Home Blog/ Brasil/
Brasil
Insônia e saúde mental? Dicas para combatê-loInsônia e saúde mental? Dicas para combatê-lo

Insônia e saúde mental? Dicas para combatê-lo

Francesco Bertorini - 02 May 20

Articulo

7 min.

Adaptar-nos a uma mudança repentina no nosso estilo de vida não é uma tarefa fácil. Para algumas pessoas é mais difícil do que para outras, os sentimentos e as emoções se manifestam de maneiras diferentes e temos reações que talvez não esperássemos.

Estar em isolamento é uma situação difícil de lidar e pode ter consequências, como ataques de ansiedade ou distúrbios do sono; portanto, precisamos encontrar maneiras de nos distrair sem colocar em risco nossa saúde.

Baixe gratuitamente o nosso Guia de Exercícios para se concentrar melhor

Que posso fazer?

Existem muitos métodos para ocupar nossas mentes, desde nos focarmos no trabalho ou estudos, até a ler um livro ou a arrumar a casa. Mas também existem recomendações dos profissionais de saúde que podemos levar em consideração para ter um melhor estado de espírito e não cair em um momento de crise ou choque emocional.

Aproveite a leitura do seu dia!

Dê uma pausa nas mídias sociais. A maior parte das informações vem delas; se você parar, poderá fazer com que a sua mente se ocupe com outras coisas.

Uma maneira de substituir isso pode ser com um livro. Talvez você tenha um que não ainda não leu. Aproveite esse tempo.

Ler traz muitas vantagens, ajuda a ampliar seu conhecimento sobre um determinado assunto, também amplia seu vocabulário, desenvolve a criatividade, reduz os níveis de estresse e ajuda a melhorar o nível de concentração. Existem muitas opções na leitura e, certamente, haverá uma que chama sua atenção!

Aqui estão algumas recomendações de como você pode começar.

Exercite-se!

Mesmo que você não possa sair de casa, há muitos exercícios simples que podem ser feitos. Isto ajudará você a relaxar e manter uma boa saúde. A tecnologia é uma ferramenta útil; existem muitos vídeos para que fazer com que esta atividade seja mais fácil do que você pensa.

Você pode escolher dança, ioga, alongamento, qualquer coisa que atenda às suas necessidades — o importante é não desistir. Uma opção que você pode verificar é o Yoga on-line? Quero começar a praticar em casa..

Mantenha contato com seus entes queridos

Não importa se é por chamada, mensagens, vídeo, o importante é que não falte a comunicação. Assim você poderá ficar tranquilo(a), sabendo que eles e você estão bem. Também fortalecerá os laços afetivos que vocês já possuem.

O que acontece se eu não conseguir dormir?

Agora vamos falar sobre um dos espaços que foram mais afetados durante o isolamento: o seu sono.

Isso acontece devido ao desajuste em sua rotina e à preocupação, constante em um espaço futuro. O sono é um elemento fundamental para a manutenção da saúde. Sua alteração causa exaustão, falta de atenção, entre outras coisas.

Eu compartilho estas recomendações para combater a insônia:

- Mantenha os horários usuais: isso fará com que o corpo não sinta um desajuste e possa adormecer da maneira mais normal possível.

- Beba uma bebida leve ou quente que não contenha cafeína antes de ir para a cama, pois isso relaxará seu corpo e você poderá dormir melhor.

- Se você tirar um cochilo durante o dia, procure fazer com que ele seja curto para não atrapalhar sua noite de sono.

- Não faça exercícios intensos antes de ir para a cama, pois isso só ativará sua mente e você poderá não dormir no horário desejado.

Cresça com quem você mais gosta, junte-se ao Crehana Familiar!

Se essas dicas não derem o resultado que você procura, poderá optar por exercícios de respiração profunda por alguns minutos. Isto dará ao seu corpo uma sensação de calma, oxigenará melhor o organismo, ajudará a reduzir o estresse e a ansiedade e você poderá adormecer mais rápido e de maneira mais profunda.

Para estes exercícios, você pode adicionar músicas calmas, com baixo nível de volume. Esta combinação fará seu corpo relaxar completamente e será mais fácil dormir de uma maneira reparadora.

Estamos vivendo um momento complicado que, de uma maneira ou de outra, nos afeta psicologicamente. No entanto, com um esforço adicional, podemos tornar esses estragos menores e mais fáceis de gerenciar. Coloque essas dicas em prática!