Cozinhar ajuda a relaxar e tranquilizar a mente?

Brasil 02 de Abril del 2020

user

Francesco Bertorini

Cozinhar ajuda a relaxar e tranquilizar a mente? Cozinhar ajuda a relaxar e tranquilizar a mente?

Esta é uma pergunta muito comum durante estes dias de quarentena. E a cozinha, assim como a música e outras atividades, pode ser uma boa aliada para enfrentar este período de estresse. Mas como esta atividade pode agir sobre a nossa mente?

Existem diversas atividades na cozinha que podem nos ajudar a superar uma situação difícil com maior tranquilidade. Cozinhar pode ser muito agradável e relaxante,só de ter a mente focada e aberta pra perceber outros sabores faz com que este hobby seja uma oportunidade para desenvolver a criatividade.

Inclusive se não  quiser seguir uma receita ao pé da letra, a experiência já desafia a sua imaginação.

Sinceramente, no sé si exista una receta secreta para que todas las comidas salgan ricas, pero sí sé que existe una para que lo que hagas te haga feliz. Que lo hagas con amor. Cocinar — o hacer cualquier actividad—, con amor hace que lleves tu intención hasta el final del proceso. Es mucho más significativo y te da paciencia, algo que necesitamos en estos tiempos.

Quizás esa sea la razón por la que la cocina del hogar siempre es más rica, ¿no? Bueno, vayamos a cocinar con magia y hablemos de algunos de esos beneficios que están un poco ocultos.

1. Esvazie a mente e canalize toda a energia que esteja emana do seu corpo

Cada vez que quero dar folga aos meus pensamentos e uma pausa não é o suficiente, foco tudo na receita que decidi cozinhar. Isso me ajuda a me livrar de tudo que não preciso neste momento. 

2. Ajuda a aumentar a autoestima e a segurança em si mesmo

Este ponto foi super importante pra mim, nunca pensei que poderia construir minha segurança cozinhando. Tenho muito medo de rejeição, mas me atrever a tentar fez com que pouco a pouco esse temor virasse segurança

3. Melhora nossa capacidade de concentração por estarmos ligados nos ingredientes e, ao mesmo tempo, no cozimento

Como no primeiro item, focar minha energia no preparo de um prato me faz manter a atenção. E essa dispersão que é característica da minha pessoa, vai desaparecendo..

4. Desenvolve a criatividade e a imaginação. Voltamos ao início

Muitas vezes aconteceu de errar os ingredientes.Por exemplo, troquei o coentro pela salsa (são muito parecidos, mas o sabor é diferente), mudamos a receita porque... o que poderia dar errado?

Embora eu não saiba que exista um prato parecido, sei que ficou muito gostoso. É sobre experimentar e de se abrir aos sabores.

Sei que muitos têm medo da cozinha, mas a verdade é que ela pode se transformar em um espaço para construir a consciência, acalmar a mente e curar o corpo. Lembre-se que se quiser

começar este hobby você deve se entregar, e usar a sua energia para transformá-lo em algo bom para o seu corpo. Você pode começar adotando novos hábitos de alimentação saudável.

Sem dúvida a cozinha pode ser uma grande aliada quando se trata de esvaziar a mente. E se deseja complementar tudo que acabo de te contar sobre alimentação saudável, te convido a conhecer nosso curso : Wellness: bem-estar e saúde..  

 

Recomendados para ti