar se for um novo produto ou uma atualização de um produto já existente. No caso de ser um produto novo, começa por definir qual seria o Produto Mínimo Viável (PMV) com o qual se trabalharia.

Os objetivos que você definiu precisam ser mensuráveis. Para isso, detalhe quais métricas permitirão analisar o desenvolvimento do produto, avanços, sucessos e possíveis percalços.

Quais são as características do meu produto?

Para desenvolver o roadmap de seu produto, você deve analisar todos os recursos e funcionalidades que ele pode oferecer. Considere seus atributos e priorize aqueles que são importantes e indispensáveis para atender às necessidades do cliente.

Saber que característica é uma prioridade será muito útil ao diagramar seu roadmap e os tempos de desenvolvimento. Estas características essenciais no produto devem estar prontas primeiro, enquanto as não prioritárias podem ser refinadas ao longo do caminho.

 

 

roadmap de productoImagem: Freepik

O que um roadmap de produto inclui?

Elaborar um roadmap de produto permitirá que sua equipe tenha a estratégia integral em mãos. Saiba quais ações estão sendo realizadas e em que estado se encontram. Entre o conteúdo que você deve incluir ao desenvolver o seu roadmap de produto, existem:

  • Visão do produto: a peça mais importante. A visão do produto deve orientar as ações que você realiza em cada etapa de forma transversal. Por isso, é a meta a ser atingida no seu roadmap de produto.

 

  • Linha do tempo: um aspecto importante do roteiro do produto é que ele permite que você visualize as ações que estão por vir e o tempo que você terá para se dedicar a cada etapa. Isso permitirá que você alinhe orçamentos, lançamentos, atualizações de produtos e possíveis atrasos.

 

  • Objetivos: defina as metas que você almeja em cada fase de desenvolvimento do produto, bem como os principais resultados e o que é sensível ao tempo. Ao revisar seu roadmap, você deve conseguir visualizar o andamento da obra e se os objetivos estão sendo cumpridos nas datas indicadas.

 

  • Descrição das tarefas: indique o que cada membro da equipe deve fazer. Uma longa lista não é necessária, mas é preciso destacar as funções gerais, prioridades e responsabilidades de cada membro.

 

  • Métricas: primeiro, você deve reconhecer os indicadores que apoiam as ações de cada estágio do roadmap. Por que você adicionará essa nova funcionalidade ao produto? Como a proposta de valor vai melhorar? Da mesma forma, você terá que definir quais serão as métricas que determinam se os objetivos foram atingidos ou não..

 

  • Marcadores de status: muito úteis para você e sua equipe saberem o status de cada ação. Quais tarefas já foram realizadas, quais estão em andamento e quais são as próximas atividades a serem concluídas.

 

roadmap de productoImagen: Freepik

Como estruturar meu roadmap de produto?

O conteúdo a ser inserido no roadmap do produto deve ser estruturado por Temas, Épicas, Histórias e Recursos. Esses conceitos parecem familiares para você? São terminologias utilizadas por equipes de agile.

Tema

Um tópico em product management é uma meta prioritária para o produto. É um objetivo estratégico geral que pode ser facilmente comunicado. Neste nível, é importante ter dados que apoiem a alocação de orçamento e recursos para esta iniciativa.

Épica

A Agile Alliance define uma Épica como: "uma história de usuário que não pode ser entregue conforme definido em uma única iteração”. Esta história, sendo grande o suficiente, pode ser dividida em histórias de usuário menores.

À medida que o seu roadmap de produto começa a apresentar os níveis com mais detalhes, é necessário verificar se os objetivos estratégicos gerais continuam a ser comunicados: a história do seu produto.

História

Uma história é uma unidade de trabalho independente, projetada para atingir um objetivo específico do produto. A história está em um nível mais específico do que a épica, que por sua vez é um nível mais específico do que o tema.

Ao estruturar seu roadmap de produto desta forma, introduzindo níveis cada vez mais detalhados, você está usando seu roadmap com eficácia. Cada nível deve estar estrategicamente alinhado ao anterior, para que se explique facilmente o propósito de cada ação.

Características (Features)

Se você desenhou seu roadmap com a hierarquia anterior, as características incluídas serão claras e consistentes, já que farão parte do contexto adequado dentro do roadmap.

Por fim, uma tática recomendada é categorizar as características. Você pode começar com os features mais importantes e, em seguida, resolver essas "lacunas" que podem resolver problemas ou sugerir ideias posteriormente.

roadmap de producto equipoImagem: Freepik

Recomendações para a criação de um  roadmap

O roadmap de produto, embora deva delinear a linha de ação a seguir, não pode ser um documento estático ou desatualizado. Conforme você constrói seu roadmap, verá que alterações, atrasos e correções fazem parte do caminho. Afinal, as empresas se transformam a cada dia, principalmente as tecnológicas.

Planeje, mas aprenda a improvisar.

O roadmap é usado para definir o plano de ação, mas também para identificar em quais etapas pode haver problemas. Esta é sua grande utilidade. Ter os possíveis erros mapeados com antecedência permitirá que você desenvolva estratégias para desenvolver um plano B. O que faremos se isso falhar?

O desenvolvimento de produtos não é uma linha reta e as equipes de metodologias ágeis sabem disso. Sua equipe deve estar preparada para responder rapidamente às mudanças nos mercados, métricas de performances ou mudanças nos objetivos comerciais.

Comunique-se com a equipe

Embora o(a) Product Manager seja o(a) capitão(capitã) do barco, a equipe também carrega os remos. A comunicação multidirecional é necessária ao se construir e definir o novo produto ou a atualização.

Alguns(Algumas) Product Managers cometem o erro de planejar todo o roadmap de produto por conta própria, perdendo dados valiosos de outras equipes. Converse com seus colegas de business analytics e intelligence, vendas, suporte ao cliente e desenvolvedores. Quanto mais insights você coletar, mais acertado será o desenvolvimento do pensamento estratégico.

 

Product Managers: fabricantes de roadmap

O roadmap de produto é uma ferramenta fundamental para as equipes de desenvolvimento de produto. Ele serve como um documento que todos podem verificar para saber em que estágio estão e qual é a próxima etapa da ação.

Dentro da equipe de desenvolvimento, o(a) Product Manager é o(a) profissional responsável por manter, atualizar e compartilhar o roadmap de produto. Esteja sua equipe desenvolvendo um novo produto ou uma atualização, fazer um roadmap permitirá que você tenha um plano de ação detalhado ao alcance de todos.

O que é um(a) Product Manager? Também conhecido(a) como Chefe de Produto, é a pessoa que define a estratégia de um produto e as etapas a seguir para sua execução e lançamento final. Esta é uma das profissões do futuro, já que exige profissionais multidisciplinares com grandes habilidades de liderança e capacidade de aprendizagem constante.

 

Tenha o trabalho que o futuro exige. Prepare-se com o Product Management MicroDegree

 

Agora que você sabe como fazer um roadmap de produto, pode adicioná-lo ao seu próximo planejamento de desenvolvimento de produto.

También podría interesarte