Home Blog/ Brasil/
Brasil
Estratégias para aumentar seu tráfego na web e obter mais visitasEstratégias para aumentar seu tráfego na web e obter mais visitas

Estratégias para aumentar seu tráfego na web e obter mais visitas

Juliane Angeles - 20 May 20

Articulo

7 min.

Aumentar o tráfego da web é o sonho de ouro de qualquer pessoa que gerencia um site, principalmente se for uma página de e-commerce ou uma página especializada em conteúdos.

Por isso, não é estranho encontrar, de tempos em tempos, publicações ou marcas comerciais que comemoram em suas redes sociais ter atingido um número significativo de visitas na web. As marcas “gritam” e exclamam em todos os lugares: "Chegamos a 3 milhões de visitas!"

Certamente é uma conquista. Por quê? Porque obter mais visitas significa ter mais clientes potenciais, o que se traduz em mais conversões, isto é, mais vendas, compras, registros, etc.

Obtenha uma Assinatura Premium e leve sua educação a outro nível

Todos querem mais tráfego para os seus sites, mas fazer isto?

Especialistas em marketing digital como Neil Patel garantem que é possível alcançar seus primeiros 10.000 visitantes do Google seguindo apenas três passos, enquanto sites como o WordStream apontam que existem até 25 maneiras de aumentar o tráfego de um site.

De um modo geral, existem muitas estratégias. Portanto, se você não sabe qual aplicar, comece com as que recomendamos a seguir.

1.  Use palavras-chave adequadas e “cauda longa”

É uma maneira de obter mais tráfego na web sem nenhum custo. O que você tem que fazer? Apenas certificar-se de usar as palavras corretas no seu site e nos seus conteúdos para receber mais visitas. Se o seu negócio se dedica à venda de artigos para animais de estimação, quais são as palavras corretas? Para descobrir isto, ferramentas de palavras-chave, como Google Keyword Planner, Ubersuggest ou KW Finder, serão suas melhores aliadas.

Neil Patel é muito claro sobre este ponto.

 "Se você escolher as palavras-chave erradas, vai se encontrar com pouco ou nenhum tráfego e, pior, terá poucas ou nenhuma venda".

Como encontrar as palavras-chave corretas para o meu site?

1. Pesquise palavras-chave com competitividade não superior a 40 e volume de 500 para mais.

2. Procure palavras-chave com até cinco palavras. Por quê? Lembre-se de que as principais palavras-chave de uma única palavra têm alta competitividade. Competir com elas é quase impossível. Por outro lado, as palavras-chave de “cauda longa” (palavras compostas) não são tão procuradas; por isso é mais fácil obter uma melhor posição do Google com elas.

3. Procure por palavras relacionadas às suas principais palavras-chave. As ferramentas mencionadas acima geralmente fornecem "ideias de palavras-chave".

Fonte: neilpatel.com

4. Escolha as palavras mais relacionadas às suas principais palavras-chave. Faça uma lista. Lembre-se de que a competitividade e o volume destas palavras também devem ser baixos.

2. Atualize ou transforme seu conteúdo antigo

Esta é uma estratégia que você deveria aplicar de tempos em tempos. Lembre-se de que o mundo digital muda, e o que hoje é tendência e usado por muitos, em duas semanas pode ser substituído ou parar de funcionar. O Google, por exemplo, altera seu algoritmo de busca mais de 500 vezes por ano. Imagina? Mas isto não significa que você deve atualizar seu conteúdo com a mesma frequência do Google.

Essa prática se aplica apenas a conteúdos com, pelo menos, dois anos de idade. Como fazê-lo?

- Identifique quais são os conteúdos que podem ser atualizados. Por exemplo, um artigo sobre os recursos recentes do Adobe Photoshop. Estes programas geralmente adicionam novos recursos com frequência. Seu artigo pode estar desatualizado.

- Otimize seu conteúdo: altere o título, a introdução, coloque novas imagens, etc.

- Atualize a informação e compartilhe novamente o artigo nas redes sociais. Faça como se fosse um novo conteúdo.

Outra estratégia recomendada é transformar seu conteúdo, que consiste basicamente em pegar conteúdo antigo e convertê-lo em outro formato. Por exemplo, um artigo sobre as habilidades digitais mais procuradas pode ser transformado em um vídeo ou infográfico.

3. Publique conteúdo útil e substancial

Os artigos robustos são considerados pelo Google como conteúdo de melhor qualidade. E não estamos nos referindo a textos com um grande número de palavras. A qualidade é medida com base em quão completos, úteis e originais eles são.

E se o Google considerar que suas anotações são de qualidade, o que fará? Ele recompensará você com uma boa posição nos resultados da pesquisa, o que significa mais visitas na web.

Como obter conteúdo de qualidade? Aqui estão algumas dicas:

- Verifique se os seus conteúdos são substanciais (que descrevem muito bem os assuntos) e ofereçam um valor adicional.

- Esforce-se para ser original. O Google pune conteúdos duplicados ou copiados.

- Crie conteúdos úteis e que os usuários desejem compartilhar em suas redes sociais.

- Use links internos e externos (mas não abuse deles).

- Não se esqueça de "vestir" seu texto com imagens e vídeos.

4. Faça concursos e promoções

Quem não gostaria de receber a notícia de que ganhou um prêmio? Fazer concursos e promoções é uma estratégia muito eficaz se você deseja atrair mais clientes e gerar mais tráfego para o seu site. Lembre-se: todos nós gostamos do que é grátis.

E deixe-me dizer-lhe que esses tipos de ações não são exclusivamente para sites que oferecem produtos ou serviços. Se o site é de conteúdos, também se pode aplicar esta estratégia. Por exemplo, você pode oferecer um desconto na sua assinatura ou organizar um concurso de criatividade.

Tenho um concurso em mente, o que faço agora? Recomendamos o seguinte:

- Defina as diretrizes para o concurso ou promoção. Sobre o que é, a quem está dirigido, qual é o prazo limite e quais são os prêmios.

- Escreva um artigo sobre a dinâmica do concurso. Deve ser simples, clara e não tão extensa. Publique-a no blog do seu site.

- Compartilhe o artigo do concurso nas redes sociais para que viralize. No caso do Instagram, anuncie o concurso e envie seus seguidores para conhecer os requisitos no seu site.

- Destaque o concurso ou promoção no seu site.

5.  Distribua seu conteúdo de maneira estratégica

Não estamos nos referindo ao simples fato de publicar ou promover seu conteúdo diariamente em todas as redes sociais, mas em saber como distribuí-lo em diferentes canais. E não apenas o seu conteúdo, mas também o seu esforço. Faça-se estas perguntas:

- É conveniente compartilhar conteúdo todos os dias e a cada meia hora?

- O conteúdo que publico no Facebook também funciona no LinkedIn ou devo pensar em outro tipo de conteúdo?

- Em qual rede social tenho mais seguidores e interações?

- Devo concentrar meu esforço em todas as redes sociais ou nas que tenho a melhor receptividade?

Por exemplo, você sabia que existem melhores horas e dias para postar no Facebook, Instagram e outras redes? Para se aprofundar neste tópico, recomendamos o artigo The Best Times to Post on Social Media in 2019 pela CoSchedule (baseado em 25 estudos).

Estes são os melhores horários para postar no Facebook e Instagram:

Fonte: CoSchedule

6. Publicidade on-line

Para muitos, é uma estratégia óbvia. Mas se você acabou de abrir seu e-commerce, precisa saber que um dos muitos benefícios de anunciar on-line é o aumento das visitas na web. Se você quer saber como funciona a publicidade on-line, esses dois artigos serão muito úteis:

Publicidade on-line: quero anunciar on-line. O que é PPC (pay per click)?

Eu já tenho o Google Ads. E agora, o que faço?

 

Bem, quais dessas estratégias você aplicará para obter mais tráfego na web? Você já sabe, use palavras-chave de “cauda longa”, crie conteúdo útil e completo e lembre-se de que há momentos melhores para promover seus artigos nas redes sociais. Vejo você no próximo artigo!