O poder da fotografia documental e sua paixão por contar histórias

Última actualización 11 de Diciembre del 2020

user

Valeria Chauvel

O poder da fotografia documental e sua paixão por contar histórias O poder da fotografia documental e sua paixão por contar histórias

A fotografia documental busca gerar um registro histórico, ou seja, documentar o presente para dar conta, eventualmente, da passagem do tempo. O objetivo é gerar consciência social.

Se você adora contar histórias e tem curiosidade sobre o mundo, a fotografia documental é para você. Este tipo de fotografia consiste em registrar a realidade de forma a captar modos de vida, condições de vida, situações, tradições ou culturas, entre outros.

A arte fotográfica possui diferentes tipos de fotografía, cuja utilização está de acordo com o interesse do(a) fotógrafo(a) e o objetivo que ele(a) busca. Neste artigo, você encontrará tudo o que precisa saber sobre fotografia documental — desde sua definição, características e tipologias, até dicas para ser um(a) fotógrafo(a) documental, além de exemplos de grandes especialistas em fotografia documental. Então, não perca!

 

Índice

  1. O que é fotografia documental?
  2. Características da fotografia documental
  3. Tipos de fotografia documental
  4. Como começar na fotografia documental?
  5. Que equipamento eu preciso para tirar uma foto documental?
  6. Dicas para fazer fotografias documentais que causem impacto
  7. Fotografia documental: exemplos de 6 especialistas

 

O que é fotografia documental?

A fotografia documental consiste em uma série de imagens que refletem uma realidade para fins sociais, culturais ou científicos. 

Se há um tipo de fotografia que retrata acontecimentos e realidades temporárias ou atemporais, que podem ou não ser notícia, é a fotografia documental. Existe um forte compromisso entre o(a) fotógrafo(a) e o estudo do tema a ser abordado.

Miguel Ángel Yáñez, historiador da fotografia sevilhano, define o documentarismo fotográfico ou fotodocumentarismo como "aquela qualidade de algo passado, objetivamente registrada e demonstrável ao espectador no suporte fotográfico, que contém o potencial de testemunhar, instruir e informar sobre esse algo".

Este tipo de fotografia tem um caráter predominantemente emocional, de denúncia ou reivindicação. Tende a se concentrar em questões de interesse universal e, portanto, serve como uma importante peça de informação para arquivos históricos e para a consciência social.

Embora os tópicos da fotografia documental sejam geralmente sociais ou culturais, eles também podem ser sobre lugares, animais e plantas.

Fotografía documental peruana

Diferenças entre a fotografia documental e o fotojornalismo

Muitos confundem esses tipos de fotografia; mas, por que isto acontece? Isto se deve a que o jornalismo costuma estar associado à objetividade, mas está carregado de subjetividade do discurso da notícia.

O principal objetivo do fotojornalismo é retratar uma notícia por meio de uma imagem capturada no momento do evento a ser narrado. É uma mensagem visual que é adicionada a um discurso.

É por isso que a fotografia jornalística não tem a qualidade objetiva do fotodocumentarismo, pois a abordagem editorial tem peso na seleção de um tema, na forma como a notícia é construída e na imagem que se escolhe para publicar.

Características da fotografia documental

Fotografía documental

  • Não se limita apenas a informar. O objetivo do fotodocumentarismo é aumentar a consciência sobre algum fato ou realidade.
  • É objetiva, apenas temperada pelas decisões técnicas e composicionais do(a) fotógrafo(a) documentarista.
  • Normalmente não precisa de explicação ou legendas. As imagens documentais são cheias de significado e falam por si mesmas.
  • Geralmente fazem parte de uma série de fotos para que se obtenha uma realidade mais precisa e panorâmica.

 

Conheça nosso curso de fotografia para viajar e capturar o mundo com Arturo Bullard

Tipos de fotografia documental

Existem duas vertentes na fotografia documental que, embora não sejam totalmente independentes, podem ser diferenciadas.

Documentação social para arquivo

Se lleva a cabo para generar un archivo fotográfico documental para su posterior estudio. Este tipo de trabajo expone la temporalidad de la vida: los cambios o desapariciones.

Reportagem documental

As fotografias de reportagem são produzidas para uso imediato e não para um possível estudo. Seu objetivo é chamar a atenção para algo atual.

Fotografía documental

Como começar na fotografia documental?

Então, como faço para começar esta aventura intrigante? Existem dois pontos-chave que você deve saber antes de começar na fotografia documental. O primeiro está relacionado à pesquisa e abertura, pois é importante conhecer e absorver a realidade que cerca você sem preconceitos — assim diz Steve Mc Curry, fotógrafo documentarista da National Geographic.

O segundo está relacionado com a objetividade e a ética, visto que, neste tipo de fotografia, a regra principal é não alterar ou intervir na realidade. Por isso, a edição em fotografia documental tem limites.

 

Conheça nossos cursos grátis

Que equipamento eu preciso para fazer fotografia documental?

Quanto à óptica, é aconselhável que você tenha estes três tipos de lentes à mão para fazer fotografia documental:

  • Uma grande angular é usada para capturar uma cena em sua totalidade.
  • Uma teleobjetiva é necessária no caso de você ter que manter distância devido a qualquer perigo.
  • Uma lente fixa funciona para tirar fotos em close-up (uma de 35 mm/50 mm é a mais recomendada).

Dicas para fazer fotos documentais que causem impacto

1. Escolha um tópico e pesquise

Descubra tudo! Quanto mais você souber sobre o assunto em que trabalhar, melhor. Aprenda mais sobre o lugar, a língua, os costumes e as tradições. Bons(Boas) fotógrafos(as) documentaristas passam muito tempo — meses ou anos — estudando, pesquisando e mergulhando em suas histórias.

Escolha a lente que melhor se adapta ao seu tema e não se esqueça que o objetivo é contar uma história que gere consciência.

2. Saia da sua sala e cause impacto com suas fotos

Torne-se um(a) fotógrafo(a) viajante! Depois de planejar sua primeira saída, capture tudo que chamar sua atenção de diferentes ângulos para obter diferentes perspectivas do momento. Seja um(a) bom(boa) observador(a) e mantenha os olhos abertos — mas, acima de tudo, não tenha pressa.

É importante que você não descuide da estética ao compor suas fotos. Além disso, lembre-se sempre de pedir permissão para tirar fotos de uma pessoa.

Às vezes, a rua é perigosa. Por isso, esteja sempre alerta e tenha muito cuidado.

3. Selecione e edite

Selecione as fotos que melhor complementam a narração de sua história e edite-as sem manipular as imagens. Se desejar, você pode baixar nossas HDR tools, ações que permitirão melhorar suas fotos em termos de luz, textura, exposição e muito mais.

Fotografia documental: exemplos de 6 especialistas

Sebastiao Salgado

"O fotógrafo em branco e preto"

Sebastião Salgado é um reconhecido e respeitado fotógrafo da fotografia sócio documental e do retrato documental. Ele viajou por mais de 100 países com o objetivo de testemunhar a vida dos despossuídos do mundo.

Nas suas fotografias — sempre em preto e branco — sobressaem as imagens de pessoas e grupos sociais que se encontram em situação de vulnerabilidade e pobreza.

Se quiser saber mais sobre Salgado, recomendamos que assista "O Sal da Terra", um documentário que inclui toda a sua fotografia e carreira. Nós compartilhamos o trailer abaixo.

Sebastiao Salgado fotografía documental

Sebastiao Salgado fotografía documental

Sebastiao Salgado fotografía documental

Fotografías de Sebastiao Salgado

 

Bruce Davidson

“O fotógrafo humanista com os pés na rua”

Bruce Davidson é um dos fotógrafos de documentários mais influentes dos Estados Unidos. Seu trabalho se caracteriza pela proximidade emocional que consegue captar das pessoas. Seu interesse pelas pessoas e a confiança que transmitia foram os fatores que fizeram com que muitas pessoas lhe abrissem as portas de suas vidas e emoções.

Seu trabalho mais conhecido é intitulado "Subway" e consiste em uma série de fotos que ele tirou no metrô de Nova York. Esta série fotográfica documental destaca o uso da cor e as cenas e vidas anônimas dos nova-iorquinos que por ali passam.

Bruce Davidson fotografía documental

Bruce Davidson fotografía documental

Bruce Davidson fotografía documental

Fotografías de Bruce Davidson

 

Dorothea Lange

"A fotógrafa da aldeia"

Dorothea Lange é uma fotógrafa documental e fotojornalista americana. Sua obra é uma história social caracterizada por roubar a alma dos espectadores que olham suas fotografias. Nelas, ela busca capturar a angústia humana e a cultura estadunidense.

Ela é conhecida principalmente por seu trabalho sobre a Grande Depressão, fotografias que mostram em toda a sua crueza as consequências devastadoras da crise. Com suas imagens, denunciou a situação em que viviam todas as famílias da época.

Ela também retratou os problemas dos migrantes, como o caso dos nipo-americanos que foram obrigados a abandonar suas casas e viver em campos de internamento.

Dorothea Lange fotografía documental

Dorothea Lange fotografía documental

Fotografías de Dorothea Lange

 

Elliott Erwitt

"O fotógrafo errante"

Elliot Erwitt é um fotógrafo publicitário e documental conhecido por suas absurdas e irônicas fotos em preto e branco. Porém, a ironia que se apresenta em sua fotografia não exclui a preocupação social e política que suas imagens também denotam.

Elliott Erwitt fotografía documental

Elliott Erwitt fotografía documental

Elliott Erwitt fotografía documental

Fotografías de Elliott Erwitt

 

Robert Capa

"Fotógrafo de guerra"

Robert Capa é um pseudônimo de Endre Ernő Friedmann, que foi provavelmente o fotógrafo de guerra mais famoso do século XX. Ele é conhecido por ter sido os olhos da Segunda Guerra Mundial. Entre os eventos mais importantes que cobriu ao longo de sua carreira estão a Guerra Civil Espanhola, a Segunda Guerra Mundial e a Guerra do Vietnã, na qual Friedmann perdeu a vida.

Robert Capa fotografía documental

Robert Capa fotografía documental

Robert Capa fotografía documental

Fotografías de Robert Capa

 

Aly Song

Durante a crise de saúde global que definiu nosso tempo, os fotógrafos também estiveram na linha de frente para dar conta da devastação deixada pelo “inimigo invisível”. As fotografias de Aly Song refletem a forma como as medidas de prevenção do contágio da Covid-19 no início do ano afetaram a China.

Fotografías de Aly Song

 

Como você pode ver, existe uma grande diversidade de temas e interesses nos fotógrafos que se dedicam à fotografia documental.

Devido ao empenho dos fotógrafos com este tipo de fotografia, o seu poder torna-se tal que molda até o imaginário coletivo e a forma como recordamos alguns momentos marcantes da História.

Se você se interessa por fotografia, convidamos você a conhecer nossos cursos de fotografia e a iniciar essa jornada artística com nossa companhia.

 

 

Recomendados para ti