Home Blog/ Brasil/
Brasil
Agora é um bom momento para "podcastar" e "stremear"Agora é um bom momento para "podcastar" e "stremear"

Agora é um bom momento para "podcastar" e "stremear"

Manoel Silveira - 30 Mar 20

Articulo

7 min.

Se você sempre quis criar conteúdo digital, mas adiou por falta de tempo, planejamento ou ideias, este é o seu momento certo.

Devido à quarentena em casa, esta é a sua oportunidade de tirar o máximo proveito do projeto que você tinha em mente. E, sem dúvida, dois dos projetos que recomendamos que você desenvolva por serem muito modernos são: streaming e podcasting. Neste artigo, mostramos o que eles são e como você pode começar.

Streaming

Hoje você pode se "stremear" tudo: videogames, esportes, conversas, eventos, séries e muito mais. Você já pensou que você também pode "stremear"? Vamos começar com algo relacionado ao seu trabalho, pensar no que você gostaria de compartilhar com uma comunidade e que você domina. Por exemplo, se você trabalha no mundo audiovisual, pode transmitir como se faz animações para os seus vídeos ou mostrar a correção de cores das suas fotos.

Se, por outro lado, você é um(a) empresário(a) ou trabalha na Web, por que não transmitir a codificação do seu site? E mesmo se você estiver fazendo artesanato e realizando projetos que antes, devido à falta de tempo, não conseguia fazer, também é possível transmiti-los. Você pode realmente compartilhar muitos temas — o mais importante é que seja algo útil para o seu público aprender.

                                              Veja todos os nossos cursos de Artesanato

E você não precisa ter equipamentos sofisticados para isso. Pode usar o seu celular, computador ou console de videogame e transmitir o conteúdo em plataformas como o YouTube, Facebook, Twitch ou  Mixer.  Como acessórios, dependendo do formato, você pode ter uma webcam ou um microfone para tornar seu conteúdo mais dinâmico e divertido. Lembre-se de que essas transmissões geralmente têm longas durações; portanto, programe-se para uma longa sessão, expondo suas habilidades.

Podcasting

De repente, você não gosta muito de câmeras. Mas, se realmente quer falar sobre algo, o podcast é perfeito para você. Só precisa escolher um tema que você domina e que promova debates, conversas e, acima de tudo, que tenha bons exemplos.


No podcast, não há muita ciência. No entanto, é muito importante que você escolha um conceito pelo qual seja apaixonado(a) e que possa ser dividido em vários episódios. Eu, por exemplo, adoro falar sobre habilidades, para que no meu programa eu possa dividir os tópicos em: habilidades para líderes, habilidades básicas no trabalho, habilidades do futuro, etc.

Depois de definir seu grande tema, faça uma estrutura para o seu podcast: introdução, apresentação do convidado, perguntas e respostas, mensagens do seu público, etc. Pense em segmentos criativos que darão dinamismo ao seu podcast — isso fará com que os seus ouvintes anseiem por seus blocos favoritos.

Faça o download deste modelo de script de podcast no Crehana

Agora, o que você precisa gravar? Se acha que precisa de muitas ferramentas profissionais para criar um podcast, você está errado(a), porque fones de ouvido com um bom microfone serão suficientes para gravar a sua voz. E para editar, recomendo o Audacity®, um freeware que você pode usar para iniciar sua aventura “podcastera”.

Nesta live do Crehana, eu mostro as 5 etapas para fazer um podcast

 

Podcasting e streaming são ferramentas que farão com que mais pessoas conheçam você como criador(a) de conteúdo e que, sem dúvida, podem ajudar a impulsionar a sua marca pessoal. Anime-se! Deixe a sua criatividade fluir nestes dias em casa!