O novo Behance das redes: dicas para seu portfólio no Instagram

Última actualización 25 de Septiembre del 2020

user

Alejandra Mujica

O novo Behance das redes: dicas para seu portfólio no Instagram O novo Behance das redes: dicas para seu portfólio no Instagram

Crie seu portfólio no Instagram. Se você é um(a) daqueles(as) que adora fazer upload de histórias e novos posts nas redes sociais, temos uma ótima notícia para você: é possível fazer isso para atrair clientes e ganhar dinheiro.

Esta plataforma é para muitos uma ferramenta e uma oportunidade para se posicionar no mercado e conquistar mais clientes.

Se você quer conhecer as melhores dicas para tornar seu IG uma ferramenta de trabalho, não perca o que está por vir

Aprenda sobre Fotografia para Instagram

Índice

  1. Instagram como portfólio digital
  2. Plano de marketing digital para Instagram
  3. Dicas para impulsionar seu portfólio no Instagram
  4. Boas práticas no Instagram

Instagram como portfólio digital

Se você se pergunta como fazer uma pasta visual no Instagram e se destacar entre milhares de perfis, dizemos que é possível fazer isto com um bom portfólio digital.

As dicas que compartilharemos com você ajudarão você a dar um plus na sua conta do Instagram, e se você colocá-las em prática temos certeza que atrairá novas olhadas interessadas no seu trabalho.

A primeira coisa que você precisa saber é que essa rede social é muito mais do que um canal com memes engraçados, selfies e outras coisas que — vamos admitir — todos nós amamos.

Você pode não gostar de marketing, mas acredite em nós que, se você quiser que seu perfil do Instagram se destaque e “venda como pão quente”, terá que aplicar estratégias de marketing digital e outros inputs que farão você brilhar como um(a) profissional de mídia social.

Plano de marketing digital para Instagram

Nosso querido Instagram serve como uma plataforma em que qualquer artista pode se beneficiar enormemente, desde que saiba como usá-lo da maneira certa (e será o seu caso 😉).

Um plano de marketing digital para o seu Instagram não precisa ser algo tão complicado de criar. Basta dedicar algumas horas a ele, pelo menos uma vez por semana, e começar a montar seu conteúdo com muita inspiração, criatividade e paciência

Baixe este Guia de Plano de Conteúdo de Redes Sociais

herramienta plan redes sociales

 

Dicas para impulsionar seu portfólio no Instagram

Antes de começar a dizer quais são as dicas vitais e essenciais — quase vida ou morte — que você deve praticar no Instagram, também é vital que você atualize seus canais digitais, como o LinkedIn e o seu site.

Seus futuros clientes ou pessoas interessadas em você sempre usarão o “São Google” para conhecê-lo(a). 👀

Para impulsionar seu portfólio no Instagram, você já sabe que primeiro é preciso ter uma estratégia de marketing e, depois, as ferramentas necessárias para divulgar seu trabalho criativo e apresentar sua marca de forma profissional (seu talento óbvio entra aqui).

Mas, além de suas grandes skills que podem ser refletidas em seu trabalho, todos nós precisamos de um pequeno empurrão para nos ajudar achar o nosso Norte e continuar na direção certa

Então, vamos dar aquele empurrãozinho em você com essas dicas!

Crie seus próprios modelos animados para Instagram

Sua biografia do Instagram é sua pasta de apresentação criativa

Se um cliente potencial decidir entrar em seu perfil do Instagram... o que você gostaria que ele encontrasse? Ou melhor: o que você gostaria que ele lesse? Sua pasta de apresentação criativa começará em sua biografia!

Sua biografia desempenha um papel crucial em dar às pessoas uma ideia de quem você é, o que faz e o que oferece. Aqui, ele mostra todas as suas habilidades (ou, bem, aquelas que permitem 150 caracteres).

Sabemos que a BIO não nos permite elaborar tanto quanto contar toda a nossa vida profissional, mas você já sabe que, mais do que quantidade, o que importa é a qualidade do conteúdo. Então, é preciso ser criativo(a)!

Nome: você provavelmente tem um pseudônimo ou pode preferir usar seu primeiro nome. Seja qual for o caso, certifique-se de que aparece como você deseja ser conhecido(a). Lembre-se também de que pode ser importante que eles também entrem em contato com você pelo LinkedIn.

Localização: se um cliente em potencial vir seu perfil, pode ser útil para essa pessoa saber onde você está ou os lugares para os quais viaja com frequência. Claro que a informação não precisa ser precisa, basta incluir a cidade.

Web: aqui é onde seus futuros clientes encontrarão seu trabalho. Certifique-se de ter seu site atualizado.

Bio: nesta seção, é importante que você descreva o que faz de uma forma um pouco mais formal, mas sem deixar de ser criativo(a). Além disso, se você for um membro ativo de uma comunidade relacionada ao campo no qual ele(a) está interessado(a), pode colocar um link aqui.

Fazendo um breve resumo desses pontos relevantes: inclua seu nome, uma hashtag relevante e uma apresentação criativa sobre o seu negócio. Sempre adicione o CTA (call to action) ao seu site. Você pode usar linktree para agregar mais links importantes.

 

Instagram bio

 

Crie conteúdo original para o seu Instagram. Baixe GRÁTIS este guia

 

Antes de postar, pergunte-se sobre o que você deseja alcançar 

Além de sonhar em ter um feed impressionante e desenvolver uma linguagem visual que atraia mais seguidores e potenciais clientes, é importante colocar muito cariho na criação de conteúdo: tom de comunicação e redação.

Copywriting em redes desde o zero

herramienta copywriting desde cero

 

Book de design no Instagram

Certamente o trabalho criativo é o que você quer e seu principal interesse é encontrar sua próxima produção visual. Mas, para encontrar e atrair os clientes que você quer que liguem, é necessário parar por um momento e fazer algumas perguntas.

É importante que você também trabalhe em seu book de design no Instagram, pois ele permitirá que você mostre seu perfil e criatividade ao comunicar visualmente seu estilo. E quem entrar em seu perfil vai perceber qual é sua essência e o que torna você único(a).

Você pode começar por se fazer estas perguntas:

- O que você gostaria de ver se fosse um cliente?

- Estou mostrando quais são meus talentos e me apresentando como alguém com quem eles gostariam de trabalhar (por exemplo, mostro trabalhos que fiz com algumas marcas)?

- Como faço para entrar em contato com outras pessoas que estão dentro do meu setor?

- Há consistência entre os conteúdos que compartilho?

Lembre-se de que a curadoria de seu conteúdo é extremamente importante. Mostre sempre o melhor do seu trabalho

instagram artista grettel prettel

Imagem: Instagram @grettelprettel

Torne-se um(a) especialista em Instagram com estes cursos

 

 Que conteúdos posso publicar no Instagram?

Aqui estão algumas ideias de conteúdo que você pode postar em seu Instagram para criar um portfólio que faça match com o público que deseja atingir.

– Seu trabalho: fotografia, publicidade, arte, design, produtos, música, filmes, etc.

- Um dia na sua vida.

- Anúncios.

- Inspiração.

- Nos bastidores

instagram artista

Os portfólios criativos destacam-se não só pelas fotografias ou imagens que publica, mas também pelos formatos que utiliza, pelos recursos visuais que ajudarão você a dar um “refresh” em uma publicação, pela diversidade de conteúdos e pela paleta de cores que você usar. Se você não tem ideia de quais cores usar, pode criar sua paleta em alguns minutos.

Baixe grátis Grid para dividir imagens no Instagram

grid instagram

 

Mantenha seu perfil ativo e atualizado

Esta é a regra de ouro para as redes sociais: seja constante. E você se perguntará: o que isso significa? Bem, quanto mais você seguir sua própria estratégia, mais fácil será para você atingir seus objetivos de negócios.

Isso não significa necessariamente que você tenha que fazer upload de 20 fotos por dia, mas, sim, identificar as horas do dia em que você tem mais interações e quanto interesse seu conteúdo gera para, assim, determinar o número.

Não se esqueça que se você tiver seu perfil abandonado por semanas e depois voltar, estará perdendo oportunidades valiosas a cada dia que o deixou

A maneira mais fácil de conseguir isso é por meio de uma plataforma para planejar suas publicações. Você pode usar o Creator Studio

para programar suas postagens e monitorar suas estatísticas.

Desta forma, você não só poderá cuidar da estética do que faz, como também estará mais atento(a) para publicar regularmente (não se esqueça de baixar o Guía del Plan de contenidos Redes Sociales).

Você, provavelmente, não possa fazer upload de novo conteúdo o tempo todo, mas pode selecionar os arquivos que já possui. Nesse aspecto não existem regras — a única é: poste apenas o melhor.

Seja você mesmo(a) no Instagram e na vida real

Sabemos que esta frase pode parecer banal, mas a verdade é que nenhuma estratégia vai funcionar melhor do que imprimir sua personalidade em tudo o que você postar. Pense em quantas pessoas estão por aí fazendo o que você está iniciando agora. O que vai diferenciá-lo de todas elas? Definitivamente, apenas sendo quem você realmente é.

Pense nos seus seguidores em potencial, nada os fará sentir mais empatia com o seu conteúdo do que fazê-los participar do que você faz

Portafolio instagram

 

Baixe esta ferramenta de filtro para seus vídeos no Instagram

 

Use todo o potencial que existe no Instagram: Stories, IGTV e Reels.

Stories e destaques do Instagram são uma ótima maneira de se envolver com sua comunidade sem arruinar a estética que você selecionou anteriormente. Aqui estão algumas maneiras de fazer isso:

- Vá aos bastidores e deixe os outros saberem o que está acontecendo.

- Compartilhe o que te emociona. Promova aquela sessão em que você foi incrível com uma história.

- Use os destaques para promover quaisquer recursos que seus futuros clientes estariam interessados em ver. Os destaques sempre vivem na sua página; então, selecione de acordo com as categorias.

-Você pode realizar pesquisas ou perguntas que permitem saber mais sobre o seu público e, claro, sempre compartilhar as respostas para que saibam que você as leu. 👁️

- E anime-se em fazer uma transmissão ao vivo para falar sobre seu trabalho ou sobre qualquer assunto que envolva sua arte. Talvez também um show com outros artistas! Saiba quais são as melhores plataformas para fazer uma Live grátis.

Quer aproveitar o espaço do vídeo? Use o IGTV e  aproveite essas dicas para fazer vídeos que duram mais de um minuto, para fazer "lives", conteúdo colaborativo, entrevistas e outras coisas que vão agregar à sua marca profissional.

 

Instagram tv

E se você quiser ser mais criativo(a) do que o normal, pode usar o Instagram Reels e criar vídeos curtos de 15 segundos. Gere conteúdo informativo, tutoriais, vídeos explicativos, divertidos e muito mais. Aprenda a usá-lo e aproveite ao máximo o Instagram Reels.

Envolva seus seguidores para potenciar seu portfólio de design

É importante que você mantenha uma comunidade ativa no Instagram. O conteúdo é relevante, mas o que ajudará a destacar seu portfólio de design é manter seus seguidores atualizados e engajados com suas postagens.

Aqui estão algumas ideias sobre como fazer isso:

- Conversar: palavras nunca são demais! Use um tom próximo e amigável. Lembre-se de que, se quiser ter empatia, é importante falar de si mesmo(a). E sempre responda aos comentários dos seguidores (emojis são válidos). 🙌

- Compartilhar: se seus seguidores marcarem você, não hesite em compartilhar o conteúdo deles. Isso mostra o quanto você os aprecia.❤️

- Ame seus fãs: encontre maneiras criativas de envolver seus seguidores.

- Concursos e rifas: se você quiser mimar seus seguidores e agradecê-los, pode fazer um concurso divertido. Que se envolvam

Boas práticas no Instagram

Exemplos de um bom plano de trabalho e portfólio de design gráfico.

Para falar sobre as boas práticas que seu portfólio e seu perfil nas redes sociais devem ter, é importante primeiro dar o exemplo. Por isso, selecionamos alguns perfis do Instagram de nossos professores para que você se inspire e saia correndo para iniciar seu portfólio de trabalho

Caribay M. Benavides alias @cari.bay en Instagram

Sua biografia nos conta muito sobre seu trabalho, sua localização e sobre ela.

instagram cari bay perfil

O conteúdo colaborativo funciona muito bem para ter um maior alcance.

publicacion cari bay instagram

Os sorteios são uma ótima maneira de agradecer e valorizar sua comunidade.

sorte cari bay instagram

Uma imagem no seu feed. Adivinha o que ele faz e qual é o seu estilo? Apostamos que sim.

caribay feed instagram

 

Lara alias @ indian.creek no Instagram

Usar os destaques do Instagram ajudará os usuários a saber mais sobre seu trabalho.

lara instagram perfil

Usar hashtags e interagir com seus seguidores é algo que você nunca deve deixar de fazer (especialmente o último).

publicacion lara instagram artista

A paleta de cores de Lara é mantida durante todo o feed. Parece limpo, arrumado e atraente. 🤩

instagram lara feed visual

 

Pon Cervantes alias @pon_cervantes no Instagram

A paleta de cores de Lara é mantida durante todo o feed. Parece limpo, arrumado e atraente. 🤩

perfil instagram pon cervantes

Sempre valorizemos nossos seguidores. Não seríamos nada no Instagram sem nossa comunidade.

instagram fans pon cervantes

Uma rápida olhada no feed de Pon Cervantes. Acho que não precisamos dizer qual é o seu estilo e o seu trabalho. 🎨

feed instagram pon cervantes

 

Bônus Track:

Você sabia que, além de mostrar seu portfólio no Instagram, você pode vender sua arte?

Baixe Grátis o Guia para vender no Instagram

instagram herramienta vender

O que você achou dessas dicas? Esperamos, acima de tudo 💜, que você comece a praticar essas dicas no seu Instagram. Seu portfólio merece todo o carinho do mundo; então, dê a ele a oportunidade de que muito mais pessoas o conheçam e valorizem.

 Obtenha uma Assinatura Premium Crehana e leve sua educação a outro nível

Recomendados para ti