Brainstorming remoto: como fazer isso?

Última actualización 27 de Mayo del 2020

user

Francesco Bertorini

Brainstorming remoto: como fazer isso? Brainstorming remoto: como fazer isso?

Antes da quarentena, estávamos acostumados a fazer nossas reuniões de brainstorming em um escritório com um superquadro branco à nossa frente e muitos Post-its, certo?

Mas agora que a realidade é diferente e somos obrigados a ficar em casa 24 horas por dia, como podemos propor novas ideias em grupo se não podemos estar no mesmo lugar? Por acaso o e-mail pode ser a nossa salvação? Na verdade, não é o mais recomendado. Tampouco usar o quadro branco que temos em casa e mostrá-lo através de uma videochamada.

Mude a maneira como sua equipe aprende com o Crehana Empresas

Mas como você faz um brainstorming sem um quadro para anotar ideias? Felizmente, existem quadros digitais ou on-line que incluem o recurso videochats. Então, se você está se perguntando: "É possível fazer um brainstorming remotamente?" A resposta é sim. No entanto, você deve ter em mente que realizar um brainstorming remoto requer diferentes desafios, para os quais você precisa estar preparado.

Faça o download do webinar on-line de Data e Storytelling

Portanto, neste artigo, daremos 10 diretrizes para que sua sessão de brainstorming virtual funcione e seja produtiva.

1. Escolha um quadro digital

Un brainstorming remoto no es posible sin una pizarra digital. Nos referimos a aquellas herramientas colaborativas que te permiten interactuar en un tablero digital con los miembros de tu equipo simultáneamente. Estas plataformas están diseñadas para realizar sesiones de brainstorming y agilizar los flujos de trabajos en equipo. Entre las más recomendadas se encuentran las siguientes:

Miro

É o quadro digital colaborativo mais recomendado pelos usuários que já realizavam sessões remotas de brainstorming muito antes do confinamento. De fato, Netflix, Twitter, Cisco e Spotify estão entre seus clientes.

A tela expansível do Miro permitirá que você use notas adesivas virtuais, mapas mentais e diagramas, etc., e mova as informações em tempo real com os colegas conectados.

Imagem: miro.com

Com o Miro, você pode fazer o seguinte:

- organizar reuniões e workshops on-line remotos com sua equipe;

- brainstorming: criar e desenvolver ideias em equipe;

- fazer videochats;

- melhorar o fluxo de trabalho da sua equipe;

- planejar, coordenar e debater;

- cocriar em tempo real;

- mapeamento e diagramação;

- Integrações com Slack, Microsoft, Dropbox.

O Miro oferece uma versão gratuita e três planos de pagamento.

Mural

Define-se como "um espaço de trabalho digital para colaboração visual". É também uma plataforma amplamente usada para conectar equipes distribuídas e conduzir sessões remotas de brainstorming. Graças ao Mural, você pode facilmente criar diagramas, usar notas adesivas virtuais e facilitar reuniões e workshops.

Imagem: mural.co

Com o Mural, você pode fazer o seguinte:

- pensar e colaborar visualmente;

- gerenciar projetos;

- armazenar arquivos;

- adicionar notas, textos, etc.;

- fazer videochats;

- desenhar;

- elaborar apresentações, documentos de texto;

- acessar a partir do seu aplicativo;

- integrações ao Windows, Microsoft Teams.

A versão gratuita do Mural é de 30 dias.

Limnu

É um quadro on-line que permite desenhar, compartilhar e colaborar com sua equipe. O Limnu caracteriza-se por ser uma tela expansiva, acessível e fácil de usar.

Imagem: limnu.com

Com o Limnu, você pode fazer o seguinte:

- desenhar suas ideias rapidamente;

- adicionar notas, alfinetes, etiquetas, imagens, etc.;

- convidar sua equipe para compartilhar ideias ou fluxos de trabalho em um quadro;

- compartilhar, organizar, salvar e exportar suas ideias;

- acessar a partir de qualquer navegador e através do aplicativo iOS;

- fazer videochat;

- Integração ao Slack (em breve)

A avaliação gratuita de Limnu é de 14 dias.

2. Faça um teste no quadro digital

É importante que sua equipe se familiarize com o quadro digital antes de iniciar a sessão de brainstorming, evitando contratempos, momentos desconfortáveis ou baixa participação.

Por exemplo, você pode fazer exercícios curtos. O áudio pode falhar devido a uma conexão ruim; por isso, é sempre melhor escrever as instruções.

Recomenda-se que cada membro explore a ferramenta individualmente primeiro e, depois, realize um teste com toda a equipe. Em geral, os quadros digitais têm guias e tutoriais, onde explicam suas funções em detalhes.

Durante o teste, pergunte se há alguma pergunta ou comentário sobre o uso da ferramenta.

Imagem: miro.com

3. Estabeleça horários

Como os brainstormings em um escritório, os brainstormings on-line também precisam de um tempo de duração. Caso contrário, a sessão pode se tornar chata, distrair ou sair do tema.

Estar na frente do computador pode nos fazer esquecer que estamos conectados para resolver um problema em questão. Recomenda-se entre 60 - 90 minutos de duração, em geral. Para pensar e escrever ideias, de 10 a 15 minutos.

4. Escolha um moderador

O moderador da sessão não precisa necessariamente ser o líder da equipe. Você também pode optar por delegar essa função a um membro da sua equipe. Sua principal tarefa será garantir que os pontos do tema em questão sejam atendidos e que a reunião não se estenda além do tempo estabelecido.

5. Programe a sessão e convide sua equipe

Depois de concluir todos os pontos acima, será hora de agendar a sessão de brainstorming e enviar um convite para cada membro. Uma ferramenta muito útil e simples para realizar essa tarefa é o Google Calendar.

Além disso, não se esqueça de enviar uma breve descrição do problema ou tema que se abordará na reunião.

6. Envie os materiais de apoio com antecedência

Se houver algum material ou informação extra que sua equipe deve levar em consideração no momento da sessão, é melhor que você os envie com antecedência.

7. Ligue sua câmera

Para iniciar uma sessão de inovação remotamente, é essencial que todos os membros da equipe liguem suas câmeras. Desta forma, será mais fácil manter-nos "conectados" com nossos colegas, contribuir com ideias, dar feedbacks e participar ativamente da discussão.

8. Não inicie a sessão no seu local de trabalho

Por que você não inicia sua sessão de brainstorming de pé? Vamos, saia do comum. Se possível, coloque sua cadeira e mesa de lado e use o espaço ao seu redor. Coloque seu smartphone ou laptop ao nível dos olhos — você pode se apoiar em uma estante e pronto. Lembre-se de que as sessões de ideias costumavam ser realizadas em um ambiente diferente do seu escritório. Então, o que você diz? Aceita a nossa proposta?

9. Se houver algo importante, diga e escreva

Como mencionamos acima, uma conexão ruim pode causar falhas de áudio durante a sessão. Portanto, se houver uma ideia ou comentário importante que todos devem ter em mente, é recomendável escrevê-la no quadro digital.

10. Seja flexível e paciente

Tenha em conta que a transição pode ser complexa para alguns membros da sua equipe. Nem todo mundo aprenderá a usar a ferramenta na mesma velocidade. Portanto, tente ser compreensivo e paciente.

Lembre-se também de que as conexões podem falhar ou ficar lentas, e que seus colegas estão em casa. Por isso, interrupções não intencionais podem ocorrer. Flexibilidade é a chave.

Bem, lembre-se de que sua equipe provavelmente não aprenderá a usar a ferramenta 100% no primeiro teste; portanto, alguns atrasos podem ocorrer nas sessões iniciais de brainstorming. Por isso, é importante que, como líder, você lhes dê confiança suficiente para fazer perguntas ou comentários. Vá para as ideias!

Recomendados para ti