Conheça 10 ferramentas digitais para melhorar a produtividade no trabalho remoto

Última actualización 08 de Octubre del 2020

user

Paula Cordero

Conheça 10 ferramentas digitais para melhorar a produtividade no trabalho remoto Conheça 10 ferramentas digitais para melhorar a produtividade no trabalho remoto

O trabalho remoto traz grandes desafios, e um deles é motivar os funcionários a continuar melhorando em seus trabalhos. Para isso, é imprescindível contar com ferramentas digitais que suportem a dinâmica do trabalho remoto e permitam uma comunicação eficaz com seus clientes. São várias as situações que causam stress, nervosismo e ansiedade no trabalho. Por isso, ter uma estratégia digital na empresa irá fortalecer a comunicação e permitir uma gestão automática e rápida das tarefas.

Não sabe como melhorar a produtividade de sua equipe? Neste artigo, iremos recomendar 10 ferramentas que ajudarão você a manter uma adequada organização de tarefas e uma comunicação fluida com sua equipe para atingir todos os objetivos traçados.

Organização de tarefas

A organização é um pilar essencial para garantir o sucesso dos objetivos a que você se propõe com a sua equipe. Para isso, deve priorizar as suas tarefas e planejar o tempo para executá-las. Ajudamos você com essas ferramentas que tornam o trabalho muito mais dinâmico e simples. Mãos à obra!

Trello: esta ferramenta possibilita o trabalho colaborativo graças à utilização de cartões, listas e quadros que permitem aos usuários organizar e priorizar projetos de acordo com o cronograma de tarefas da empresa.

Além disso, comentários, anexos, datas de validade e muito mais podem ser adicionados diretamente aos cartões. Você também tem a opção de integrar diretamente ao fluxo de trabalho os aplicativos que utiliza com sua equipe, como o Google Drive, Jira, Slack, entre outros. Use o Trello para aproveitar ao máximo os pontos fortes de sua equipe!

Trello

Gif: Trello

Asana: esta ferramenta digital ajuda as equipes a gerenciar suas tarefas para manter o foco em metas, projetos e tarefas diárias. Com o Asana, você pode planejar em detalhes e estruturar seu fluxo de trabalho, definindo prioridades e prazos, bem como atribuindo tarefas. Da mesma forma, você poderá visualizar o estado de cada tarefa atribuída em tempo real e garantir que sua equipe esteja orientada para um mesmo objetivo.

Asana

Gif: Asana

Comunicação On-line

O trabalho remoto exige muita agilidade na comunicação. Por isso, ter canais que sejam rápidos e ofereçam diversas funcionalidades para compartilhar arquivos é essencial. Muitas vezes o e-mail não é suficiente e as videoconferências são necessárias para trabalhar em equipe e realizar brainstormings para auxiliar na execução das tarefas.

Desenvolva um DNA digital com a Crehana para empresas

Slack: recomendamos que você experimente esta ferramenta, pois você economizará tempo ao se comunicar com sua equipe. O Slack nasceu com o objetivo de substituir o e-mail e organizar a comunicação de forma ágil e eficaz. A plataforma permite que as mensagens sejam organizadas em canais, o que dá a possibilidade de criar espaços organizados para um projeto ou tarefa específica.

Também ajuda a priorizar suas conversas e compartilhar arquivos através da plataforma e até mesmo sincronizá-la com seus arquivos do Google Drive. O uso de emojis e gifs também ajudam a tornar as mensagens com sua equipe motivadoras e muito mais espontâneas.

slack

Imagem: The Verge

Google Meet: se você está pensando em incluir uma plataforma que permite realizar videoconferências de forma ágil e rápida, esta ferramenta do Google vai ajudar, graças à sua alta velocidade, estabilidade e por poder ser sincronizada com os aplicativos do Google. Você pode fazer videoconferências com até 250 participantes e gravar videochamadas no Google Drive para membros da equipe que não puderem comparecer. Você também pode compartilhar a tela, arquivos e se comunicar pelo chat para tornar a conversa mais organizada.  

Google meet

Imagem: Intelligence Partner

Armazenamento de Informação

Cada vez temos um volume maior de informações digitais, como imagens, vídeos, planilhas, etc. Todas estas informações são relevantes para as atividades da sua empresa, pois assim você poderá utilizá-las novamente. Como sua equipe organiza suas informações? Se você ainda não possui uma ferramenta que permite gerenciar suas informações na nuvem, é hora de avaliá-la. Muitos arquivos importantes podem ser perdidos devido à má organização. Mostramos algumas ferramentas fáceis de usar!

Google Drive: o Google lhe dará muitas vantagens com esta ferramenta! Mapeie com sua equipe todos os seus arquivos. Você pode salvar, compartilhar e acessá-los de qualquer dispositivo, se não estiver no escritório. Com a versão gratuita você pode ocupar até 15 GB de espaço de armazenamento, enquanto que, com a versão paga, o Google Drive oferece às empresas o pagamento apenas pelo espaço que seus funcionários utilizam.

Google Drive

Imagem: El País

Amazon Web Services: o serviço em nuvem da gigante do comércio eletrônico Amazon oferece um grande número de ferramentas para gerenciar diferentes tarefas em sua empresa. A AWS oferece ferramentas para pequenas, médias e grandes corporações, dando a possibilidade de escalabilidade conforme o negócio cresce.

A AWS fornece serviços em computação em nuvem, bancos de dados, rede virtual, aplicativos de negócios como Amazon WorkMail e armazenamento e gerenciadores de conteúdo para gerenciar todos os dados necessários e pagar apenas pelo que usar.

Amazon Web Services

Imagem: TechRepublic

Gestão de Clientes

A gestão de clientes é a peça fundamental de qualquer empresa, porque apoia o seu desenvolvimento. Você nunca deve negligenciá-la! Devido ao trabalho remoto, a interação com eles mudou, mas o que nunca deve mudar é a atenção que você tem com eles e o gerenciamento de seus problemas. Anote as seguintes plataformas que ajudarão a melhorar seu relacionamento com eles!

Kayako: O atendimento ao cliente é um pilar fundamental. Por isso, o Kayako nasceu com o propósito de melhorar o relacionamento que você tem com eles. Esta ferramenta conecta canais de suporte, informações do seu cliente e sua equipe. Oferece funcionalidades como auditoria de problemas, painel de comunicação e problemas recorrentes.

Kayako

Imagem: Kayako

Drift: a primeira plataforma de marketing conversacional, onde você pode se aproximar muito mais de seus clientes. Dentro de seus serviços, oferece uma opção de chat para conversar com usuários que visitam seu site e convertê-los em leads. Ao oferecer uma conversa ao vivo, em vez de um formulário, é gerada uma experiência de compra melhor. Com o Drift, você pode usar uma segmentação e converter automaticamente os visitantes do site em clientes potenciais.

Drift

Imagem: Drift

Gerenciamento de senhas

Agora, mais do que nunca, o departamento de TI enfrenta o grande desafio de manter a empresa protegida enquanto os funcionários realizam suas tarefas diárias. As senhas sempre foram uma dor de cabeça e, por isso, recomendamos algumas ferramentas que você deve considerar para proteger suas informações e as da sua equipe.

Como crehana para empresas ajuda sua equipe?

Dashlane: este aplicativo da web permite que você acesse seus dados criptografados e armazenados em qualquer dispositivo ou navegador. No app, você pode ver e editar as senhas, notas seguras, informações pessoais e formas de pagamento que foram salvas. Também oferece o serviço de proteção de identidade, monitoramento de identidade (para evitar os riscos da dark web) e possui uma rede privada virtual (VPN) para manter a privacidade quando estiver on-line.

Dashlane

Imagem: Dashlane

LastPass: Com esta ferramenta você pode gerenciar a autenticação, acesso e identidade de toda a atividade on-line da organização. Poderá administrar senhas, o que lhe permitirá reduzir riscos e melhorar a produtividade de sua equipe em suas tarefas. Uma vantagem desta ferramenta é que ela lembra todas as senhas de maneira segura para que você não precise fazer isso. É muito fácil de usar e gerenciar!

LastPass

Imagem: LastPass

Você anotou as ferramentas? Qual você acha que ajudaria a melhorar a organização e a produtividade de sua equipe? Espero ter ajudado a identificar algumas soluções para tornar o trabalho remoto mais suportável! A verdade é que existem inúmeras plataformas digitais que podem ajudar a melhorar a sua eficiência. É uma questão de identificar os pontos de melhoria no trabalho para melhorá-los.

Recomendados para ti