Home Blog/ Brasil/
Brasil
Posso ensinar on-line? 4 habilidades que você deve praticarPosso ensinar on-line? 4 habilidades que você deve praticar

Posso ensinar on-line? 4 habilidades que você deve praticar

Francesco Bertorini - 09 Abr 20

Articulo

7 min.

Há um ingrediente essencial para todo percurso profissional: um objetivo. Tê-lo significa a energia por trás de acordar cedo para ir ao trabalho ou o desejo de continuar aprendendo subindo a montanha. No seu caso, qual é o propósito que move você de manhã?

Se você deseja transmitir sua experiência, falar sobre o que é a sua paixão e, além disso, é um(a) pesquisador(a) nato(a), pode ser que o seu objetivo esteja mais relacionado do que você pensa com a educação on-line. Esse tipo de ensino não apenas nos fornece novos formatos, mas também novas formas de conexão e uma perspectiva de trabalho ágil.

Conheça todos os Webinars que liberamos para você

Para que você fique preparado(a), conversamos com Mariel e Renza, da equipe do Crehana e especialistas no recrutamento de professores para a nossa comunidade. Eles nos falaram sobre as habilidades que você deveria considerar hoje mesmo para trabalhar na educação on-line.

Renza Jurado e Mariel Sifuentes, da Equipe de Educação do Crehana

1. Curiosidade e pesquisa

A pesquisa é representativa de todo educador. Você precisa preparar material constantemente e, também, estar muito atualizado(a) em relação às tendências e eventos do setor.

“Uma das primeiras coisas que procuro em um professor em potencial é que ele seja um especialista no assunto a ser abordado. Que tenha conhecimento e experiência; e, acima de tudo, apaixonado, que investigue e que deseje compartilhar.”

- Renza Jurado

Ser um educador on-line significa aproximar-se do seu próprio aprendizado, aproveitando todos os canais ao seu redor para adquirir novos conhecimentos na área de seu interesse e, também, em outras áreas. Habilidades leves, como liderança e storytelling, são um bom caminho.

 

2. Desenvolvimento e comunicação cênica

A comunicação é verbal e não verbal. Ambas as formas serão aquelas que você deve irradiar quando contar um conceito, uma história ou um processo-chave em suas aulas. Os alunos querem se conectar com você e, é claro, com o seu conhecimento. Para aprimorar essas habilidades, você pode participar de workshops ou conferências:

"... Isso garante fluência para falar e se conectar com o público e, embora nossas aulas sejam on-line, sempre buscamos que esse fator humano esteja presente, que o professor gere um vínculo com seus alunos."

- Mariel Sifuentes.

Quando falamos de câmeras, às vezes pensamos que será mais fácil; o nível de expressão e comunicação tem mais destaque. Você precisa assegurar-se de passar além delas para se conectar-se emocionalmente às pessoas.

Deseja levar sua educação para outro nível? Obtenha uma associação Premium aqui

3. O relacionamento com a empresa

Este é um ponto central para quase todos os trabalhadores, hoje. Você precisa fazer parte da cultura da empresa através da qual transmitirá seu conhecimento. Lembre-se de que você dedicará muito tempo a essa atividade, e trabalhará e receberá a maior parte do seu conhecimento neste espaço.

“Valorizo que seja alguém que tem um grande interesse em educação, que se identifique com a nossa missão e se adapte às mudanças. No Crehana, muitas coisas mudam rapidamente e o desafio é sempre obter as melhores aprendizagens de tudo.”

- Renza Jurado

Como você pode ver, fazer match com a empresa é muito útil para continuar alimentando seu objetivo e entender completamente a dinâmica que levará você a ser um(a) educador(a) on-line melhor.

Exercite-se na quarentena. Faça o download gratuito do manual de Aplicativos para esportes

4. O poder de criar

A palavra criar é como uma mão, mas com muitos dedos. Existe a possibilidade de criar projetos, apresentações, designs, trabalhos, vídeos e conteúdo infinito para o seu perfil profissional.

"É claro que o seu portfólio é superimportante nesse processo. Para perfis criativos, buscamos no Behance, Art Station, Instagram e, para negócios digitais ou comerciais, geralmente vemos suas trajetórias no LinkedIn.”

- Mariel Sifuentes

Qualquer coisa que mostre sua capacidade de criar ou, como também chamamos, sua experiência profissional, deve ser constantemente alimentada. Sempre coloque novos trabalhos e use a primeira habilidade (10 pontos para quem se lembra) para torná-los realidade.

Definitivamente, se você estiver animado para começar a ensinar on-line, esse será um novo olhar para o mundo educacional. Um mundo mais ágil, com novas conexões e ferramentas. No Crehana, por exemplo, nossos formatos e metodologias evoluíram à medida que o ambiente também evoluiu. Nossos professores fazem parte dessa constante mudança e inovação.

Cada classe, cada curso e cada parte do nosso site respira nessa direção.

Nossos Category Analists também recomendam que você continue sua educação por meio de cursos que aprimorem suas habilidades de comunicação e storytelling. E, também, seja constante ao compartilhar suas criações nas redes sociais e no LinkedIn.

Temos certeza de que se você prestar muita atenção a essas habilidades, poderá começar a trabalhar com seu objetivo e torná-lo uma realidade.