Home Blog/ Brasil/
Brasil
O poder da fotografia documentalO poder da fotografia documental

O poder da fotografia documental

Francesco Bertorini - 10 Jul 20

Articulo

7 min.

A fotografia documental procura gerar um registro histórico (isto é, documentar o presente para explicar, eventualmente, a passagem do tempo) para informar com propósitos sociais.

A arte fotográfica tem diversas vertentes, de acordo com o interesse do(a) fotógrafo(a) e o objetivo que ele(a) busca. Estes géneros fotográficos  constituem formas diferentes de trabalho artístico para representar ou alterar a realidade de maneiras muito diferentes. Hoje, vamos dedicar este artigo à fotografia documental e revisaremos suas características e tipos.

Obtenha uma Assinatura Premium e continue aprendendo em casa

 

Índice

  1. O que é fotografia documental?
  2. Características da fotografia documental
  3. Tipos de fotografia documental? Formatos documentais
  4. Fotografia documental, exemplos e inspirações

 

 

O que é fotografia documental?

fotografía documental

Ao contrário do fotojornalismo — um gênero jornalístico encarregado de comunicar, através de fotografias, certos eventos ou realidades que são notícia — a fotografia documental retrata eventos temporários ou atemporais e realidades que podem ou não ser notícia, pois busca gerar um impacto que vai além da onipresença da imprensa.

Este tipo de fotografia é predominantemente emocional, de denúncia ou reivindicação, e geralmente se concentra em questões de interesse universal — e é por isso que funciona como uma peça informativa importante nos arquivos de consciência histórica e social.

Que seu feed não seja afetado! Ideias para fotos dentro de casa

Características da fotografia documental

• O fotógrafo não apenas procura informar. Seu principal objetivo é chamar a atenção das pessoas para aumentar a conscientização sobre algum fato ou realidade específicos.

• Procura ser objetiva.

• Normalmente não precisa de uma explicação ou legenda; suas imagens são cheias de significado e autoexplicativas.

• Geralmente, essas fotografias fazem parte de uma série ou grupo para mostrar uma realidade mais confiável do que uma única imagem mostraria.

• Pode ou não ser estética.

fotografía documental

Tipos de fotografia documental? Formatos documentais

Existem duas vertentes na fotografia documental, que não são completamente independentes pois estão intimamente ligados, embora às vezes possam se diferenciar.

Documentação social para arquivo

É realizada para gerar um arquivo fotográfico para estudo posterior.

Reportagem documental

As fotografias deste tipo de reportagem são produzidas para uso imediato, particularmente para capturar a atenção do espectador em um evento específico. 

Conheça esses(as) fotógrafos(as) famosos(as) que marcaram 5 indústrias.

Fotografia documental, exemplos e inspirações

Robert Capa 

Pseudônimo usado pelo casal de fotógrafos Endre Ernő Friedmann e Gerda Taro. Foram alguns dos fotógrafos mais emblemáticos do século XX. Entre os eventos mais importantes que cobriram ao longo de suas carreiras estão a Guerra Civil Espanhola, a Segunda Guerra Mundial e a Guerra do Vietnã, na qual Friedmann perdeu a vida.

fotografía documental

robert capa fotografía documental

Aly Song

Durante a crise mundial da saúde que definiu nossa época, os fotógrafos também estiveram na linha de frente para explicar os danos que "o inimigo invisível" deixou. As fotografias de Aly Song refletem como as medidas para prevenir a infecção por COVID-19 afetaram o início do ano na China.

aly song fotografía documental

fotografía documental por aly song

fotografía documental por aly song

Como você pode ver, há uma grande diversidade de temas e de interesses em fotógrafos dedicados à fotografia documental, mas sua força é tal que moldou o imaginário coletivo e a maneira pela qual recordamos alguns momentos marcantes da História. Se você está interessado(a) em fotografia, convidamos você a conhecer nossos cursos sobre este tema e iniciar esta jornada artística conosco.