Home Blog/ Brasil/
Brasil
5 programas gratuitos para animação 3D5 programas gratuitos para animação 3D

5 programas gratuitos para animação 3D

Francesco Bertorini - 05 Jul 20

Articulo

7 min.

Se você é aficionado e apaixonado pelo mundo da animação 3D, temos ótimas notícias para você. Hoje compartilharemos 5 programas gratuitos para que você possa desenvolver suas habilidades como animador. Estes programas podem ser muito úteis para você, mas lembre-se de que um software pago possui mais ferramentas e melhores bibliotecas para que seu projeto fique completo. Ainda assim, estas ferramentas gratuitas serão úteis.

Programas gratuitos de animação

Os programas que mostraremos a seguir são principalmente programas de animação de código aberto ou versões gratuitas de programas poderosos. Em alguns casos, embora possam ter funções limitadas, são perfeitos para começar a praticar e aprimorar suas habilidades como animador para a criação de objetos, personagens e ambientes em 3D.

Lista de programas de animação 3D gratuitos

1. Blender

2. Clara.io

3. Daz3D

4. Houdini Apprentice

5. Boats Animator

Conheça 5 cursos de animação totalmente gratuitos

1. Blender: a aplicação mais poderosa para animação 3D

Aplicación más poderosa para crear animaciones 3D gratis

O Blender deve estar no topo desta lista. Este poderoso programa de criação 3D é grátis e de código aberto e gratuito. É focado para profissionais que desejam executar ações como: modelagem, animação, rigging, renderização, simulação, composição e rastreamento de movimento. Também oferece a possibilidade de criar toda uma pós-produção a partir do mesmo programa, com opções para edição de vídeo, composição e efeitos visuais.

Em uma de suas atualizações mais recentes, implementou novas ferramentas de Grease Pencil, que é um mecanismo para criar animação 2D e storyboarding no mesmo espaço 3D. Os projetos que você pode realizar com o Blender são de alta qualidade. Este programa combate no topo com um programa pago: o Cinema 4D. Você já conferiu nossa comparação entre esses dois programas?

Este é um projeto público, centrado na produção de filmes de animação e é criado por centenas de pessoas em todo o mundo. A base deste programa é composta por estúdios e artistas independentes, profissionais e amadores, animadores, especialistas em VFX, modders e diferentes artistas.

Requisitos técnicos do Blender

Os aspectos técnicos mínimos para usar o Blender são:

• CPU quad core de 64 bits.

• 16 GB de RAM.

• Tela Full HD (1920 x 1080).

• Mouse com três botões ou um tablet e caneta gráfica.

• Placa gráfica com 4 GB de RAM.

• Funciona em Windows, Mac e Linux.

• 100% portável: não requer instalação nem conexão à Internet.

• Formatos: 3ds, dae, fbx, dxf, obj, x, lwo, svg, ply, stl, vrml, x3d.

Vantagens do Blender

O programa é totalmente gratuito e de código aberto. O último significa que qualquer pessoa pode apoiar a melhoria do programa. Tem a capacidade de criar de um curta de animação a um filme inteiro. Você pode fazer muitas coisas em um único programa, como animação, rigging, UV mapping para texturas ou skin 2D em figuras 3D e muito mais.

Possui um grande sistema de atalhos que economiza tempo ao trabalhar. Uma de suas vantagens mais importantes é sua função modular, podendo acessar facilmente as miniferramentas criadas pela comunidade que imitam funções de programas pagos.

Desvantagens do Blender

Há uma curva de aprendizado que a príncípio pode ser um pouco difícil de entender. Da mesma forma, o design de sua interface e seus menus pode desorientar os usuários iniciantes. Mas lembre-se de que tudo é 100% personalizável; portanto, se você quiser alterar algo, poderá fazê-lo. Como muitos outros programas, será preciso muito aprendizado e prática para se tornar um especialista.

Os plugins do After Effects que você deve comprar e baixar

2. Clara.io: site para criar animações

Essa opção é um aplicativo baseado na Web, para que você possa trabalhar no seu navegador para criar, animar e renderizar conteúdo 3D. Em sua área de trabalho, você poderá encontrar as ferramentas essenciais para trabalhar com modelagem 3D, como extrusão, bisotê, corte e loop. Além disso, ao trabalhar no navegador, você poderá incluir mais membros da sua equipe para participar da modelagem. Algo parecido com o Google Drive.

Este aplicativo foi criado pela Exocortex e seus colaboradores, que trabalharam em programas como Softimage, Maya e 3ds Max. Não há necessidade de baixar nada para o seu PC ou Mac. Os usuários têm acesso a muitos recursos, como criar e animar objetos na mesma web. O Clara.io salvará automaticamente todas as suas alterações e progressos no seu servidor. E como está na nuvem, você não precisa se preocupar em obter uma atualização — isso é feito automaticamente.

clara.io pagina web para crear elementos 3D

Requisitos técnicos do Clara.io

O plano gratuito inclui:

• 2 GB de armazenamento na nuvem.

• Cenas públicas ilimitado.

• 1 hora de renderização por mês.

• Suporte através de um fórum público.

• Você não precisa de um cartão de crédito.

Para seu uso, recomendamos mecanismos de pesquisa como Mozilla, Firefox ou Google Chrome. No momento, ele não pode ser usado no Internet Explorer.

Para descobrir se o seu computador é compatível, vá para get.webgl.org, onde você deveria ver um cubo girando.

Vantagens do Clara.io

A vantagem mais notável do Clara.io é que você não precisa de um sistema operacional específico para fazê-lo funcionar. Os designs estão criados com fotogramas-chave com polígonos, como muitos outros programas de animação. Ele suporta formatos como OBJ e 3DS. Se você tem conhecimento prévio, será muito fácil se adaptar.

É ideal para trabalhos ocasionais que produzem um modelo ou desenho em 3D, pois é fácil de implementar porque não requer instalação de software adicional no local. Também é facilmente acessível de qualquer lugar com acesso à Internet. Estando on-line, as cópias de segurança são feitas automaticamente.

Desvantagens do Clara.io

Os tempos de renderização podem ser prolongados na ausência de aceleração de hardware. Você deve ter uma conexão estável à Internet para usar o Clara.io.

E-book grátis de Fundamentos da Ilustração

3. Daz3D: programa para iniciantes em animação

É um programa de animação projetado mais para os fãs do mundo da animação 3D. Este programa versátil permite criar figuras 3D, animação e renderização. Perfeito para animadores, designers e ilustradores. Seu plano gratuito pode ter menos recursos que facilitam o fluxo de trabalho. Apesar disso, este programa de animação gratuito possui uma grande variedade de ferramentas.

O sistema usado é uma combinação de diferentes plataformas de design gráfico, soluções e complementos, como Hexagon, Genesis 8 e Daz Studio, que trabalham juntos para aprimorar a criação de modelos humanos em 3D. Da mesma forma, eles podem criar ambientes digitais, animações e ilustrações. Ele fornece uma plataforma de figuras e um motor de personagens que permite a produção de personagens detalhados.

Como formato de trabalho, você pode atribuir diferentes posições ao seu modelo diretamente da linha do tempo, para que o programa gere movimentos automaticamente.

Daz3D instalar gratis programa 3D

Guia Técnico do Daz3D

Requisitos técnicos recomendados para Windows / Mac:

• Intel Dual Core equivalente ou superior / Intel Macintosh®.

• 1,6 GHz (2 GHz dual core ou superior) / 1,6 GHz min (1,8 GHz ou superior).

• Windows 10, 8 ou 7 / Mac™ OS X 10.6 ou superior.

• 1 GB de RAM min (2 GB+ recomendado).

• 1 GB livre no disco rígido para instalação.

• Placa gráfica compatível com OpenGL 1.6 com pelo menos 128 MB de RAM.

• DirectX 9 (usado apenas para processamento de áudio).

• Formato disponível: obj, fbx, dae, daz.

Vantagens do Daz3D

O principal benefício do Daz3D é sua capacidade de criar personagens realistas, animar, modelar, renderizar e criar elementos 3D e ser capaz de dar vida e movimento aos personagens criados. Isso é possível graças às ferramentas avançadas que ele fornece, como o Gênesis 8, com as quais pessoas e criaturas podem ser produzidas. Ele também possui recursos de transformação que permitem uma combinação de diferentes tamanhos de corpo e membros, formas e musculatura.

O Daz3D também possui um catálogo de tutoriais disponíveis para seus usuários, que os ajudam a melhorar seus recursos na arte 3D. Também permite criar arte fotorrealista em 3D, conteúdo e animação. Você terá à sua disposição uma extensa biblioteca de figuras humanas em 3D com detalhes realistas e partes do corpo.

Desvantagens do Daz3D

Existem muitos recursos que são desbloqueados ao se comprar a versão paga do programa. Tem um custo alto.

4. Houdini Apprentice, um programa de animação 3D com auto rigging gratuito

É um programa muito popular e útil para o desenvolvimento de videogames e animação de 3D. Esta ferramenta ajudará você a gerar geometrias complexas com um nível de qualidade constante ao alterar os parâmetros individuais. Algo muito interessante do Houdini é que suas ferramentas permitem executar auto rigging.

O Houdini Apprentice é uma versão gratuita do Houdini FX, que pode ser usada por estudantes, artistas e aficionados da criação de projetos pessoais não comerciais. Com este programa, você pode ter acesso a muitas opções oferecidas na versão paga para poder aprimorar suas habilidades para ser um animador 3D.

Houdini versión gratis para aprender animación 3D

Guia Técnico do Houdini

O programa funciona apenas com sistemas operacionais de 64 bits.

• Sistema operacional: Windows 10, Windows 8, macOS 10.13 ou superior, Ubuntu 16.04+ LTS.

• Memória: 4 GB necessários no mínimo. 64 GB para simulações suaves.

• Processador: necessário CPU Intel ou AMD x64 com SSE 4.2.

• Espaço em disco: 3 GB necessários para instalação.

• Dispositivo de entrada: necessário mouse de 3 botões e tablet Wacom recomendado para ferramentas baseadas em pincéis do Houdini.

• Placas gráficas: NVIDIA GeForce GPUs: 440 ou superior, NVIDIA Quadro  GPUs: 440 ou superior, AMD: 20.Q1 ou superior, Intel 10.18.10.3958 ou superior.

• Monitor: 1920 x 1200.

• Formatos de trabalho: bgeo, clip, fbx, geo, hip.

Vantagens do Houdini

Os usuários consideram como grande vantagem a capacidade do Houdini de executar efeitos por procedimentos. Isso facilita a modificação de cada procedimento a qualquer momento, a fim de criar resultados diferentes, sem a necessidade de refazer todos os procedimentos do zero.

Este programa é compatível com aplicativos 3D como Maya, 3ds Max e Cinema 4D, e também é cada vez mais usado com o mecanismo de renderização de GPU. Ao utilizar o fluxo de trabalho de procedimento, os criadores de efeitos visuais, com simulações dinâmicas e de partículas, poderão automatizar fotos reativas. Com a capacidade de alternar nós, não importa o quão avançado você esteja na produção, ele mantém a capacidade de direcionamento durante todo o processo criativo. Como o Houdini armazena cada ação em nós separados, pode montar uma rede ajustável que permitirá refinar o design de acordo com suas necessidades. Quando um nó é alterado, as alterações serão refletidas automaticamente em toda a rede, sem a necessidade de fazer alterações manuais em cada uma.

 

Desvantagens do Houdini

O Houdini tem muitas vantagens quando se trata de produção 3D, no entanto, seu uso é dedicado principalmente ao campo de simulações dinâmicas. Porém, pode não ser tão eficiente em outros campos na criação de efeitos visuais. Mas isso é compatível com programas de terceiros como 3dMax ou Maya. Aprender o programa pode custar um pouco, já que a interface pode ser um pouco mais pesada do que as de outros programas; por isso, é preciso muita prática.

A versão Houdini Apprentice processa apenas o material em 720p e coloca uma marca d'água nos resultados finais. Lembre-se de que você só pode fazer uso pessoal do produto e não comercialmente.

5. Boats Animator: seus primeiros passos na animação 3D

É um programa projetado para criar stop motion. Ao contrário das outras ferramentas, a interface do Boats é clara, organizada e projetada para que os iniciantes neste mundo de animação se sintam confortáveis. Os quadros capturados com o programa podem ser vistos imediatamente. Um programa muito divertido.

Este programa, como o Blender, é gratuito e de código aberto para Windows, MacOs e Linux. O programa foi aberto sob a Licença Pública Geral GNU e as contribuições podem ser feitas dentro do seu repositório ativo no GitHub do projeto.

Crear stop motion en 3D gratis

Guia técnico do Boats Animator

• O programa funciona no Windows 7 ou superior, MacOS 10.9 ou superior e Linux (+GCC v4.6 e +GTK v2.24).

• Requer um processador Intel Pentium 4 ou superior com suporte SSE2.

• Formato: avi, mov e mpg.

• Uma webcam usb.

Vantagens do Boats Animator

O programa possui reprodução instantânea que permite previsualizar os quadros capturados com o Boats Animator. Ao contrário de outros programas, não é necessário aguardar o processamento dos quadros. Ele possui uma função que ajuda a manter as animações suaves, exibindo uma versão translúcida da última imagem capturada.

O Boats Animator, permite a captura de fotogramas com resolução de até 1080p e mais. Você pode facilmente usar vários dispositivos para fotografar com várias câmeras. O programa é criado com tecnologias web, o que significa que funciona perfeitamente nos principais sistemas operacionais de desktop.

As facilidades para criar um mundo 3D

Há várias maneiras de começar a levar suas ideias para o mundo 3D e sem nenhum custo. Os avanços na tecnologia permitiram que você possa criar produções animadas em casa. Você só precisa começar a colocar seus conhecimentos em prática e treinar-se para ser um animador profissional. Lembre-se de que você pode revisar nossos cursos de animação 3D para aprender com especialistas sobre o assunto.

E-book de Animação desde o zero

Neste e-book, aprenderemos juntos os conceitos necessários para animar desde o zero e concluir a ideia que persegue você diariamente.