Home Blog/ Brasil/
Brasil
Você sabe tudo o que pode fazer com o Photoshop?Você sabe tudo o que pode fazer com o Photoshop?

Você sabe tudo o que pode fazer com o Photoshop?

Jessica Rodríguez - 27 Ago 20

Articulo

7 min.

É uma ferramenta fundamental para fotógrafos, designers e editores de vídeo. No entanto, é também um dos programas de design gráfico que todos devem conhecer, independentemente das suas profissões. Por isso, aqui vamos contar o que pode ser feito com o Photoshop.

Este programa pode ser usado para coisas tão básicas como mudar o fundo de uma fotografia (sim, você pode colocar seu rosto em cima de uma imagem em branco para um cartão), ou você pode até adicionar texto a uma fotografia para fazer uma carta. As possibilidades são infinitas!

O melhor é que você não precisa estudar design gráfico para dominar esta ferramenta. Na verdade, como parte do plano Creative Cloud. ele está disponível para uma assinatura mensal que o torna mais acessível do que nunca, mesmo para amadores.

No entanto, sabemos que o Photoshop pode ser intimidante quando você começa a usá-lo. A interface inicial está cheia de botões, barras e várias opções, tornando difícil saber por onde começar. Neste guia, mostraremos algumas coisas que você pode fazer se estiver começando com este software. Você está pronto(a) para saber tudo o que pode ser feito com o Photoshop?

Divirta-se criando e aprenda como criar colagens criativas com o Adobe Photoshop!

 

Índice:

  1. Editor de fotos

  2. Pintura digital

  3. É um dos programas de design gráfico mais populares

  4. Diseño web

  5. Editar vídeo

  6. Molduras de fotos no Photoshop

  7. Desenhar com uma mesa digitalizadora no Photoshop

 

Se você já conhece todos os fundamentos do Photoshop, recomendamos que vá ao ponto 2 para descobrir tudo o que pode fazer com esta ferramenta.

 

O Photoshop pode ser baixado gratuitamente?

Você ainda não tem este editor e quer saber se é possível baixar o Photoshop gratuitamente? Infelizmente, devemos informar que este programa Adobe não é gratuito (mas acredite em nós, vale a pena comprá-lo). De acordo com o site oficial, existem três pacotes de aquisição do software (um plano anual com pagamento mensal, um plano anual com pagamento antecipado e um plano mensal se quiser experimentar apenas durante um mês).

Em todos os casos (Photoshop para Windows ou Photoshop para MAC), a compra permitirá que você acesse as novas funções e atualizações (para que você possa aproveitar ao máximo esta ferramenta), usar em aplicativos de desktop ou iPad, 100 GB de armazenamento na nuvem (uma grande vantagem, considerando que você usará vários documentos com o programa) e o Adobe Fresco, o Adobe Portfolio, o Adobe Fonts e o Adobe Spark.

Queremos lembrá-lo(a) de que o único lugar onde você pode baixar o Photoshop com segurança é no site oficial da Adobe. Se você encontrou avisos para baixar o Photoshop Portable, software vendido como o original, é mais provável que se depare com uma versão pirateada que pode danificar o seu computador. Você se animou? Entre aquipara comprar o programa ou acessar um teste gratuito de 7 dias.

Adobe Photoshop e Adobe Illustrator

Adobe Photoshop Illustrator

Imagem: Andre A. Xavier (Unsplash)

Você provavelmente já ouviu falar muito sobre o irmão do Photoshop e se pergunta quais são as grandes diferenças entre os dois programas. Embora neste artículo

 possamos explicar de uma forma muito simples e detalhada, queremos enfatizar o que é o Photoshop. É um programa especializado em fotografia e, por isso, aqui encontrará todas as ferramentas de que necessita para trabalhar pixel a pixel.

Por outro lado, Adobe Illustrator cs6 (ou outras versões) é um programa que se concentra na criação de gráficos vetoriais. Por exemplo, se você deseja criar um logotipo, projetar uma fonte do zero ou até mesmo criar um pôster de propaganda, este é o software que você deve baixar.

De acordo com o portal da instituição Jesuïtes Educació, você deve levar em consideração estes dois motivos para não usar o Photoshop:

  1. Se você deseja criar um logotipo. “Um bom logotipo deve ser redimensionável e este programa não foi criado para trabalhar com ilustrações vetoriais”, explicam.

  2. "Se você precisa criar um design com muito texto." Nesse caso, recomendamos Adobe Illustrator ou o Adobe InDesign.

 

Descubra 20 fontes para logotipos que estão na moda!

Agora que você conhece o básico sobre este famoso editor de fotos, aqui contamos o que você pode conseguir com o Photoshop.


1. Editor de fotos

edita fotos con PS

O próprio nome deste software sugere que seja usado para edição de fotos. Mesmo depois de um quarto de século e de outros programas competidores, o número um ainda é o Photoshop. Já que você pode modificar qualquer imagem e pixel de qualquer maneira que você possa imaginar.

O que centenas de revistas fariam sem o Photoshop? Esta ferramenta é uma das mais valorizadas por centenas de editoras, que utilizam seus serviços para retocar retratos e imagens de capa. Existe até um movimento que visa proibir o Photoshop por promover padrões de beleza irreais.

Mas não é culpa do Photoshop! Embora esta ferramenta seja capaz de criar grandes mudanças digitais tanto no rosto quanto no corpo das pessoas que aparecem em uma fotografia, sua finalidade vai além de aumentar ou diminuir medidas. Com este software você pode…

• Intensificar as cores, adicionar contraste ou cortar uma imagem.

• Fazer um retoque para que qualquer fotografia pareça como a de uma revista.

• Tem uma foto antiga que deseja fazer parecer nova? Com este programa isso é possível.

 

Embora o Photoshop não seja um editor de fotos gratuito, é um editor de fotos profissional que o ajudará a realizar trabalhos incríveis. Você pode editar imagens basicamente de qualquer maneira possível com este software. Embora seja possível realizar outras tarefas, este programa é principalmente um editor de imagens.

Você quer dar um passo adiante? Descubra o curso avançado de retoque digital para publicidade.

 

2. Pintura digital

pintura digital PS

Outra coisa que você pode fazer com o Photoshop é criar pinturas digitais. Você sabia que muitas pinturas, desenhos, capas de livros e arte não são feitas com pincéis, tintas ou telas? Pode nem sempre ser evidente, mas sua realização é digital.

A pintura digital usa a tecnologia para emular a velha escola que não é digital (e se destaca pelo pincel na mão e pela boina na cabeça). No entanto, faz isso tão bem que é impossível pensar que os desenhos digitais têm algo a invejar a arte tradicional. Ou seja, cada método tem seu charme e suas particularidades.

Você sabia que com um tablet Wacom você pode pintar ou desenhar sem usar um mouse ou touchpad? Isso significa que o melhor de dois mundos pode ser reunido: uma ferramenta com a qual você pode desenhar traços à mão livre, mas que é reconhecida pelo formato digital.

Se você tem receio de que as combinações de suas cores favoritas não possam ser reproduzidas, como na pintura a óleo ou acrílico, não se preocupe: com o Photoshop é possível encontrar exatamente as cores que você procura. Você quer um efeito de tinta spray? Aqui está tudo o que você procura para fazer um desenho digital de acordo com o seu estilo.

Se você deseja saber mais detalhadamente como usar o Photoshop para fazer uma pintura digital, recomendamos este curso.

Pincéis de Photoshop

Você pode não acreditar, mas poderíamos dizer que a grande diferença entre pinceles para Photoshop  e pincéis usados para pintar em uma tela é que um pincel digital não precisa ser lavado. Você poderia até dizer que os pincéis do Photoshop permitem obter uma gama maior de acabamentos porque têm mais opções. Aqui estão três coisas que você deve saber sobre essas ferramentas de desenho:

  1. O Photoshop possui centenas de pincéis que você pode usar, incluindo pincéis de aquarela, respingos, impressionistas e de mangá. Além disso, você pode baixar pincéis adicionais. Existem opções gratuitas e pagas!

  2. O programa permite que você crie seus próprios pincéis. Tudo o que você precisa fazer é projetar a forma do pincel a partir do zero ou apoiar-se em um objeto ou forma.

 

3. É um dos programas de design gráfico mais populares

Vectorizar en Photoshop

Imagem: Deusto Formación

Embora existam programas especializados para fazer design gráfico, como o Adobe InDesign e o Adobe Illustrator, muitas das ferramentas de ambos os softwares também estão incorporadas ao Photoshop.

É verdade que se você planeja fazer design gráfico continuamente, o melhor seria usar alguma outra opção, mas com o Photoshop você pode fazer rapidamente fazer um cartão de Natal ou um logotipo rápido para um pedido especial. Nunca subestime seu poder.

Se você gostaria de aprender como fazer um logo no Photoshop, confira este curso para criar logotipos do zero.

Como vetorizar no Photoshop?

De acordo com o site de imagens para download da Shutterstock, vetorizar no Photoshop é muito fácil e pode ser resumido nestas três etapas.

  1. Abra o menu "Window" e escolha a opção "Paths". Em seguida, escolha a ferramenta "Pen" para criar linhas retas e curvas na imagem. Se desejar, você pode escolher a opção "Freeform” para um traçado mais simples e descontraído.

  2. Desenhe os traços vetoriais sobre a imagem até que tenha desenhado completamente. Em seguida, pressione "Enter" para indicar o final do gráfico.

  3. Depois que seus traços vetoriais estiverem inseridos, você pode exportá-los para o Illustrator, se quiser complementar seu trabalho com outras ferramentas. Basta clicar em “File”, depois em “Export” e, por último, em “Paths to Illustrator”.

 

Se você quiser saber mais sobre vetores, entre aquí e se quiser ver um tutorial para fazer traços vetoriais no Photoshop, este vídeo pode ser de grande ajuda para você:

 

4. Design web

diseño web

Outra coisa que você pode fazer com o Photoshop é pular direto para o mundo do web design, já que aqui você pode criar um mock up, ou maquete. Esta etapa é geralmente ignorada por amadores, para ir direto ao código em vez de perder tempo planejando realmente a aparência do site. Não é suficiente ter um esboço em sua mente.

A razão é que ter apenas uma ideia traz todos os tipos de problemas. Os designs precisam de muitos ajustes, além de muitas idas e vindas para que as coisas sejam totalmente ajustadas. Por exemplo, pode levar muito tempo para fazer algo com código, o que você poderia ter evitado desde o início com o Photoshop.

Começar com o Photoshop garante que você possa redimensionar objetos, movê-los pela página e experimentar novas ideias. Uma vez que você começa a trabalhar com HTML, uma pequena mudança pode arruinar todo o trabalho que estava por trás dele. Quem quiser desenhar na web deve começar pelo Photoshop.

Então, agora você sabe: se deseja criar uma página web, este editor da Adobe é uma excelente ferramenta para criar um site estético e responsivo.

Como fazer uma página web? Descubra o passo a passo neste curso do Crehana.

 

5. Editar video

 

edita video

Se você está se perguntando “realmente é possível editar vídeos no Photoshop?”, aqui nós confirmamos: sim. Provavelmente, se você deseja fazer um filme do tipo Hollywood, esta não é sua melhor opção. Mas é definitivamente possível e até conveniente editar clipes curtos.

A melhor coisa sobre a edição de vídeo no Photoshop é que você identificará rapidamente as camadas de ajuste, assim como quando você edita editar fotos. Se quiser converter um vídeo normal que você gravou com seu iPhone em um vídeo de alto-contraste em preto e branco, pode fazer isso com apenas três camadas.

Outra vantagem de usar o Photoshop para editar vídeos é que, mesmo que não domine outras ferramentas, como o Premiere Pro ou o After Effects, você pode usar sua experiência editando fotos com este software. Outra vantagem é que você pode criar GIFs. Cuidado: se o que você procura é um editor de vídeo on-line ou programas para editar vídeos gratuitos, entre neste artigo com várias recomendações.

Como editar um vídeo no Photoshop?

Se você quer aprender a editar um projeto audiovisual no Photoshop, a primeira coisa que deve saber é que é necessário transformar as camadas do seu trabalho em um vídeo. Como fazê-lo? Você deve converter camadas de vídeo em objetos inteligentes antes de transformá-los. De acordo com a página oficial da Adobe, este é o procedimento:

Nos painéis "Linha do tempo" ou "Camadas", selecione a camada de vídeo e siga uma destas ações.

  •  Clique em Editar> Transformação livre para usar as alças na janela do documento para transformar o vídeo.

  • Clique em Editar> Transformar e escolha uma transformação específica no submenu.

  • Se a camada de vídeo não for um objeto inteligente, o Photoshop solicitará que você o converta.

 

Outra opção é criar camadas de vídeo do zero para que você possa trabalhar nelas no Photoshop. Como fazê-lo? Você pode criar novas camadas de vídeo adicionando um arquivo de vídeo como uma nova camada ou criando uma camada vazia (o procedimento seria selecionar "Camada", depois "Camadas de vídeo" e, finalmente, "Nova camada de vídeo vazia").

Torne-se um(a) editor(a) de vídeos profissional com este curso de Adobe Premiere.

 

6. Molduras de fotos no Photoshop

Uma das vantagens adicionais do Photoshop é que você pode trabalhar suas fotos caseiras no programa para dar-lhes um estilo totalmente diferente. Por exemplo, você sabia que pode criar molduras de fotos? Aproveite seu tempo livre para editar suas fotos favoritas de família no software e, por que não, imprimi-las para decorar seus espaços.

Aqui, recomendamos três opções de moldura diferentes para encorajá-lo(a) a criar a que melhor se adapta a você.

Moldura branca

Imagem: YouTube howtechesp

Se você costuma visitar exposições fotográficas, deve ter notado que várias fotos estão penduradas nas paredes com uma borda branca. Essa estética minimalista busca dar uniformidade às séries de fotos.

Recomendamos este design se você estiver procurando uma moldura simples e sutil (atenção: este tipo de moldura fica bem com imagens em preto e branco). Confira este tutorial em vídeo para aprender como fazer isso em casa.

 

Moldura preta

Você prefere dar uma chance a uma moldura mais marcante e elegante? Então este estilo é para você. A ideia é adicionar uma borda preta à sua foto. Dica: adicionar uma assinatura branca ao fundo da moldura pode trazer muito equilíbrio ao design. Veja este exemplo para você se inspirar!

Imagem: dzoom.org

Moldura transparente

Esta opção é muito criativa e original. Ao contrário dos dois quadros anteriores, este quadro é criado dentro da foto, pois envolve a aplicação de uma borda semitransparente à imagem de fora para dentro. Confira este tutorial e faça em casa!

 

Você é apaixonado(a) por fotografia? Confira estes cursos para aprimorar suas habilidades.

 

7. Desenhar com uma mesa digitalizadora no Photoshop

Dibujar con tableta gráfica en Photoshop

Embora não seja a escolha favorita de todos os designers gráficos, um tablet gráfico é uma vantagem para muitos artistas que fazem desenhos digitais. Para muitas pessoas, isto permite fazer linhas e curvas com mais facilidade e até mesmo retocar detalhes com mais precisão.

Existem até dispositivos especializados em programas de fotografia. Aqui dizemos quais você deve procurar para retocar suas fotos.

Wacom Intuos S

Segundo o portal Tu Tableta Gráfica, esta é "a melhor mesa digitalizadora gráfica para retocar fotos, porque é a mais compatível com todos os programas de edição existentes, principalmente com o Photoshop".

Um aspecto a ter em mente é que ele funciona com Bluetooth. Portanto, você não precisará conectá-lo a um cabo direto ao computador. Isso tornará o processo de retoque e desenho ainda mais fácil!

7 dicas para obter o máximo do seu tablet Wacom!

Huion Inspiroy H640p

Para os profissionais que querem levar o retoque digital a outro nível, este é o tablet que não pode faltar. E é que seus 8.192 níveis de pressão proporcionam uma alta sensibilidade que garante precisão e exatidão nas linhas, principalmente quando se utiliza o tablet para edição fotográfica.

Crie projetos exclusivos graças aos nossos cursos de Adobe Photoshop.

O que você acha dessas propostas para obter o máximo do Photoshop? Não se esqueça que atualizar e expandir seus conhecimentos lhe dará mais chances de conseguir o trabalho dos sonhos.

Além disso, não se esqueça que o Photoshop é mais que um programa para recortar imagens e/ou retocar imperfeições fotográficas, pois é uma excelente ferramenta da Adobe para designers gráficos(as), criativos(as) e qualquer pessoa em geral que se anime a criar peças digitais. Não espere mais para fazer o download!.