Damos 10 dicas para você lidar com disputas no trabalho

Damos 10 dicas para você lidar com disputas no trabalho

Última actualización 26 de Diciembre del 2020Tiempo de lectura: 7 min.

Paula Cordero

O aparecimento de conflitos no trabalho é inevitável, porque os funcionários têm personalidades e estilos de trabalho diferentes. No entanto, deixar as disputas trabalhistas passarem não é uma boa opção se você está tentando criar um bom clima no local de trabalho.

Geralmente, os funcionários que discordam são responsáveis por resolver o conflito. No entanto, o papel do empregador, representado pelo(a) HR Manager, é significativo no desenvolvimento de uma cultura de trabalho projetada para prevenir problemas no local de trabalho. Esta cultura permite relacionamentos sólidos entre os trabalhadores, confiança e respeito em todos os níveis.

Se o conflito for resolvido de forma eficaz, pode levar ao crescimento pessoal e profissional. O departamento de recursos humanos deve garantir uma experiência de trabalho positiva, disponibilizando recursos úteis aos seus colaboradores para a compreensão e resolução de conflitos. Se as tentativas de resolução de conflitos dos funcionários não tiverem sucesso, o RH pode ajudá-los.

O que é um conflito no trabalho?

Um conflito no trabalho é uma disputa entre funcionários de uma empresa devido a diferenças de opinião, interesses, etc.

Causas de  conflitos no trabalho

Algumas razões pelas quais os conflitos surgem no trabalho são:

❌ Má comunicação: diferentes estilos de comunicação podem levar a mal-entendidos entre funcionários, causando conflito.

❌Diferentes interesses: os funcionários se preocupam com seus objetivos pessoais, ignorando os objetivos e o bem-estar da equipe.

❌Personalidades diferentes: quando os colaboradores não entendem e não aceitam a abordagem de trabalho dos outros, surgem conflitos.

❌Baixo desempenho: quando um ou mais indivíduos dentro de uma área de trabalho não estão trabalhando com um bom desempenho, o conflito é inevitável, porque os outros colegas sentirão que nem todos estão fazendo o melhor para obter bons resultados.

❌Discriminação: ocorre quando um(a) trabalhador(a) não obtém o mesmo tratamento que os demais, devido à religião, escolha sexual, raça, idade, aspectos físicos, etc.

❌ Chefes tóxicos: quando o(a) chefe não é um(a) bom líder, isto só causa conflitos. Um(a) chefe tóxico(a) é aquele(a) que é intolerante, que não ajuda o trabalho em equipe, não escuta, impõe suas ideias e não permite que seus subordinados cresçam profissionalmente.

❌ Condições de trabalho deploráveis: se os funcionários trabalharem excessivamente e seus direitos não forem reconhecidos, isso fará com que surjam conflitos, porque exigirão o que consideram justo. Isto também diminuirá a produtividade, porque não se sentirão motivados para fazer seus trabalhos.

Como a Crehana para empresas ajuda sua equipe?

Passos para resolver um conflito

Se os funcionários de sua empresa não conseguem resolver seus conflitos, é hora de você ajudá-los a melhorar sua relação de trabalho. Aqui estão as etapas para resolver efetivamente um conflito.

1. Encontre um lugar seguro para conversar

Se você foi informado(a) de que há um conflito entre seus funcionários, a melhor opção é falar com eles em um local privado e silencioso. Evite falar com eles na frente dos outros colegas, pois isso pode criar ainda mais desconforto. Certifique-se de que há tempo suficiente para ambas as partes expressarem suas opiniões sobre o assunto.

2. Identifique qual é a causa do conflito

Defina a causa do conflito para entender como ele surgiu em primeiro lugar. Converse com ambas as partes para identificar qual é o desacordo, pergunte-lhes por que não estão satisfeitos. É importante que você faça com que as duas pessoas se entendam enquanto explicam seus pontos de vista. Faça perguntas para obter o máximo de informações possível sobre os dois lados do problema.

conflictos laborales

Imagem: Freepik

3. Ouça ativamente

Enquanto os colaboradores falam, evite interrompê-los. Você pode fazer algumas anotações para entender melhor o que estão dizendo e depois fazer perguntas para verificar se entendeu o que comentaram. Cada parte deve ter tempo igual para compartilhar suas preocupações. Tome uma posição assertiva e transmita confiança para que as pessoas possam falar aberta e honestamente.

4. Identifique pontos de concordância e discordância

Depois de ouvir as duas partes, identifique as áreas de concordância e discordância e, a seguir, verifique essas informações com ambas as partes. Tenha uma conversa individual com os envolvidos para entender seus pontos de vista.

5. Priorize as áreas de conflito

Discuta quais áreas de conflito são mais importantes. Ao identificá-los, você precisa ter certeza de que ambos os funcionários concordam em encontrar soluções para resolver o conflito.

6. Determine diferentes soluções

Compartilhe ideias para desenvolver soluções eficazes para resolver o conflito. Anote todas as ideias que surgirem naquele momento e motive as duas pessoas a trabalharem em equipe com você para resolver o problema. Isso as ajudará a melhorar seu relacionamento.

7. Escolha a melhor solução e determine as responsabilidades

Nesta fase, deve-se chegar a um consenso para escolher a melhor solução. Certamente, uma das partes ou ambas devem ceder. Devem concordar em encontrar uma área comum onde se sintam confortáveis. Em seguida, determine as responsabilidades de cada parte na resolução do conflito e quais serão os próximos passos.

8. Avalie o processo e fortaleça a relação de trabalho

Encontrar uma solução não encerrou o conflito. Você deve ter certeza de que o que foi estabelecido deu resultados. Se administrou e resolveu o conflito de forma eficaz, é provável que os funcionários tenham fortalecido sua relação de trabalho. Continue a monitorar o problema e pergunte a ambas as partes como se sentem. Lembre-se de que ambos os funcionários devem estar comprometidos em evitar que o problema volte a acontecer.

Como evitar os conflitos no trabalho

Em algum momento, os funcionários não irão concordar uns com os outros. Então, você deve ter um plano de prevenção de conflitos que o(a) ajude a agir rapidamente.

Oferecemos algumas recomendações para evitar problemas no trabalho:

👉Crie um ambiente de confiança

Se houver um ambiente de comunicação eficaz e confiança no trabalho, os trabalhadores serão capazes de evitar conflitos. Promova atividades que melhoram o trabalho em equipe e que podem ajudar a construir a confiança entre eles.

👉 Defina as políticas da empresa

O ideal é que o conflito não se torne um grande problema para a empresa. Para isso, é importante que os indivíduos tenham recursos para lidar com essas situações por conta própria. Desenvolva um manual que eles possam usar para resolver conflitos e chegar a uma solução sem ter que pedir sua ajuda. Claro, se necessário, você terá que ajudá-los a resolver o problema.

👉Realiza un manual de resolución de conflictos

Lo ideal es que el conflicto no se transforme en un problema mayor para la empresa. Para esto, es importante que los individuos tengan recursos para manejar estas situaciones por su cuenta. Desarrolla un manual que ellos puedan utilizar para resolver conflictos y llegar a una solución sin necesidad de pedirte ayuda. Por supuesto, si es necesario, deberás asistirlos para resolver el problema.

👉 Incentive a empatia

Como líder na área de recursos humanos, certifique-se de que todas as pessoas da sua empresa pratiquem a empatia. Desenvolver suas habilidades pessoais será a chave para resolver problemas. Além disso, você ajudará a fortalecer sua liderança.

conflictos laborales

Imagem: Freepik

👉Team Building

Promova atividades ou projetos que permitam às equipes melhorar seus desempenhos e estreitar as relações interpessoais. Você pode realizar oficinas de soft skills ou simulações que aumentem a confiança entre os membros da equipe.

Não há dúvida de que em algum momento surgirá um conflito, mas, para isso, você deve estar preparado(a). Gerenciar e resolver conflitos no trabalho é parte integrante do cumprimento das metas organizacionais.

Espero que essas recomendações ajudem a prevenir problemas e ajudem a melhorar o desempenho dos trabalhadores como profissionais e indivíduos. No Crehana para empresas, aprimoramos as habilidades das equipes em áreas como liderança, inteligência emocional, produtividade, trabalho remoto, entre outras. Se você está procurando um plano de capacitação para sua equipe, podemos ajudá-lo(a). Você se anima?

También podría interesarte

Subcategorías

Softwares