Como identificar e desenvolver o talento de seus High Potencials?

Última actualización 01 de Noviembre del 2020

user

Paula Cordero

Como identificar e desenvolver o talento de seus High Potencials? Como identificar e desenvolver o talento de seus High Potencials?

Atualmente, as organizações estão desenvolvendo um interesse crescente em identificar o melhor talento. Alguns funcionários são mais talentosos do que outros e é um fato que as empresas não gastam tanto tempo desenvolvendo as capacidades de seus “High Potencials”. Neste artigo do blog, vamos dizer como você pode identificar os funcionários com grande potencial e como você pode ajudá-los a crescer profissionalmente dentro de sua empresa.

Índice

1. O que é um(a) High Potencial?

2. High Performer vs. High Potencial

3. Como identificar um(a) High Performer e um(a) High Potencial?

4. Características de um(a) High Potencial

5. Estratégias para desenvolver seus High Potencials

O que é um(a) High Potencial?

Nem todos os funcionários são iguais. Cada um(a) avança em seu próprio ritmo e com base em suas capacidades. No entanto, sempre há um pequeno grupo que tende a se destacar por seu rendimento e potencial. O ponto mais discutível é como tratar pessoas que parecem ter maior potencial do que outras. Alguns profissionais de RH podem pensar que todos são talentosos de alguma forma e deveriam receber as mesmas oportunidades. O que você pensa a respeito disso?

A Harvard Business Review, realizou uma investigação sobre a percepção das empresas quanto ao desenvolvimento de High Potencials. Este estudo revelou que as organizações os definem como pessoas de alto potencial que superam de forma consistente e significativa seus grupos de pares em uma variedade de ambientes e circunstâncias. Enfatizou também a forma como refletem a cultura e os valores de sua empresa e como demonstram grande capacidade para crescer e ter sucesso ao longo de suas carreiras profissionais.

high-potencial

Imagem: Freepik

High Performer vs. High Potencial

Normalmente, estes termos podem ser interpretados da mesma forma, mas não significam a mesma coisa. Pessoas com bom desempenho são as que se destacam na média de desempenho de qualquer organização. Sempre superam as expectativas e são aquelas que realizam projetos difíceis, mas não necessariamente têm potencial ou desejo de chegar a um nível superior.

Por outro lado, os High Potencials demonstram qualidades que causarão grande impacto na organização. No entanto, alguns desses funcionários não são considerados candidatos a cargos gerenciais quando não apresentam alto desempenho. É difícil identificar este grupo de pessoas porque, nas empresas, priorizam o rendimento e poucas delas codificam os atributos e competências que valorizam de seus trabalhadores ideais.

Diante deste problema, Andre Lavoie, da Entrepreneur observa o seguinte: “Não ser capaz de distinguir entre desempenho e potencial tornará difícil para os empregadores identificar, desenvolver e reter talentos. Todos os de alto potencial são de alto rendimento, mas nem todos de alto rendimento são de alto potencial. Confundir estes termos pode custar caro”.

Como identificar um(a) High Performer e um(a) High Potencial?

O empreendedor destaca algumas situações em que pode ser identificado se um(a) funcionário(a) é um(a) High Performer e um(a) High Potencial:

📈 Proatividade vs. Reatividade

Uma das principais características de um(a) High Potencial é o desejo de ter sucesso em uma função de liderança. Diante da resolução de um problema, este(a) funcionário(a) sempre terá uma postura proativa, ou seja, antecipa-se à crise e não espera que ela ocorra para reagir. Em outro cenário, um(a) High Performer se baseia apenas em encontrar uma solução no momento do incidente.

📈 Líderes vs. Seguidores

Em muitas oportunidades, são identificados trabalhadores com alto rendimento, mas não se esforçam para avançar para posições de maior responsabilidade ou transmitem o desejo de liderar uma equipe. Um(a) High Potencial é o(a) funcionário(a) que sempre vai além da situação e se antecipa. Toda a sua atividade não é pautada pelo benefício pessoal mas, sim, pela forma como enriquece a equipe. Esta pessoa procura oportunidades de contribuir com as suas habilidades para o aperfeiçoamento dos seus companheiros.

high-potencial

Imagem: Freepic

📈Receptivo(a) vs. Não receptivo(a) a feedbacks

O feedback é essencial para corrigir erros e melhorar o trabalho. No entanto, muitos funcionários podem escutar o feedback com atenção, mas nunca se lembrar ou aplicá-lo. Um(a) High Potencial irá assegurar-se de tomar medidas imediatas em face das críticas para se tornar um(a) trabalhador(a) melhor.

📈 Conhecer o negócio vs. Conhecer o trabalho

Comparado com um(a) High Performer, um(a) High Potencial não se concentrará apenas em alcançar o sucesso em sua função, mas em levar todo o negócio em consideração. Este(a) profissional identifica como seu trabalho cria valor para o sucesso geral da empresa e leva em consideração que fatores dos negócios afetam seu papel como funcionário(a).

Características de um(a) High Potencial

Além de mapear as situações nas quais um(a) High Potencial será identificado(a), você deve examinar algumas das características mais diferenciadas deste(a) funcionário(a). Veja suas principais características:

📌Buscam excelência

Um(a) High Potencial nunca se contentará com um “bom resultado”, mas sempre buscará melhorar seu desempenho. Esse grupo de pessoas pensa como líder, questiona tudo e dá excelentes resultados.

📌Aprendizagem contínua

Consideram que ‘nunca é suficiente’; por isso, estão constantemente em busca de capacitações, cursos, diplomas, etc. Além disso, eles são muito perceptivos e ouvem muito os outros para aprender de diferentes pontos de vista. Transformam o trabalho em equipe pela capacidade de propor ideias inovadoras e traduzi-las em ações.

high-potencials

Imagem: Freepik

📌 Liderança

Uma compreensão profunda do valor da liderança é fundamental para os High Potencials. Eles aspirarão a cumprir esse papel de forma adequada. Estas habilidades tornam-se notórias à medida que começam a organizar equipes menores e a desenvolver seu pensamento estratégico.

📌 Aspiração

Mostram o desejo de crescer profissionalmente, assumindo responsabilidades adicionais dentro da alta administração e responsabilidade pela tomada de decisões. Deixam seus objetivos de longo prazo muito claros e destacam-se nos programas de capacitação da empresa. São impulsionadores do crescimento e motivam suas equipes para alcançar melhores resultados.

📌 Habilidades sociais

Adaptam-se a várias circunstâncias, tanto profissionalmente quanto pessoalmente. São influentes, extrovertidos e têm sólidas relacões interpessoais. Assumem a responsabilidade e orientam seus pares para resolver conflitos de forma eficaz.

📌Capacidade

Em relação ao seu desempenho e potencial para funções superiores, isto se relaciona com a experiência e uma habilidade inata. Demonstram a capacidade de entregar resultados de forma consistente e podem trabalhar de forma autônoma.

📌 Inteligência emocional

Mostram uma grande capacidade para aprender, cooperar com seus pares e gerenciar seus comportamentos. Sabem controlar suas emoções quando trabalham sob pressão e como influenciar os outros para guiá-los em situações estressantes. Isto pode mostrar como lidariam no trabalho com pessoas em cargos mais altos.

Estratégias para desenvolver seus High Potencials

O departamento de Recursos Humanos se apoiará fortemente nos líderes de equipes para identificar estes talentos. Uma vez que isto aconteça e você tenha mapeado quais perfis profissionais são High Potencials, é necessário definir um plano de carreira que lhes permita se desenvolver, oferecer treinamento e mentoria.

Graças a isto, as empresas garantirão que os cargos de alta liderança sejam ocupados por profissionais brilhantes que ocuparam vários cargos na empresa e têm experiência para administrar o negócio.

Algumas ações específicas que você pode realizar para esses funcionários são:

Programas de Trainee: estes programas ajudam a identificar desde o início quem são os jovens talentos que podem fazer parte da sua empresa. Este trainee permite capturar candidatos estrelas que são alunos dos últimos ciclos da universidade ou recém-formados e permite que sejam exaustivamente avaliados para determinar se são High Potencials.

Programas de rotação: depois que os trabalhadores são identificados, eles passam por uma rotação em todas as unidades de negócios por dois a três meses para que tenham uma visão geral da empresa. Isto ajuda o(a) funcionário(a) a ocupar posições estratégicas importantes no futuro.

Formação em universidade corporativa: algumas empresas têm universidades corporativas para manter o bom desempenho de seus funcionários. Dentre os programas oferecidos, é bom ter um voltado para High Potencials em diversas áreas.
Mentoring: os funcionários são orientados por executivos experientes de alto nível, que os aconselham para enfrentar os desafios e gerenciar suas próprias carreiras.

high potencials

Imagem: Freepik

A verdade é que sempre haverá alguém que se destaque do grupo e, neste caso, a melhor decisão é apoiá-lo(a) para desenvolver esse talento. Pense que este(a) funcionário(a) pode ser o(a) novo(a) gerente-geral no futuro. Lembre-se que um(a) High Potencial não é definido(a) apenas por seu desempenho, mas por sua liderança e manejo das situações. Ter uma visão geral ajudará você a identificar grandes talentos.

No Crehana para empresas, acreditamos no poder da educação e oferecemos programas de skilling personalizados para treinar os High Potencials que você tem em sua empresa. Se você quiser saber mais, clique aquí.

Recomendados para ti