Home Blog/ Brasil/
Brasil
After Effects: Animatic e outras alternativas de programas de animação.After Effects: Animatic e outras alternativas de programas de animação.

After Effects: Animatic e outras alternativas de programas de animação.

Sandra De la torre - 03 Dic 20

Articulo

7 min.

Se você está começando no mundo da animação ou pós-produção de vídeo, deve saber que um dos melhores programas de animação e efeitos de vídeo é o Adobe After Effects, certo? Porém, há um detalhe: é um programa pago, que nem todos podem acessar.

Embora o After Effects ofereça uma versão para teste gratuito por sete dias, ele solicitará que você faça um pagamento para a Creative Cloud quando terminar, a menos que você cancele antes. Embora, según su web, atualmente, não solicite a inserção de um cartão de crédito para testar a versão mais recente.

O que esta versão gratuita inclui? Todas as funções e atualizações da versão mais recente do After Effects. Portanto, recomendamos esta opção se você quiser experimentar bem o programa por alguns dias para se convencer a comprá-lo mais tarde. Como informação extra, compartilho que existem plantillas de After Effects até mesmo para usá-los diretamente nas Stories do Instagram.

Por outro lado, se você quiser conhecer outras opções de programas de animação além do After Effects, digo que existem mais alternativas que você pode tentar para continuar utilizando e aprendendo técnicas de animación. Em alguns casos, são programas pagos, mas também existem opções muito boas para programas de animação gratuitos, como o Animatic ou o Blender. Se você quiser saber mais sobre isso, continue lendo este artigo.

 

Índice:

  1. O que é animação 2D e 3D?
  2. Os programas de animação mais conhecidos
  3. 5 programas para fazer animações grátis

 

1.O que é animação 2D e 3D?

Se você é principiante no mundo da animação, provavelmente precisará, primeiro, relembrar alguns termos. Para começar, o que é animação? Animação significa dar vida ou movimento a objetos ou desenhos, graças a um jogo de ilusão de óptica que se consegue por uma sequência de fotografias.

Hoje, a animação pode ser conseguida usando diferentes ferramentas e está dividida em alguns tipos de animación, mas agora vou detalhar duas das mais conhecidas: a animação 2D e a animação 3D. O que é cada uma delas?

No caso da animação 2D, os objetos nela podem se mover horizontalmente e verticalmente. Na animação 3D, os objetos podem não apenas se mover nos dois eixos que a animação 2D contempla, mas também podem se mover em um terceiro eixo para se aproximar ou se afastar da pessoa que está vendo a animação. Outro ponto importante é que a animação 2D é plana, como uma foto. Em vez disso, a animação 3D tem um volume, como se fosse uma escultura.

 

2. Os programas de animação mais conhecidos

Existem muitos programas para fazer animações no mercado. Porém, é importante citar primeiro os mais relevantes do setor:

 

After Effects

É um dos programas profissionais mais utilizados para a realização de efeitos e animações de vídeo. "Não há nada que você não possa criar com o After Effects" é a frase com a qual a Adobe apresenta seu software.

O que o torna tão especial? Suas funções e ferramentas. Isto é o que você pode fazer com este programa:

- animar textos: títulos ou créditos de filmes, bem como fazer giros, varreduras e slides;

- animar logotipos ou personagens;

- adicionar efeitos incríveis: de provocar um incêndio a desencadear uma tempestade;

- remover personagens ou objetos indesejados com facilidade;

- ver uma prévia de reprodução.

Quando usar o After Effects? Se você já experimentou outros programas semelhantes ou tem experiência em edição de vídeo, está pronto para usá-lo. Também se você deseja criar animações mais elaboradas e espetaculares.

After Effects está disponível para MacOS e Windows.


 

 

Animatic

Outro programa de animação altamente recomendado é o Animatic, que é descrito como um "aplicativo de animação simples e divertido em Inkboard". É uma opção muito amigável que, basicamente, permite criar animações desenhadas à mão. Isso mesmo, parece incrível.

Estas são as características e ferramentas que tornam o Animatic um aplicativo muito popular entre os usuários:

- tem uma interface intuitiva —´por isso, fácil de manipular;

- permite a você controlar a visibilidade das camadas;

- você pode repetir os quadros e especificar o tempo de cada um;

- maior taxa de quadros (suporta exportação em até 24 fps);

- exporta uma animação em formato PSD e a envia diretamente para o Adobe Photoshop ou carrega-a no Creative Cloud.

Quando usar o Animatic? Se você procura programas de animação para iniciantes, então esta aplicação é uma ótima opção para que possa desenvolver gradualmente o seu talento. Também será útil para aqueles momentos em que você quiser criar animações simples e divertidas.

O Animatic está disponível para Android e Apple.

 

3. 5 programas para fazer animações grátis

Depois de explorar os programas mais tradicionais do mundo da animação, trago 5 opções de programas gratuitos que têm diferentes ferramentas e que, sem dúvida, você gostará de explorar. Cada um deles tem seu encanto e características que o torna especial. Aqui, eu os apresento:

 

Blender

É uma alternativa gratuita e de código aberto. O Blender, como consta em seu site, “é um projeto público, realizado por centenas de pessoas de todo o mundo”. Ou seja, artistas, aficionados, estudantes, especialistas em efeitos visuais, etc. A lista é longa.

Quais são suas principais funções? Ele permite a você editar vídeos, criar renderizações, esculpir, modelar, animar, desenhar em 2D e 3D, pós-produzir suas renderizações sem sair do Blender, simulação (graças às suas poderosas ferramentas de simulação). Você precisa de um prédio em ruínas ou com fumaça? Com o Blender você pode alcançar excelentes resultados. Na verdade, ele tem sido usado por curtas e longas-metragens de animação premiados.

O Blender funciona muito bem em computadores Linux, Windows e Macintosh.

 

Blender: do zero a especialista em modelagem 3D

 

Natron

É o compositor digital de código aberto mais flexível para a criação de efeitos visuais. O Natron possui "uma ferramenta de codificação poderosa, roto/rotopaint, ferramentas de rastreamento 2D que são essenciais para todos os projetos de produção de filmes atuais que requerem efeitos visuais”.

As principais características deste programa de animação são as seguintes:

- permite realizar uma rotoscopia (técnica de animação) de forma flexível;

- oferece várias ferramentas de incorporação e codificação;

- possui editor de curvas e dope-sheet.

O Natron está disponível para MacOS, Linux e Windows.

 

Clara.io 

É um dos programas de animação baseado na web, para que você possa animar, renderizar e visualizar suas animações no mesmo navegador. Possui as principais ferramentas para trabalhar com modelagem 3D, como extrusão, biselado, corte e rotação. O que chama a atenção neste aplicativo é que, como é trabalhado a partir do navegador, é possível incluir mais membros de sua equipe para que eles possam participar da edição e modelagem. É uma ótima alternativa para quando é preciso trabalhar em conjunto.

As principais características deste programa de animação são:

- multiplataforma;

- tem ferramentas de modelagem poderosas;

- representação da nuvem Vray;

- interface moderna;

- colaboração e controle de versões e fácil incorporação, onde se encontram galerias de usuários e diversos modelos 3D gratuitos.

 

Daz3D

É uma plataforma de figuras personalizadas, desenhada com grande ajustabilidade, o que permite converter qualquer uma delas em um determinado personagem. Este programa de animação pode ser baixado gratuitamente e instalado em nosso computador.

Possui uma loja on-line, onde você pode comprar o que achar necessário para o seu trabalho ou projeto de animação. Além disso, a plataforma oferece formas de corpo e rosto, roupas, poses, etc. Com isto e, depois de aplicar suas mixagens e incluir o personagem que criou, você pode alcançar resultados surpreendentes.

As principais características deste programa de animação são:

- possui uma grande biblioteca de conteúdo 3D;

- permite exportar imagens e vídeos realistas;

- possui uma grande comunidade de usuários, com os quais você pode interagir e trocar dúvidas;

- você pode acessar concursos semanais e mensais.

O Daz3D está disponível para Windows e macOS.

 

Opentoonz

É um programa de animação para produzir desenhos 2D.

O OpenToonz é um software de animação criado em 1993, que tem sido utilizado pelos mais importantes estúdios do mundo da animação. Por exemplo: o Studio Ghibli (os criadores da Princesa Monnoke) ou também o Rough Draft Studios da série Futurama.

Este é um programa de animação gratuito, que pode ser usado por qualquer pessoa, independentemente da finalidade de uso ser comercial ou não.

O Opentoonz diz que planeja ser uma nova plataforma que permitirá conectar a pesquisa acadêmica com a produção de animação de vanguarda.

 

Torne-se um(a) especialista em Animação Digital com nosso curso After Effects CC desde o zero

 

Acesse todos os nossos cursos com uma assinatura Premium

 

Bem, que programa você se anima a provar? Lembre-se que existem vários programas de animação grátis, algo muito útil e motivador para qualquer iniciante. Portanto, você pode experimentar alguns deles primeiro e, depois, passar para os pagos, como o After Effects. É uma boa maneira de aperfeiçoar sua técnica e encontrar seu estilo neste mundo tão criativo e emocionante da animação. Espero ter animado você a começar!